Bom dia pessoal do Acordei com Vontade de Ler. Hoje "no Divã do Acordei" nós temos o autor do livro "O Mendigo", Edson José da Silva Santos.


Sou professor de musica. Estou me formando em licenciatura em regencia, sou poeta compositor e arranjador. Autor de contos e romances, agora estou publicando o meu primeiro livro, porém o segundo já está a caminho.


Sinopse - Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa.
É um homem que usa a sua experiencia de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.





Oi Edson, tudo bem?
Edson - "Tudo bem! É uma honra, para mim, está participando de uma entrevista neste blog.  Eu quase sempre acordo com vontade de ler".

Você sempre sonhou em ser escritor?
Edson - "Quando eu ainda estava no ensino fundamental, uma professora passou, como exercício de classe, uma redação de tema livre. Eu escrevi um suspense chamado O 5º Andar. Ela ficou impressionada por a historia ter nexo e ter sido feita por uma criança (eu estava com 9 ou 10 anos). Ela me deu um incentivo enorme e a partir daquele momento a ideia veio sendo amadurecida".

O que podemos esperar do livro “O mendigo”?
Edson -  "Reflexão! A minha ideia nesse livro não foi determinar verdades ou apontar erros. Apenas convidar o leitor para uma reflexão sobre: Familia, educação moral, amizade, preconceito e todos os assuntos que muitas vezes são discutidos".

Fale um pouco sobre as personalidades dos personagens.
Edson -  "Marcos é o mais velho (20 anos) e o lider da turma. Rapaz centrado e estudioso, faz o curso de Direito. Carlos faz Arquitetura, é o artista e o brincalhão do grupo. Marcelo é o atleta e faz Educação Fisica, é timido, mas tem personalidade forte. Marcia é temperamental e faz Medicina, Simone faz psicologia e tem a serenidade como referencia. Sandra é a mais jovem (17 anos), menina fútil e mimada que só tem um objetivo: Casar com um homem rico. Herbert tem 55 anos e um misterio que só será desvendado no ultimo capitulo. Este é o único capitulo onde houve opiniões diferentes entre os leitores até agora. Por isso ele é o que mais me chama a atenção. rsrs"

O Herbert foi inspirado em alguém?
Edson - "De forma indireta ele foi inspirado em três pessoas. Minha mãe, pelos ensinamentos bem peculiares e dois mendigos da vida real: Antonio, um rapaz que, alem de mendigo, era deficiente fisico, mas tinha uma alegria de viver invejável e uma senhora que carinhosamente chamavamos de Vó, por sua forma conselheira de falar".

Quais são os seus autores favoritos?
Edson - "Tem alguns autores que gosto muito (Nacionais ou Internacionais), mas não me apego a isso pois já li vários livros "por acaso" de autores que nunca ouvir falar e foram livros surpreendentes". 

Qual é a sua citação favorita?
Edson - "Não sei se a frase está correta, pois já faz bastante tempo que li esse livro. " Você é responsável por aquilo que cativa " ( O pequeno Príncipe )"

Como foi a sua experiência para publicar o livro?
Edson - "Deveras trabalhosa e estressante. Mas valeu muito a pena. É uma delicia ver seu sonho realizado".

O que o futuro guarda para o Herbert? Teremos uma continuação?
Edson - "Tem continuação sim! E já está na fase de revisão. Acredito que até o fim deste ano o livro já estará editado. E o Herbert terá um futuro muito bom...  rsrsrs... É melhor você mesmo conferir!!!!"

Quais são os futuros projetos do Edson?
Edson - "Tem mais três livros já iniciados. Dois ainda seguem essa linha reflexiva de O Mendigo e o terceiro é uma historia de "amor impossivel" e espero lançar um por ano".

Edson, você é um dos autores confirmados na Bienal de SP que está acontecendo agora em agosto. Você gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Acordei com Vontade de Ler e para o pessoal que irá a Bienal?
Edson - "Obrigado pelo apoio do pessoal de blog, pois essas pessoas são o contato mais direto entre leitor, escritor e editora. Também quero salientar o apoio dos leitores em relação ao autor nacional. A exigencia deles aumentam e a nossa necessidade de melhorarmos qualitativamente e sendo assim nos dá mais inspiração
A todos voçês o meu muito obrigado e um fortíssimo abraço!"

Para aqueles que estarão presentes na Bienal de São Paulo amanhã (12/8), estou deixando o convite do autor para o evento:

E para quem quiser mais informações sobre o autor e o seu trabalho, acesse: 
Espero que tenham gostado de conhecer o autor de hoje! Semana que vem tem mais.
Beijos

11 Comentários

  1. Beijão Carol!!
    Obrigado pelo apoio

    ResponderExcluir
  2. Olá,td bem?
    Achei bem interessante o que o inspirou para poder escrever o livro O Mendigo.
    Devemos refletir sobre certos preconceitos que
    acabam fazendo parte de nossas vidas.
    Pena uenão vou para a Bienal:(
    Bjo e parabéns pelo Divã!

    ResponderExcluir
  3. Super interessante esse livro. Há epocas que devoro livros assim, que tratam de assuntos do cotidiano das pessoas. Espero ter oportunidade de ler um dia. Sucesso para o autor. Bjksss

    ResponderExcluir
  4. OI..
    Certamente essa bienal terá vários autores, isso é ótimo. Muitos escritores começaram desde cedo. Ele me lembrou o Jorge Amado que começou com uma redação na escola também. Conhecia o livro por meio de divulgações, mas não sabia que teria continuação..
    Sucesso a ele!

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista. Ainda não tinha ouvido falar do autor ou de seu livro, acho que vou querer ler. Gosto de estórias assim :D

    ResponderExcluir
  6. Que livro interessante!
    Fiquei com super vontade de ler!!!! Ótima entrevista!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ká,
    O Edson realmente é muito atencioso e o livro bastante interessante e inovador.
    Viu só como o incentivo à leitura e à escrita podem dar bons frutos? Quem dera todos os professores agissem assim!!! Adorei saber a origem...

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei de conhecer o autor desse livro. Já tinha visto a obra antes, embora confesso que não tenha dado tanta atenção. Agora, minha visão é outra. Quem sabe, quando surgir a oportunidade, não adquira a obra? Sei lá, lembrou-me um pouco do meu amado Augusto Cury.

    Fátima Menezes - @fatimamd

    ResponderExcluir
  9. É uma visão diferente da que estamos acostumados a ter dos mendigos. Não paramos para ver que por trás da roupa suja existe um ser humano que em alguns casos tem mais valor do que as pessoas que só andam bem vestidas.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da entrevista,muito sucesso ao Edson!

    Achei inustitado e curioso o autor escolher como personagem um mendigo,acho que foi essa a intenção dele.
    Deve ser um livro bem emocionante!

    bjs Nati

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.