Olá pessoal do Acordei com Vontade de Ler. Hoje estamos começando uma nova coluna, onde iremos apresentar a você alguns autores e divulgar o trabalho deles, através de entrevistas. Espero que vocês gostem dessa nova coluna, que irá ao ar todos os sábados.
E a nossa primeira entrevistada foi a autora  Laísa C.(muito fofa, ela foi super simpática!!), autora da série virtual "Lagoena".




Laísa C. quando criança queria ser dentista, artista plástica, bailarina, astronoma ou arquiteta. Em 2010 acabou se formando em Design de Moda. Nunca quis ser escritora, mas estimulada pelo pai que via "algo" em suas simples redações escolares   começou a escrever o que cinco anos depois se tornou um livro de ficção fantástica. Lagoena é o primeiro romance da autora, influenciada pelas obras clássicas de fantasia, contos de fadas e lendas locais que conhecia desde criança esboçou os primeiros capítulos da obra com o intuito de apresentar aos leitores uma idéia original e mágica como encontrou em tantos outros autores que admira. 

No dia 4 de outubro estreou a série literária Lagoena, no site BookSérie (www.bookserie.com.br). A obra de ficção fantástica publicado em formato de série virtual é o primeiro romance da autora Laísa C., influenciada pelas obras clássicas de fantasia, contos de fadas e lendas locais que conhecia desde criança esboçou os primeiros capítulos da obra com o intuito de apresentar aos leitores uma idéia original e mágica como encontrou em tantos outros autores que admira.
Lagoena é apresentada ao leitor por temporadas e episódios. A primeira temporada intitulada A Terra Secreta tem 14 episódios completos, a segunda, A Pequena Guardiã, estreou dia 7 de fevereiro. Hoje, a série virtual tem duas temporadas expostas na íntegra. O site BookSérie disponibiliza um episódio por dia para leitura que é online e totalmente gratuita.

Conheça a sinopse da obra:  “Rheita era a única neta de um joalheiro falido. Seu pai havia desaparecido antes da menina nascer e sua mãe falecera no parto quando lhe dera à luz. Morava num país pequeno e isolado, muito ao norte, conhecido como Reino do Vinagre, numa época em que os lampiões ainda iluminavam as ruas de tijolos.       Ainda em luto e rancoroso, Dordi Gornef, o velho joalheiro, por 10 anos mantinha em segredo uma grande descoberta: o significado da marca de um S que Rheita carregava na palma da mão. A menina, desde recém nascida, fora educada a usar uma luva na mão direita, para esconder um suposto defeito de nascença dos olhares curiosos...  Porém, num certo dia, os esforços do joalheiro para manter o segredo não foram mais úteis. Rheita, que se tornou uma menina muito curiosa e inteligente, acabou encontrando um misterioso Mapa Mágico no abandonado quarto da falecida mãe e desde estão resolveu descobrir o que ele escondia, pois suspeitava que o desaparecimento do pai houvesse relação com o artefato mágico. A partir desse momento, sua vida fica totalmente ligada a ele e através de um chamado do destino Rheita e seu mais novo amigo, Kiel, embarcam numa aventura repleta de segredos ainda maiores, para além de outro mundo, para LAGOENA, A Terra Secreta que corre um grande risco de não mais existir, cabendo à menina salvá-la e proteger o tesouro do mapa da cobiça de um imperador amaldiçoado.”

Oi Laísa, tudo bem? A primeira pergunta que veio na minha cabeça ao conhecer a sua obra foi: por que uma série virtual?
Laísa C. - "Olá, Carolina. Muito obrigada pela oportunidade para falar um pouco sobre meu projeto aos seus leitores. Lagoena é um romance de ficção fantástica e escolhi publicá-lo como uma série virtual para que a história passasse a ser conhecida  antes de uma publicação comercial. Durante os 5 anos em que desenvolvi a obra, ao mesmo tempo, levantei pesquisas sobre o mercado editorial brasileiro, descobrindo o quão difícil é a jornada do autor iniciante. Na realidade nunca tive a ilusão de que seria fácil, o processo de escrita já nos mostra isso. Vendo o caminho que os novos autores tomavam para ver suas obra publicadas, percebi que iam com muita cede ao pote, muitas vezes prejudicando o início daquilo que muitos pretendem tomar como carreira profissional. Diante dessa problemática, resolvi tomar outro caminho. Resolvi levar Lagoena até os leitores de forma inusitada, eu queria tirar o livro, literalmente, de fora da gaveta. O livro tinha de exercer sua função, ser lido. Publicá-lo como uma série virtual foi um grande teste e aprendizado. Conheci o site BookSérie através das dicas de Laura Bacellar no Escreva Seu Livro, achei a ideia de publicar um capítulo(episódio) diferente de todas publicações que conhecia, além disso o leitor teria a oportunidade de acompanhar tudo gratuitamente. Todos nós conhecemos como é difícil o novo autor "escoar" sua obra no mercado. Eu ainda não estava pronta para passar por isso. Vender uma ideia. Coloquei minha ansiedade dentro de um saco. E resolvi me aventurar. O site publicou a história. Tive a oportunidade acompanhar o leitores no avanço da leitura, com isso pude aprimorar a trama e ter outra visão da obra. É uma experiencia rara. Dispor da vaidade e adentrar no mundo autor/leitor. Não me arrependo disso".

