Sinopse - Depois de tentar a vida na cidade grande, Reinaldo, de origem simples, volta para o interior e resolve cursar uma faculdade. Lá, apaixona-se por Vânia, uma garota misteriosa que arrebata por completo o coração do rapaz. Mas entre os segredos da garota está o fato de ela já ter um namorado. Desiludido, Reinaldo resolve desistir desse amor. Com o passar dos anos, torna-se um renomado Doutor em Educação, dedicando-se a ministrar palestras pelo mundo. Porém, o tempo e as transformações não foram suficientes para que se esquecesse de Vânia. O destino, no entanto, pode mudar a seu favor com a presença do mafioso Giuseppe Fiorentini, que possui um inusitado plano para ajudar o amigo. Quase Acaso é uma narrativa imprevisível e apresenta reflexões sobre como as escolhas, as surpresas e a sorte são determinantes para a trajetória de cada um.



Minha opinião

Esse é um livro que conta a história de um homem comum, de origem simples, mas que queria mais da vida. Seus pais são pessoas honestas, trabalhadoras, mas que estavam contentes com o que tinham, e achavam que era desnecessário estudar mais do que o básico. Então Reinaldo vai tentar a sorte na cidade grande e vai morar com a tia, mas por não ter estudo, consegue emprego de garçom. 

Vendo que aquilo não daria muita estabilidade financeira, depois de um tempo, Reinaldo corre atrás de estudos, se tornando um aluno exemplar e brilhante. E é claro, que uma garota iria aparecer no meio de tudo isso. Mesmo sempre focado nos estudos, Reinaldo não conseguiu não se interessar por Vânia, uma garota quieta e muito bonita. Eles se envolvem mas Vânia não quer assumir nada com ele por já ter um namorado. 

Reinaldo nesse momento fica despedaçado, pois perdeu o amor da vida dele e continua a se esforçar nos estudos.  Indignado com a educação no país, ele escreve uma tese revolucionária (no livro está bem explicada) e ganha fama, dinheiro e destaque no meio. Para não contar muito da história, vou apenas dizer que Reinaldo amadurece muito como ser humano, mas se torna um cínico com as mulheres, envolvendo-se apenas superficialmente com elas.

Enquanto isso, na Europa, temos a história de Giuseppe Fiorentini, desde a sua adolescência até a sua vida adulta. O que  será que acontece que cruza o caminho desses dois homens tão diferentes? Eu confirmo as palavras da sinopse: o livro realmente é uma narrativa imprevisível, que vai alterar a trajetória dos personagens mesmo quando eles não sabem disso.

Para aqueles leitores que querem dar uma pausa nos livros sobrenaturais, ou que está procurando um livro mais tranquilo, com reflexões dos problemas cotidianos, "Quase Acaso" é uma ótima pedida!
Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos
Carol

4 Comentários

  1. Olá! Muita gente não se interessa por livros que não abordam temas mais fantasiosos, especialmente nessa época em que vivemos. Por um lado é bom que isso tenha despertado mais leitores, mas por outro, é uma pena que alguns têm preconceito com temas diferentes. Eles não sabem o que estão perdendo, as lições que estão deixando de aprender. Tomara que seus olhos se abram para livros mais realistas, especialmente nacionais, e acabem se apaixonando também!! Parabéns pela resenha!!! Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. nossa to precisando de um livro assi, pois ja to cheia de livros sobrenaturais, quero um romance fofo e nacional :)

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Esses livros não me chamou muita atenção, gosto mais de livros juvenis que são para minha idade, porém achei a capa linda.

    ResponderExcluir
  4. Olá... estou lendo o livro não porque gostei, mas minha irma trabalha na livraria cultura e lá deram... Whow!!!! Se vocês querem um romance fofo posso garantir que este livro não se encaixa... OS diálogos são vagos, é um livro com palavras escrotas, uma história que deixa qualquer um depre... Sem contar que os personagens masculinos desse livro, adora xingar as mulheres dos mais variados palavrões.....

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.