Sinopse -  "Diante da  oportunidade de realizar seu sonho de regressar ao Brasil, após catorze anos morando no exterior, Luna é forçada a encarar as escolhas que fez em sua vida, embarcando numa incrível jornada de autoconhecimento. Num flashback, Luna se vê novamente como a garota de vinte e dois anos que decide largar a promissora carreira de publicitária para ir morar com Vítor, o namorado escalador que fora aceito no curso de MBA na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Ao pisar no novo país, Luna apaixona-se pela charmosa cidade de São Francisco, com suas casas vitorianas, a ponte Golden Gate e os encantadores bondinhos. Ah, Yosemite! O parque nacional, paraíso dos escaladores, também conquista o seu coração. Jovem e impulsiva, Luna sonhava com uma vida de viagens e aventuras, mas as saudades da família e os choques culturais logo a fazem perceber que a vida além das fronteiras não será tão fácil assim. Da Califórnia, Luna vai parar na China, onde é desafiada a criar filhos pequenos num país cuja língua não compreende e cuja cultura a surpreende dia após dia. Eis que uma sucessão de eventos trágicos transformam sua forma de ver o mundo e fazem-na perceber que não tem tanto controle sobre o rumo de sua própria história. Em meio ao sofrimento, surge a oportunidade de regressar ao Brasil. Mas será que faz sentido voltar depois de tudo o que aconteceu? Numa narrativa sensível e envolvente, mesclando ficção com fatos reais, Além das Fronteiras mostra-nos que a melhor aventura é a jornada da vida.
 FICHA TECNICA
Título: Além das Fronteiras
Autora: Carol Freire
Editora: Cultural Exchange Books
ISBN: 978-0615619286
Número de Páginas: 
272
Acabamento: BROCHURA

Formato: 15.24 x 22.86 cm


Minha opinião - Bom dia pessoal! Eu terminei a leitura e fiquei tentando organizar as minhas idéias para passar a vocês o que eu senti ao ler "Além das Fronteiras".
Primeiramente quero parabenizar a autora pelas descrições dos locais por onde Luna passou. Em alguns momentos (principalmente em São Francisco), conforme lia as descrições eu pude visualizar os locais e isso foi muito importante para que a leitura se transforma-se. Amei essa parte.
Sobre o casal protagonista do livro, por um lado nós temos Luna, que age de modo totalmente emocional, em todos os momentos, e por outro, nós temos Vítor, um rapaz altamente disciplinado, sério, mas que na minha opinião, exige muito de si mesmo, sempre querendo provar que é bom o bastante. Os dois se conhecem desde cedo, e quando surge uma oportunidade de Vítor estudar nos Estados Unidos, ele não hesita e vai. Luna fica um tempo ainda no Brasil, mas sentindo saudades do namorado vai morar com ele. E aí temos o início de tudo.
Como eu comentei antes, Vítor exige muito de si mesmo. Ele é filho de imigrantes chineses, e a história do seu pai, o Sr. Deng (não vou contar a história, você vão ter que ler o livro rs), mostra o quanto ele lutou para chegar onde está. Então eu percebi no Vítor uma luta pela sua identidade e uma busca constante para ser o melhor.
Eu faço uma pausa na explicação aqui para expressar a minha opinião: eu não seria tão corajosa de abandonar um emprego certo, minha família e meus amigos por causa de um namorado, principalmente para morar em outro país. Mas de qualquer forma,  vamos em frente.
Eles começam a história deles na Califórnia, e uma grande amizade é cultivada logo no início: a de Luna e Mônica "Loira de olhos verdes e com o rosto pintado de sardas, Mônica era a típica garota alemã, embora houvesse nascido e crescido em Caracas, capital venezuelana". (p16)
No início, apesar das dificuldades financeiras, os dois vivem de amor e dão conta do recado. Os problemas mais sérios começam a surgir quando Luna fica grávida, e a instabilidade financeira acaba preocupando o casal.
Nova pausa rs - O apoio da família dos dois é fundamental nessa história. Quem for ler o livro, vai perceber que a família dos dois tenta dar o maior suporte, mesmo a distância e esse amor incondicional deles realmente me emocionou.
Outra grande amizade que surge é com Helena. Luna, depois de um tempo, já morando em São Francisco, conhece por um acaso Helena, que tem um filho um pouco mais velho do que a filha deles. E outra grande amizade é formada.
Várias situações vão cruzar o caminho da Luna e ela vai perceber que nem sempre apenas com empolgação e amor conseguimos sobreviver.
Eu não quero contar muito da história, mas quero que vocês percebam como temos personagens fortes nesse livro. Essas mulheres (tem outras que eu não citei para a resenha não ficar gigantesca rs), que forjaram uma amizade que realmente vai além das fronteiras, passam por muitas provações, e é fantástico ler as suas histórias.
O que mais me emocionou no livro, foi ver como a Luna cresce como ser humano. Por causa de suas experiências em diversos países, seus filhos, seu casamento, suas amizades. É uma rede tão complexa, mas tão bem elaborada que eu realmente terminei o livro com um sorriso no rosto. Foi como se eu tivesse crescido junto com a Luna, conhecido outras culturas, chorado e dado risadas com ela.
Vou deixar um trechinho do livro que eu achei maravilhoso:

-"Veja como a água segue tranquila seu curso natural... - A água não oferece resistência. Apenas segue o seu caminho, sabendo que este a levará ao mar. Apenas contorna as pedras com certeza de que chegará aonde tem que chegar". (p251).

Então vocês perceberam né?
Eu adorei o livro!!!
Realmente espero que vocês tenham gostado da resenha tanto quanto eu gostei de ler o livro.

Caso você ainda não tenham lido a entrevista com a autora, vou deixar aqui o link:

E a autora super fofa Carol Freire ainda por cima, disponibilizou para os leitores do Acordei Com Vontade de Ler um livro autografado!! Então quando essa resenha chegar aos 15 comentários, a Ká Guimarães irá soltar o sorteio. Comentem, comentem e comentem!!

Beijos






8 Comentários

  1. Esse já estava na minha listinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Agora lendo a sua resenha, que ficou ótima, a vontade duplicou.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O livro parece interessante.
    Diogo

    ResponderExcluir
  3. Professora, não acredito que também é blogueira. A cada dia tem uma surpresa nova! Gostei da resenha, o livro parece ser muito bom.
    Beijos e até a reunião.
    Aninha

    ResponderExcluir
  4. Olá,td bem?
    Já tinha um conhecimento sobre o livro mas,não o li ainda.
    Quero lê-lo e depois tirar minhas conclusões sobre ele ;D
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Um escândalo essa autora, hem? Muito chique lançar com Editora de fora!!!!
    Brincadeiras à parte: Menina, você gostou mesmo do livro, não foi? Confesso que à primeira vista não senti vontade de ler porque achei a capa feinha feinha... mas agora! PODE MANDAR PRA MIM!!!!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha lido uma resenha desse livro,e achei excelente o tema e a questão cultural que a autora aborda.Genial!!!
    bjs Nati

    ResponderExcluir
  7. Sabe aquele livro que eu mais quero ler nos últimos tempos? Então, é este! A cada resenha que eu leio dele,mais vontade eu tenho de ler o livro, tá virando obsessão já, rsrs.

    Beijão, Van - http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. fiquei muito curiosa para ler o livro, achei o tema bem interessante

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.