Como está sendo a aceitação dos leitores com a série?
 Laísa C. -"Tive uma surpresa. Durante o processo de criação da obra, ninguém havia lido nada. Lagoena era realmente meu segredo, minha Terra Secreta. Antes da série estrear o primeiro episódio em Outubro de 2011, fiz uma divulgação prévia no Skoob. Não foi nada colossal, visto que me empenho nisso sozinha.  A sinopse da obra foi muito bem aceita. Foi ótimo saber que a trama convencia por si só, não trabalho com nenhum material promocional. Houve quem quisesse comprar o livro e tive convite de uma editora conhecida entre os blogueiros. Mas eu já havia firmado parceria com o BookSérie, não podia voltar atrás. Deixei minha ansiedade no saco. Continuei divulgando a série pela internet, fiz tudo como manda o "figurino", booktrailler, hoje com mais de mil visualizações, site oficial, panpage no Face, twitter, onde, quando possível,  faço atualizações. Entrei em contato com os blogs, que tem ajudando muito na causa. A série continua crescendo e chegando aos leitores virtuais. Fiz amizade entre eles, que acreditam no potencial da obra e torcem para que seja publicada por uma editora. Estou me empenhando para a primorar a qualidade da obra que está passando uma revisão/edição profissional. Espero em breve compartilhar Lagoena com aqueles que torcem e criam expectativa de ver o livro impresso".

Fale um pouco sobre os personagens de Lagoena.
Laísa C. - "Em Lagoena existem inúmeros personagens. Nunca parei para contar. Rheita é a protagonista, uma garota de 10 anos, neta de um joalheiro falido. Ela até então poderia ser uma personagem sem grandes atrativos. Queria fugir do esteriótipo de personagem que tem poderes mágicos, brandem um varinha, etc...Ao contrário, Rheita tem apenas de confiar nos seus instintos para conseguir êxito na sua aventura, ela se aproxima mais de um ser humano normal, exceto por um segredo que o avô sempre escondeu dela. O que não foi suficiente para frear a curiosidade da menina. Além disso, temos Kiel, o filho gago do sapateiro, que é muito importante para a trama desenrolar. Rheita e Kiel trazem equilíbrio para história. Juntos vivem muitas aventuras, desafiam perigos, descobrem segredos e até encaram a Morte".

O que os leitores podem esperar de Lagoena?
Laísa C. - "Os leitores podem esperar algo diferente do que já leram. Ao contrário do que muitos pensam, não tentei imitar nenhum autor "gringo", apesar da influencia inevitável dos clássicos. Eu queria muito valorizar nossa cultura, gosto muito do nosso folclore, e é o que traz o ar mais sombrio e segredoso para a trama. Fiz uma releitura das nossas lendas, as contei de outra forma, do meu jeito. Além disso os leitores podem esperar tudo, tudo mesmo, e muito menos deixarão de se surpreender a cada capítulo(episódio) que sempre leva a trama cada vez mais para frente..."

Eu estava lendo sua biografia, e percebi que o apoio familiar para se tornar escritora foi fundamental. Nos conte um pouco sobre isso.
Laísa C. - "Nunca tive a pretensão de escrever. Meus dotes não passam das 30 linhas exigidas nas redações escolares, o que me trazia certo êxito diante dos colegas de turma, nada além disso. Meu pai, que corrigia as redações, me estimulava fazer algo maior, muito além das 30 linhas, queria que eu escrevesse um livro. E claro que eu dizia que isso era uma grande bobagem! 30 linhas já eram trabalhosas, imagina um livro?! Eu nunca seria capaz! Literatura para mim era coisa para intelectuais de cabelos brancos. Nunca alimentei esse desejo, até que um dia caiu a ficha. Resolvi "experimentar" esse veneno, sim, veneno. Pode fazer mal pra quem não aguenta o tranco. E viciei. Não parei mais. E me causou surpresa quando descobri que poderia e queria fazer literatura fantástica. Percebi quão era difícil e fascinante. Enfim, descobrir que queria fazer aquilo até o fim dos meus dias..."

