Bom dia pessoal do Acordei com Vontade de Ler. Temos hoje no nosso divã o autor Uole da Silva e a sua obra "Sua última flor".

Uole da Silva nasceu no dia 18 de Setembro de 1987, São Gonçalo – RJ. Filho de Manoel Clementino e Léa Mendes. Antes de dedicar-se à literatura, corria atrás apenas do “Sonho Musical”. Iniciando sua jornada em meados de 2005 – época em que surgiram muitas bandas pela internet –, junto de alguns amigos formou a banda Os Berous, onde foi vocalista. Saiu em 2006 e entrou na banda Solidez, onde foi baixista e backvocal quando deixavam um microfone por perto, no palco. Ainda nela, em São Gonçalo, chegou a abrir show das bandas LuxúriaDead Fish, e tocaram em diversos pubs, pequenas e médias casas de shows e eventos escolares. Com o término, no final de 2007, montou a Rockfelth (www.myspace.com/rockfelth) em 2008, onde foi compositor, vocalista e baixista. A Rockfelth guardou suas paletas e baquetas em Setembro de 2010. E no mesmo mês já estava surgindo a Rock Hotel Califórnia, que depois da morte do guitarrista e compositor Carlos Alberto Jr. (Caco Farias), a banda não conseguiu manter o mesmo ânimo e teve seu fim. Atualmente trabalha alguns projetos e seu projeto solo, sem muitas pretensões para agora, mas garante novidades para o fim do ano ou para o início de 2013. Quanto ao “Sonho Literário”, tudo começou em Abril de 2010. O blog já existia, mas não era tão levado a sério quanto é atualmente, e se chamava “A casa na árvore” (passou a ser o atual em Abril de 2011). Pensando em algo interessante para postar no blog, pois estava há algum tempo sem postar nada, surgiu ideia de pegar fragmentos de sua vida musical e fantasiar do jeito que almejava para o futuro. Conforme foi escrevendo foi vindo ideias e ideias para o início… Meio… Fim. Quando foi ver, tinha acabado de fertilizar seu primeiro livro:Sua Última FlorExportou em PDF e começou a vender para colegas, amigos e fãs da Rockfelth, sem pretensões de correr atrás de alguma editora. Por conta da boa repercussão que a aquela humilde obra causou, juntou coragem e enviou para algumas editoras. Enquanto aguardava por resposta, descobriu o Prêmio SESC de Literatura e deu início a sua segunda obra: Ventura. Em meados de Setembro, ao receber resposta negativa de uma editora, juntou o útil ao agradável com a ideia de transformar o blog em “Escrevo Fracassos”, já sabendo que logo após, sempre surgiria: “Por que Fracassos?”. R: Fracassos amorosos. Resolveu manter Sua Última Flor na cena independente ao descobrir o site Clube de Autores, com uma capa desenhada por Denis S. Mello. E começaram a surgir editoras interessadas na obra, mas com propostas, como ele mesmo diz: “fora da realidade financeira”. 
No início de fevereiro de 2012, surgiu a Editora Modo. Surgiu tanto na cena literatura quanto na vida de Uole. Uma editora nova, buscando novos talentos e disposta a dar oportunidade do primeiro passo, de muitos. Depois de trocas de e-mails, análises, conversas e ideias, fechou contrato com a editora. Nesse meio tempo, o post “Pela segunda vez” se transformou em HQ, pelos fantásticos traços do habilidoso desenhista Denis S. Mello na 2ª edição da revista Saidêra (famosa HQ independente do desenhista) e que já podemos encontrar aqui mesmo no blog. Em suma… Sua Última Flor foi lançado pela Editora Modo em um fantástico evento no dia 23/06/2012 na Livraria Nobel – Norte Shopping, realizado pelas parcerias: Tribo do Livro + Editora Modo + Livraria Nobel. Com uma nova capa, feita pelo Capista Denis Lenzi e com uma diagramação rica em detalhes e beleza.
Vocês perceberam que o Uole está sempre fazendo algo né? Simplesmente não pára um minuto rs

SINOPSE: "O romance de estreia de Uole da Silva passeia por diversas facetas da vida dos jovens da atualidade: relacionamentos amorosos, amizade, intriga, decisões profissionais, internet, busca de sonhos, paixões platônicas e amores puros. Enquanto Victor, um jovem músico de São Gonçalo, vive em busca de um pedaço no concorrido cenário musical, atrás do sonho de se tornar um Rockstar, seu caminho se cruza com o de Alice, uma jovem universitária, dona do coração mais puro que ele algum dia já encontrou. Entre encontros e desencontros, a história de um grande amor é narrada com habilidade e sensibilidade pelo jovem escritor. Um livro que faz chorar, rir e se emocionar de diversas formas, colocando facilmente o leitor na pele dos personagens durante a narrativa, e com um final minimamente surpreendente, Sua Última Flor é um livro para ser lido e relido, que certamente conquista desde o início".

Oi Uole, tudo bem?

Uole - "Tudo ótimo, Carol".

Pela sua biografia, é possível perceber que você sempre esteve envolvido com a escrita, seja por composição de músicas ou pelo blog. Ser autor sempre foi um sonho seu ou foi um caminho que você acabou encontrando acidentalmente?
Uole -  "Nunca foi meu sonho, mas da minha mãe sim. Exatamente como você bem disse: um caminho que encontrei acidentalmente. Correndo na pista musical, peguei, sem querer, um ‘atalho’, e quando vi estava na pista literária".

