Sinopse - "Neste primeiro livro da Trilogia Olhares, somos apresentados à Fazenda Filó, aos seus moradores, e à pequena cidade de Kerexú, no interior do Mato Grosso do Sul. É com esse cenário bucólico que Eva dos Anjos se depara ao ser acolhida por Margarete Ribeiro em sua fazenda. Dona Margô, como carinhosamente é chamada, se encanta pela menina envolta em mistérios, grávida e nitidamente em fuga. Eva conquista a todos com o seu jeito meigo e amoroso e torna-se parte da família. Mesmo vivendo reclusa, reluta em libertar-se do passado, ela constrói a vida que sempre desejou e cria o seu filho em um ambiente protegido. Aos poucos, vai se sentindo mais segura, até que a sensação de paz é abalada por desconfianças. Desconhecendo as surpresas que o destino ainda lhe reserva, Eva descobre sensações que nem imaginava existir, enquanto o passado que acreditava ter deixado para trás vai ao seu encontro".


Minha opinião - Bom dia pessoal, tudo bem? Tenho o prazer de falar com vocês sobre um livro que se tornou um dos meus favoritos da literatura nacional atual. Eu digo isso porque a história realmente me prendeu, e teve momentos em que eu ri e chorei com a Eva. Como é descrito na sinopse, Eva, dos Anjos vai parar grávida em uma pequena cidade do Mato Grosso do Sul. 
Fugindo de um passado assustador (eu realmente gostaria de fazer spoiler para os motivos da fuga da Eva, porque é um assunto tão importante para se discutir, mas não quero estragar a leitura de ninguém..), ela é abençoada ao encontrar um anjo, que é a Dona Margô (sinceramente, anjo nem começa a descrever o amor que eu senti por essa personagem). Dona Margô percebe que Eva está fugindo de algo, mas a acolhe na fazenda da família. Eva, é uma pessoa trabalhadora, e torna-se professora na escola da cidade. Seu filho Lucas, é um fofo indescritível, uma criança de três anos super amorosa. 
A família de Dona Margô, mais os funcionários da fazenda adotam Eva e Lucas como parte da família. A interação entre os personagens da fazenda é tão repleta de amor, que eu li o livro com lágrimas nos olhos. É um amor incondicional, onde o Lucas chama a Dona Margô de vó, seu José Francisco (marido da Dona Margô e patriarca da família) de vô e todos os demais de tio e tia. É uma interação tão linda, que eu desafio qualquer um a ler o livro e não ficar com lágrimas nos olhos rs. Pois bem, Dona Margô e seu Francisco tem quatro filhos: o José Luiz, que é o mais velho e Eva não conhece por morar no exterior, o Edu, que é quem gerencia a fazenda junto com o pai (e é um fofo), a Maria Clara, que é casada e não mora na fazenda (nesse livro não tem quase nenhuma informação dela, mas para matar a minha curiosidade espero saber dela nos demais livros rs) e a Gabriela, que é a caçula e ainda está entrando na adolescência. Além desses personagens temos Jana, a cozinheira da fazenda e também uma mãezona, a Bruna, filha da Jana que ajuda nas tarefas, João Tenório e seu pai, que trabalham na fazenda e são parte da família da fazenda Filó. 
O filho mais velho, o Luiz, passou muito tempo longe da fazenda, pois tem uma pequena rixa com o pai, seu Chico, que acredita que por Luiz ser o primogênito, deve assumir o controle da fazenda. Além dessa pequena rixa, Luiz sofre uma grande desilusão, e por isso vai embora para o mais longe possível. Ele retorna no aniversário de três anos do Lucas (que nasceu no mesmo dia que sua mãe, Eva). 
Sendo uma pessoa que sofreu muitas desilusões na vida, Luiz não acredita em Eva, e começa a tentar descobrir o seu segredo. É claro que o fato de que ele se sente imediatamente atraído por ela, faz com que ele tente forçar ainda mais Eva a contar a sua história. Faço uma pausa para comentar também sobre Bianca, que é uma amiga do passado de Eva que a ajudou a fugir. 
Esses personagens que eu citei, e tentei explicar um pouco sobre eles sem contar muito da história, são pessoas íntegras, honestas, de bom coração. São a luz na escuridão do passado de Eva, que só posso descrevê-la como sobrevivente. Eu não imagino alguém passar metade do que ela passou e ser capaz de transmitir tanto amor por seu filho e seus amigos como ela faz. Chorei em muitos momentos, por Eva e pelas milhares de mulheres que passam pelo que ela passou. 
Torço muito para ler mais sobre os personagens nos dois próximos livros e estou maquinando aqui alguns casais para os próximos livros: quem sabe o Edu e a Bianca e o João e a Bruna? rsrs *-*....
Mais do que recomendo o livro para todos os leitores que amam o gênero, garanto que não vão se arrepender. A capa tem lindos detalhes, a diagramação e a revisão foram muito bem feitas e a escolha da fonte realmente me agradou (principalmente por ler tarde da noite rs).
Se eu tivesse que resumir o que eu senti ao realizar a leitura de Eva, eu diria que estou completamente apaixonada pelos personagens desse livro, e super curiosa para saber mais sobre eles nos próximos livros. 
Para aqueles que querem adquirir o livro autografado, acessem:
http://www.anajensine.com/#!livros/cjg9

Adicionem o livro no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/254330

E para aqueles leitores que estão tão ansiosos quanto eu para ler a continuação, a autora confirmou que será lançado em 2013 \o/.
Espero que tenham gostado da resenha, tanto quanto eu gostei da leitura do livro.
Beijos
Carol

7 Comentários

  1. Interessante, mas eu não me chamou a atenção suficiente..rsrs e ainda tem continuação. Particularmente não gosto de ler livros que tenham continuações que ainda não foram lançadas...
    Mas a resenha ficou boa.

    ResponderExcluir
  2. Resenha maravilhosa!
    Confesso que ainda não conhecia esse livro, mas fiquei muito interessada, você me deixou com um gostinho de quero mais, com certeza esse vai para a minha lista de desejados.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser ótimo e eu não conhecia ele. Como pode?
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Oi flor! Ainda não conhecia esse livro, mas adorei ler sua resenha e saber que é um bom livro! Acho maravilhoso quando encontramos livros nacionais tão bons assim e não posso dizer que já estou mega animada pra ler esse!
    Achei que a capa ficou meio "simples" aqui no computador, mas consegui ver os detalhes nela, bem fraquinhos. Achei a cor linda e acredito que "ao vivo" ela seja muito mais bacana! ;)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. gosto de ler livros em sagas ou com continuação quando ja estão todos lançados assim posso ler um e pegar o outro e não ficar me remoendo de espera!!!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, como você gostou acho que também vou gostar, adorei a resenha

    ResponderExcluir
  7. Amei cada pagina foi tão gostosa minha leitura, infelizmente acabei em dia.
    Adoraria mai s leituras como essa que desperta amor, paixões e outros sentimentos. já que não posso viver meus sonhos, ainda bem que existe a literatura. e um bom livro.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.