´

Resenha - Cem toques cravados - Edson Gomes

Sinopse =

Edson Rossatto investe nos nanocontos e reúne sua produção no livro Cem Toques Cravados

Uma regra entre aqueles que vivem de escrever reza que “menos é mais”. É simples: toda vez que uma palavra pode substituir várias, faça-o. Não é que o texto fica apenas mais sucinto; fica, também, mais correto e – por que não dizer? – mais culto. Evidencia, acima de tudo, que o autor domina seu instrumento de trabalho.

O escritor, roteirista e editor Edson Rossatto tem se esmerado em fazer dos textos curtos uma prática. Já publicou um livro exclusivamente de microcontos – textos com máximo de 600 caracteres – chamado Curta-Metragem, e incentivou outros escritores a se experimentarem nesta arte ao editar as coletânea Expresso 600 e Histórias Liliputianas, todos por sua editora, a Andross.

Há poucos meses, Rossatto deu um passo além e impôs a si mesmo o desafio de escrever nanocontos com 100 caracteres. Não se trata de textos com até 100 caracteres e sim com exatos 100 caracteres. Parece um detalhe, mas o fato é que tal precisão acrescenta um ingrediente de dificuldade ao desafio.

Quem tem prática com a escrita verá que, com algum esforço, é possível escrever um ou dois destes nanocontos. Rossatto, porém, como que tomado por uma febre, passou a produzi-los em escala quase industrial. O autor inicialmente escoou sua produção num blog (http://www.cemtoquescravados.com/) e num perfil do Twitter (@cem_toques). Como consequência natural, nasceu o projeto do livro Cem Toques Cravados. O nome é uma homenagem ao livro 16 Linhas Cravadas, do escritor e ator Mário Lago.

A ideia dos nanocontos nasceu de uma frustração de Rossatto, a de não saber desenhar. Roteirista de livros em quadrinhos, o escritor vinha observando, não sem uma certa angústia, como seus colegas desenhistas transmitem mensagens instantâneas no curto espaço de uma tira de jornal.

Os nanocontos, portanto, nada mais são do que “tiras literárias”. Em Cem Toques Cravados, Rossatto reuniu exatos 100 nanocontos, a maior parte deles inédita. O leitor vai perceber que os nanocontos flertam com outro gênero, a crônica. Eles são a materialização literária das numerosas cenas que se apresentam diante dos olhos diariamente. Se a crônica é um retrato do cotidiano, o nanoconto é sua foto 3 x 4.


Resenha =

Adorei este livro, os nanocontos é demais, a cada pagina eu ria mais e mais, tem de tudo dentro deste livro, a sim todas as frase tem exato 100 caracteres, que te deixa com vontade de quero mais. De inicio temos  a apresentação do autor que é muito boa, ri muito com esta parte.
Vou citar um nanocontos para vcs verem do que estou falando, este chamou bastante minha atenção, me imaginei no lugar dele asuhauhauh 

Pelo vidro, os olhares se cruzaram.
" Achei meu verdadeiro amor".
O metro partiu. Ela foi, ele ficou.

Na caixa, uma foto, uma rosa seca,
 uma aliança e um bilhete escrito
 "Amo você". No coração, saudade.

Vários nanoconto me levaram ao passado, achei surpreendente, gostei muito, a de agora em diante vou passar sempre no site do Cem toques, é uma experiência única que eu particularmente amei.
 
Lançamento do livro
 
DATA: 04/11/2010, das 18h30min às 21h30min LOCAL: Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509 - São Paulo - SP - (próximo à estação Brigadeiro do Metrô) - Informações Tel. (11) 2167-9900


Você pode comprar o livro no site da Livraria Cultura. link http://t.co/DXyHCii
Entre no site e me diga o que acha, eu vicie asuhaushuas http://www.cemtoquescravados.com/p/o-blog_23.html

5 comentários :

  1. Já vi uma resenha desse livro, ele é super interessante!
    Genial a idéia de escrever tudo cravado!! rs
    E tem tiras super engraçadas!!

    Adorei!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito o livro Cem Toques Cravados do escritor Edson Rossatto muito mesmo na minha estante.

    ResponderExcluir
  3. "100 caracteres"

    Menos que o twitter Oo

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ótimo!!! Eu sigo o Edson no twitter e também o perfil dos Cem Toques Cravados - é muito interessante =)

    ResponderExcluir
  5. Adooreei muiito!
    Muiito legal, quero muito agora lerr
    me deixou com muita vontade hehe!

    ResponderExcluir

- Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.
- Pode deixar o link do seu blog, mais não faça propaganda dele no comentário, isso será marcado como spam.


Obrigado por visitar e comentar.