Como foi a transição da carreira musical para a literária?
Uole -  "Sabe quando a gente sai da infância para a adolescência? Um mundo completamente novo e, no início, estranho? Quando digo, as pessoas não acreditam, mas eu realmente nunca me vi na carreira literária. Por mais que eu já esteja com meus dois pés nela, ainda tenho meus medos, receios... Ainda há um bicho papão debaixo da cama e dois monstros cortando carneirinhos dentro do armário. Mas estou muito satisfeito onde estou. Quanto mais puder juntar os dois e ter paralelo um pouco de cada... Assim será".

Fale um pouco sobre a sua experiência pessoal com a publicação do livro. Você comentou que outras editoras mostraram-se interessadas, mas as propostas foram “fora da realidade financeira”. O que você achou de ter algumas editoras interessadas nos seus livros?
Uole - "“Já estão começando a notar minha presença. Isso é bom”. Graças aos tantos tropeços que já dei no início, achei que deveria ter mais paciência e esperar para ver se iria aparecer alguma com uma proposta que, além de caber no bolso, realmente valesse a pena. Não que as que apareceram não valiam a pena... Não valiam por conta do financeiro. Como um autor quase mendigo, com uma primeira obra em mãos, vai ter de onde tirar cacife para investir com tantos zeros? Fora que estava quase que decidido a tentar a carreira independente".

Fale um pouquinho sobre seus outros trabalhos. Como foi ter o post “Pela segunda vez” transformado em HQ?
Uole - "Maravilhoso. Conheço o Denis Mello há quase 8 ou 9 anos. Desde que nos conhecemos, sempre tive vontade de fazermos uma HQ juntos. E essa vontade só aumentava sempre que via a constante evolução de seus desenhos. Logo no início do blog, ainda quando era “A Casa Na Arvore”, ele já dizia que alguns posts dariam belos quadrinhos. Quando leu “Pela Segunda Vez”, me ligou dias depois decidido: “Cara, esse post tem que virar quadrinhos. E vai virá. Vamos trabalhar nisso”. Quase todo dia eu ia a sua casa ver meu texto virando desenho. SURREAL. Até por fim vê-lo impresso dentro da Saidêra 2, HQ independente do Denis. E desde então tenho o perturbado a colocarmos em prática logo três projetos de HQ que temos. Mas anda tão corrido do lado de cá, quanto, principalmente, do lado de lá. Mas vai sair, uma hora ou outra, isso é certo".

(Escolhi uma página do meio do HQ "pela segunda vez" para que vocês leitores acessem o site do Uole para saber o começo e o fim rs).
Arte de Denis S. Mello 

O que os leitores podem esperar do livro “Sua última flor”. Fale um pouco das personalidades dos personagens e sobre a sua inspiração.
Uole -  "Bem como diz a sinopse: rir, chorar e se emocionar. Ser levado como em uma onda, para lá e para cá. Desconfio que alguns leitores irão querer quebrar meu pescoço. Caso aconteça, por favor, não deixe sair do “literariamente falando”. Acho que para as mulheres, ele pode até ser um príncipe encantado com alguns muitos defeitos. Para os homens, talvez um alerta, como também, certa fonte de inspiração. Mas para quem tem grandes sonhos, romantismo nas veias, pode ser um manual de sobrevivência ambulante. Não sei. O bacana do livro é que as vezes aparecerem leitores que explicam melhor do que eu".

O que os leitores podem aguardar do Uole da Silva no futuro?
Uole -  "‘Ventura’, meu segundo livro. Projetos literários em parceria com outros sites, completamente longe do meu querido ‘Escrevo Fracassos’. Um disco com as músicas de ‘Sua Última Flor’. Uma banda. Um projeto solo. E qualquer coisa que possa aparecer do nada e eu resolver me aventurar".

Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do “Acordei com Vontade de Ler?
Uole - "Primeiramente muito obrigado por ter se interessado e lido até o final. Quem adquirir o livro irá gostar do que irá consumir e podem acreditar que os próximos serão sempre melhores que os anteriores. Sua Última Flor é um lindo romance cheio de sonhos, para qualquer tipo de pessoa. Já fez chorar até uma pessoa fria que só leu por ser meu amigo. Risos. Um enorme beijo para as leitoras e um grande abraço para os leitores. All we need is love".

Pessoal, para quem quiser mais informações sobre o autor, visualizar o HQ, saber de suas músicas e tantas outras atividades desse autor hiper ativo rs, acessem:
Vou deixar também o contato do Denis S Mello, para quem estiver interessado em conferir mais do seu trabalho maravilhoso:
Espero que tenham gostado do post dessa semana, eu sei que eu adorei conhecer o Uole e saber um pouco mais de seus trabalhos.
Até semana que vem!
Beijos

5 Comentários

  1. Não conhecia o livro ainda, mas parece ser muito bom!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,td bem?
    Adorei a sinopse do livro,deu muita vontade de lê-lo.Confesso que não conhecia o Uole.
    Já vi que talento ele tem de sobra.
    A capa do livro tá linda!;D
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Lucy marion, sou dona de um blog, sobre livros,nos estamos numa meta para conseguir parceiras editoras,
    mas somos novos e estamos naquela face de conseguir leitores e tal, por isso venho aqui para pedir a sua colaboração,
    se vc poder acompanhar o blog de vez enquado eu ficaria muito feliz, comenta, seguir, essas coisas, se gosta e quizer divlgar
    pros seus leitores. Eu ficaria muti feliz, e não se proculpe isso ñ é invão, estarei, seguindo, curtindo, comentado no seu blog
    frenquente mente, ñ só eu mas minha ajudaantes também, e se vc quizer parceria, será melhor ainda.
    Please reconsidere nosso pedido, espero enciosamente, bjs.
    http://planetabook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa gostei de conhecer mais sobre o autor, muito interessante ter conhecimento das obras e vida literária. Sua última flor, eu já tinha visto alguma vez.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da entrevista, achei o livro muito legal

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.