E o que os leitores podem esperar da Laísa C. no futuro?
Laísa C. - "Planejei Lagoena para ser uma trilogia. Vou continuar esse projeto. E tenho outro em mente, também recheado de muitas lendas e literatura, voltado para o público jovem/adulto. Por enquanto é o que posso adiantar".

Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Acordei com Vontade de Ler?
Laísa C. - "Eu quero agradecer à Carol pelo convite e interesse. Fiquei muito feliz com seu contato lá pelo Face. Estou disponível para os leitores e blogueiros. Respondo a todos. Gosto de manter contato. Quem quiser apoiar esse meu projeto, fale comigo, eu envio o material para ajudar na postagem e aliviar o trabalho do blogueiro.=) E por último deixo meu convite. LEIAM LAGOENA, COMENTEM E DIVULGUEM!!!! A série está disponível na íntegra, é só se cadastrar no site, para mais informações como proceder na leitura, acessem o site oficial do livro. Obrigada a todos pela atenção!"

Então pessoal, o que vocês acharam? Vou deixar mais algumas informações sobre a autora e a sua obra para que vocês possam seguir a série e a autora:
Site Oficial do Livro: http://laisasmnn.wix.com/lagoena1/
Twitter: @Laisa_Couto
Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/29285-laisa-c

Até o próximo sábado!!
Beijos

13 Comentários

  1. GENTE! Amo entrevistas... a gente sente os autores mais pertinho dos seus leitores, sabe? Muito bom....

    ResponderExcluir
  2. Carolina Durãessábado, julho 21, 2012

    Que bom que gostou Emanuella... iremos trazer um autor toda a semana para vocês conhecerem!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol!!

    Muito obrigada pelo apoio e convite!! É muito importante para o crescimento da série.
    Agraço tbm sua atenção disponibilidade.

    Att.,

    Laísa C.
    confissoesdesajustadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que fofa!
    :D

    Moda é td de bom!

    Selene Blanchard
    Moda e eu
    Modaeeu.bloigspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostrei da idéia deste post! Obom é que com as entrevista podemos saber um pouco o que cada autor pensa. E de certa forma imaginar como ele cria as histórias...

    ResponderExcluir
  6. Mais um autor pra nos encantar com suas obras. Adorei conhecer um pouquinho de Laísa, achei 10 a ideia de escrever sobre o nosso folclore, temos tantas riquezas aqui... Tenho apoiado essa ideia, pra que procurar vampiros, se aqui temos, tantos personagens assustadores, basta procurar nos livros folclóricos.
    Parabéns pela entrevista e sucesso para a autora!
    Bjo
    Ni

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela entrevista.
    Eu gosto de ler pois aproxima nós (leitores) ao escritor daqueles livros que tanto gostamos.
    Não conhecia o trabalha da Laísa e achei muito legal a iniciativa dela de lançar a série na internet.
    Adorei a coluna!

    @Agda01

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa iniciativa de vcs de divulgar autores. A Laísa eu não conhecia e me surpreendi positivamente!
    No aguardo das próximas entrevistas. ;)
    Beijinhos!
    Giulia
    http://prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista, fiquei curiosa sobre o livro dela, quero ler *-*

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a autora, então foi muito bom ler esta entrevista.
    Achei muito legal ela ter lançado livros na internet. :)
    Vou procurar o livro para ler. *--*

    ResponderExcluir
  11. Esse post foi um achado,não conhecia a autora e nem a obra.Gostei!
    Achei ótimo a série ser em formato virtual,facilita muito
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  12. Nossaaaaa
    A História absurdamente me prendeu!
    Adorei e quero saber o que é aquele S!!!
    A idéia de livros na internet é muito legal e mais acessível! Parabéns a ela!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei a nova coluna. Assim ficaremos mais próximos dos autores ao conhecê-los um pouco melhor.
    Parabéns pela excelente iniciativa.


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.