Bom dia pessoal! Hoje no divã, falaremos com a autora Luciene Gonçalves sobre o seu livro, "Escolhas". Espero que gostem!


BiografiaLuciene Gonçalves é casada e mãe de três filhos. Nasceu e reside desde então, em Uberlândia/MG. É graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Controladoria e Finanças pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia.  Apesar da formação técnica, o que faz com que seus olhos brilhem e enxerguem novas nuances em cada atividade desenvolvida, são as pessoas. Por isso busca aprofundar-se e conhecer um pouco mais cada uma das pessoas que cruzam o seu caminho. Gente diferente, gente comum, gente especial, simplesmente gente...        Assim, descobriu um novo prazer: escrever. Escrever sobre as pessoas e suas histórias, escrever sobre as relações humanas. Descobriu, que o maior e melhor dos palcos está dentro de cada um. É lá que se encontram as melhores histórias... 
SinopseO que você faria se em algum momento de sua vida, se sentisse encurralado e sem saída? Como reagiria se a vida se resumisse em um grande fardo para você? É em um cenário assim que se passa a maior parte da história vivida por Maria Lucia, a personagem principal desse livro. Nascida em uma família estruturada e amorosa, ela vê sua vida se transformar em uma grande tortura devido às escolhas realizadas. Tais escolhas levam-na a um mundo de horrores. Passa a viver nas ruas e a sentir na pele todas as consequências advindas de passos impensados. “Escolhas” traz de forma clara e transparente, a luta dessa jovem para se livrar das drogas e escancara pré-conceitos e obstáculos enfrentados por portadores do vírus HIV. Ao mesmo tempo, mostra que pessoas com AIDS podem e devem continuar vivendo em sociedade, tendo e realizando sonhos. O livro propõe ainda o repensar de nossas vidas em relação ao valor que damos àquilo que realmente importa. Expõe o verdadeiro amor ao próximo, o amor da família e principalmente o amor de Deus, que se faz presente em todo o conteúdo do livro. Você vai se emocionar e se envolver profundamente com os personagens fortes desse romance marcante.


Quando surgiu o sonho de se tornar escritora?
Luciene - "Eu sempre gostei de escrever histórias, sempre fui muito imaginativa e criativa, mas não sabia que um dia escreveria um livro..., até que um dia, há cerca de 5 anos, passando por um sinal de trânsito, chamou minha atenção uma garota que pedia esmolas no local. Era uma moça muito bonita que não parecia pertencer àquele lugar. Saí dali e não consegui mais parar de pensar nela, como seria sua vida, como teria chegado ali, teria ela família, amigos, filhos...enfim, comecei a imaginar muita coisa e quando percebi, tinha um livro na cabeça. A partir daí, passei a sonhar com minha obra..."

Quais autores te influenciam na escrita?
Luciene - "Gosto muito do estilo de Machado de Assis, principalmente no que diz respeito a análise profunda sobre o ser humano, sempre presente em seus livros. E a forma como ele brinca com o tempo e o espaço influenciou-me na confecção de “Escolhas” que tem este estilo de história, contada em dois tempos de forma paralela. Mas, Khaled Hosseini foi o autor que mais me inspirou. Depois que li “O Caçador de Pipas” e “Cidade do Sol”, fiquei com muita vontade de escrever uma história bonita e cativante como as que ele escreveu".

Quais são os seus autores favoritos?
Luciene - "Khaled Hosseini, Isabel Allende e os clássicos: Machado de Assis e Jorge Amado. Ah, assisti uma palestra com a Leila Ferreira, autora do livro “A arte de ser leve” e fiquei muito fã dela também".

Qual é a sua citação favorita?
Luciene - "No fim tudo dá certo, se não deu, é porque o fim não chegou ainda..."

