Sinopse - Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.





Olá pessoal do Acordei com Vontade de ler, essa é a minha primeira resenha, então espero que gostem!

Antes de começar a comentar a minha opinião do livro, é importante dizer que o livro se trata de uma história de uma garota de 16 anos. Eu particularmente amo esse tipo de história porque me faz voltar no tempo, onde tudo era bem mais simples, mas eu realmente acreditava que não era rs. Foi pensando nisso, nas inseguranças e nas neuroses que eu tinha nessa idade, que eu li “Conselho de amiga”. 

O enredo do livro pode até ser considerado simples. Ruby completa 16 anos, e no seu aniversário, o pai que abandonou a ela e a mãe aparece. Para lidar com os sentimentos que ressurgem após esse acontecimento, Ruby conta com três amigas: Beth, que pode ser considerada a mãe e conselheira do grupo; Maria, a garota que está sempre correndo atrás de garotos (toda garota tem uma amiga assim rs) e Katherine, a esportista, que entrou recentemente no grupo e eu a considero impulsiva, ela não tem freios na língua e nem em suas atitudes, mas durante o livro você até consegue entender porque ela dessa forma.

Após o susto de rever o pai, Ruby narra o livro com trechos de acontecimentos atuais e da época em que ocorreu o abandono (ela tinha apenas 10 anos quando isso aconteceu, e foi algo extremamente traumático). Logo no início quando Ruby vai conversar com as amigas sobre o passado, Katherine faz uma pergunta a ela (sempre direto ao ponto essa garota!), que eu acredito que assombra a personagem durante o livro todo:

- “Mas e você Ruby?”.
- “Ele não amava mais a sua mãe, já entendi, mas por que seu pai abandonou você?”.

Bom, eu nem preciso dizer que no decorrer do livro, Ruby vai ter que lidar com todos os sentimentos sufocados. O que eu achei bem interessante em alguns personagens é o fato de que emocionalmente eles são problemáticos. Não apenas os adolescentes, porque isso seria considerado normal, mas os adultos também. O livro conta como a Ruby vai evoluindo nessa área tão problemática que são as emoções dos adolescentes e ao mesmo tempo ela vai percebendo que as pessoas que ela ama não são tão confiáveis assim.

O final do livro é como se fosse o encerramento de uma etapa na vida dela. Não vou afirmar que foi um final espetacular, mas foi um final lógico por assim dizer. Eu acho que não é em todos os livros que deve acontecer tragédias imensas para lidar com as questões emocionais, e esse livro é uma prova disso.

Espero realmente que tenham gostado da resenha, eu sei que eu gostei de ler e escrever sobre “Conselho de Amiga” E assim que tiver chegado nos 15 comentários, vamos soltar promoção do kit ^^

Resenha feita pela Carolina Durães


Quer comprar esse livro? Entre nesse link, assim você ajuda o blog a crescer mais.

15 Comentários

  1. Oi Carol,
    Parabéns pela sua primeira resenha aqui!
    Sobre o livro, eu também curto muito esse tipo de história adolescente, que mostra o amadurecimento e a evolução dos personagens!
    Vou anotar a dica!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, tudo bem?
    Fiquei super feliz que você tenha gostado!!
    Pois é, eu também adoro histórias adolescentes... sempre ocorre tanto drama, tantas emoções, que as vezes eu fico me perguntando: por que não ocorreu tudo isso na minha adolescência? rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah droga, eu quero demais ler esse livro! Adoro os livros da NC e esse eu já gostei porque já li um livro da autora. É bem adolescente a escrita dela e é legal ler uns livros assim, mais calmos, leves. Eu gostei demais desse livro mesmo *-*

    ResponderExcluir
  4. Eu não estou muito na fase de romances adolescentes. Estou mais numa fase mais adulta. Mas fica a dica,né...

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristiane, tudo bem? Você leu não sou esse tipo de garota? Pois é, a linguagem da autora é ótima. Mas olha só: a Ká colocou no final do post que vai realizar um sorteio. Participe!! Quem sabe você não leva o livro para casa?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Mey, tudo bem? Eu também sou de fases para ler livros, ou melhor, de humor. Vai depender do meu humor no dia em que eu escolho o livro, é ele quem determina se vou ler comédia, terror, sobrenatural, policial, romance etc. O que eu adoro na leitura de livros desse estilo, é que dificilmente você termina a leitura de mau humor. o tema é leve, então eu fico apenas relembrando meus tempos de adolescente rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol! :)
    Seja bem vinda! \o/

    Adorei tua resenha! Mas eu não tô no clima pra livros assim, sabe?! :(

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. Oi! Parabéns pela resenha! Me interessei bastante por ele. Só a capa que ficou meio estranha. A capa e Eu não sou este tipo de garota é tão linda. Mas o conteúdo deve ser ótimo. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Êeeeeeeeeer! Nova colunista!!!! Ótima resenha, apesar de não ser o tipo de livro que curto...
    Que venham outras e outras resenhas!

    ResponderExcluir
  10. Carolina Durãesdomingo, julho 01, 2012

    Oi Mireliinha, tudo bem?
    Muito obrigada, fico muito feliz em saber que estão gostando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Carolina Durãesdomingo, julho 01, 2012

    Bom dia Stephanie, tudo bem?
    Muito obrigada, eu adorei fazer a resenha.. Se você ficou interessada no livro, fique de olho no blog, a Ká vai realizar uma promoção dele!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Carolina Durãesdomingo, julho 01, 2012

    Oi Emanuella, muito obrigada pelas boas-vindas!!! Também estou torcendo para escrever mais e mais resenhas rs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Finalmente uma resenha positiva! Já li algumas resenhas desse livro e todas foram "esperava mais" etc, etc. Ficou feliz que dessa vez tenha sido diferente, eu li 'não sou esse tipo de garota' da mesma autora e gostei muito. Também concordo com você, não foi nenhum final trágico ou inesperado, foi até comum, mais mesmo assim eu apreciei o livro. E acredito que o mesmo acontecerá com este livro.

    ResponderExcluir
  14. EU QUERO MUUUUUUUUUUUUUUUUUITO LER ESSE LIVRO! Só tenho visto resenhas posistivas sobre ele. Parece muito legal, e é o estilo que eu gosto, uma literatura mais leve, sobre problemas na adolescência e tudo mais. Está na minha wishlist ^^
    beijinhos
    semacordes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua resenha!É um livro de texto simples mas,legal.:D
    Gostaria de lê-lo!!!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.