Apenas pela sinopse do livro “Escolhas” dá para perceber que o livro traz um tema bem delicado. O que te inspirou a escrever esse livro?
Luciene - "Foi o encontro com a mocinha no sinal de trânsito conforme contei acima. De alguma forma a sua imagem provocou em mim algumas reflexões e uma delas, foi exatamente relacionada ao tema das drogas, que infelizmente está muito próximo de todos. Todos nós temos alguém da família, ou um amigo, ou amigo do amigo que já se envolveu com drogas ou está vivendo algum tipo de problema relacionado ao tema. E, por que isto acontece? Por que tanta gente procura algo que sabe que só trará mal à sua vida? Comecei a pensar, estudei um pouco e resolvi retratar a vida de uma jovem que devido a escolhas indevidas vai ao encontro deste e de outros problemas tão ou mais sérios".

O que os leitores podem esperar ao ler “Escolhas”?
Luciene - "Emoção, muita emoção. É uma história muito forte, mas muito bonita. Mostra as consequências que escolhas indevidas podem trazer à vida de quem as faz e à vida de quem está próximo. Mas o livro tem muito mais a oferecer, em meio a tudo o que acontece a Maria Lucia (a personagem principal do livro), temos uma linda história de amor, de amizade, de fé, de esperança e de reconstrução! Sou suspeita, mas o livro realmente é muito lindo...rs".

Fale um pouco sobre o livro e os seus personagens.
Luciene - " A personagem principal é Maria Lucia, uma linda garota que tem uma família estruturada, classe média, pais maravilhosos, situação sólida e de boas perspectivas, até que um evento inusitado acontece com a família e muda por completo o curso das coisas. É uma história de luta e superação, de amor e amizade, recheada de reflexões importantes. Além de Maria Lucia, Mirtes (mãe), Jorge (pai), temos a Fernanda, anjo da guarda de Maria Lucia e a narradora da história. Janete, uma grande e especial amiga. Temos ainda o Felipe, um homem lindo e poderoso mas de personalidade e comportamento questionáveis. É necessário chegar ao final da história para conhecer sua real personalidade. E existem outros tantos personagens que tornam a história movimentada e interessante".

O que os leitores podem esperar da Luciene Gonçalves no futuro? Já existe algum projeto em andamento?
Luciene - "Eu atualmente não posso me dedicar o quanto gostaria para a literatura, trabalho muito em outra atividade e infelizmente não posso me dar ao luxo de “viver dos livros”, até porque não sobreviveria...rs. Mas não tenho dúvidas de que no futuro, escrever será minha principal atividade profissional e ainda quero colocar muitos livros no mercado. Estou no início de um novo romance, ainda não tenho o título, mas está cheirando coisa boa..., aguardem!"

Quais conselhos você dá aos autores que estão interessados em publicar o livro?
Luciene - "Que não desistam de seus sonhos! Não será fácil com certeza, mas a satisfação pessoal não tem preço..."

O que você acha dos trabalhos publicados dos novos autores nacionais e dessa abertura no mercado literário para eles?
Luciene - "Temos muitos autores maravilhosos aparecendo. Todos os dias surgem novos nomes. Isto é muito bom para o país como um todo, para a cultura deste povo e tende a abrir portas e facilitar um pouco mais o nosso caminho".

Gostaria de deixar um recado para os leitores do blog Acordei com Vontade de Ler?
Luciene - "Queria de agradecer a oportunidade de mostrar um pouquinho de mim e da minha obra para vocês e de convidá-los a embarcar numa leitura deliciosa...
ESCOLHAS, você não pode perder!
Um grande abraço a todos!
Luciene Gonçalves".




Espero que tenham gostado do Divã de hoje. Semana que vem tem mais!
Beijos

3 Comentários

  1. super bacana essa coluna que além de dar espaço para novos escritores possibilita a interção com o leitor e com a obra

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei a citação dela, frase entrou para as minhas favoritas! Posso esperar emoção, história bonita? to dentro, adorei!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma autora que conheci através do blog, :)

    Desejo sucesso!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.