Bom dia Leitores do Acordei com Vontade de Ler, tudo bem com vocês? Hoje temos no nosso Divã a autora Eleonor R. Hertzog, autora de Cisne - Uma geração - Todas as decisões. Vamos conferir?



Biografia - "Olá, pessoal. Meu nome é Eleonor Hertzog e sou gaúcha de Porto Alegre. Pediatra por formação, sou escritora de coração. Leio desde que descobri o que eram livros; não vou dizer que escrevo desde a mesma época porque eu era realmente muito pequena. Mas, desde o primeiro livro, descobri que adorava contar histórias. No começo eram as dos livros. Mais tarde, as dos livros com alguns acréscimos. E, na adolescência, começaram a pipocar personagens, lugares e situações que não vinham de livro nenhum – estavam dentro de mim. Eu cresci, meus personagens se tornaram mais complexos. Eu aprendi, eles passaram a ver o mundo de outra forma. Tive filhos, eles souberam como ser pais e mães convincentes. O enredo se tornou mais bonito e complexo e, de repente, descobri que não tinha apenas uma história dentro de mim. Tinha mundos inteiros!
Durante anos, família e alguns amigos muito próximos (meus únicos leitores até agora) me questionaram a respeito de quando eu iria finalmente considerar o livro pronto. Bom, está pronto agora. Orgulhosamente pronto! Entrego nas mãos de vocês meus personagens, meu enredo, meus mundos. Espero que tenham tanto prazer lendo quanto eu tive escrevendo!"


Sinopse - "Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!"

Olá Eleonor, tudo bem com você?
Na sua biografia podemos observar que você teve o “gosto” pela leitura desde cedo. Mas quando surgiu a autora Eleonor?
Eleonor – “E se eu disser que não sei, rsrs? Lembro de mim pequena ainda, rabiscando em cadernos. Na adolescência, foram pilhas e pilhas de cadernos! Então, desde a adolescência, com certeza. Antes disso, sei lá...”

O que os seus fiéis leitores (amigos e familiares) estão achando da publicação do seu livro?
Eleonor – “Só para esclarecer, meus “fiéis leitores” até agora podiam ser contados nos dedos das duas mãos, ok? Todos sempre perguntaram o que eu estava esperando para publicar. O que estão achando agora? Bom, em resumo, “até que enfim, pô!””

Existe algum autor (es) em especial que você tem como inspiração?
Eleonor – “Inspiração, especificamente, não. Muitos me influenciaram das mais diversas maneiras, e fica mais fácil se eu responder junto com a pergunta seguinte”.

Quais são os seus autores favoritos?
Eleonor – “Agatha Christie – se não li todos os livros dela, li quase todos. Com ela, a gente aprende a pensar antes de escrever. Nada de pistas demais, nada de pistas de menos, nada de sacadas mirabolantes que não eram nem sugeridas na história antes. O final precisa ser coerente com o início e o meio do texto.
Isaac Asimov – ficção científica escrita de forma simples e clara, sem se perder em detalhes técnicos. Acho que li tudo dele, também.
Tolkien – é óbvio! Ele é praticamente uma unanimidade entre quem gosta de fantasia”.

Qual (ais) livro(s) você tem como preferido(s)?
Eleonor – “O Senhor dos Anéis (Tolkien) e Fundação (Asimov) entre os tijolões de tamanho avantajado. Diversos da Agatha Christie, mais Shibumi, O Pequeno Príncipe, Fernão Capelo Gaivota, nossa, a lista é grande!”

Fale um pouco sobre o seu processo criativo.
Eleonor – “Ultimamente, o “processo criativo” se resume a revisar, revisar, revisar, revisar...”

Como está sendo conciliar a carreira de médica, mãe e autora?
Eleonor – “Um caos, rsrs! O que é mesmo dormir oito horas por noite?”

Agora vou tentar me conter um pouco (senão sem querer sou capaz de falar mais do que deveria rsrs) porque como leitora estou muito curiosa sobre o seu trabalho. “Cisne” é o primeiro livro da série Uma Geração. Todas as Decisões. Quantos livros compõem a série?
Eleonor – “Digamos que diversos...”

Eu preciso perguntar isso porque fiquei muito curiosa ao ler seu primeiro livro. A trama é complexa, muito bem elaborada e detalhada. Quanto tempo levou para criar todo esse universo da série Uma Geração. Todas as Decisões?
Eleonor – “Desde a adolescência, ora essa! Sou escritora de uma história só. “Uma geração, Todas as Decisões” é caprichadíssima por isso!”

Você tem algum personagem favorito?
Eleonor – “Favorito, não. Eu gosto de todos. Como a história é grande, cada um tem seu momento de brilhar e todos eles costumam aproveitar seu momento muito bem. Mas, se quer saber se tem algum especial para mim, tem, sim. Na verdade, são dois: Doris e Henry Melbourne. Eles apareceram no enredo porque toda aquela turma precisava de pais. Mas, disse eu comigo, ser pai e mãe de uma turma dessas não deve ser fácil. Precisavam ser pais com muita personalidade. Estabeleci a base da personalidade deles. E, para minha surpresa, eles fizeram o resto sozinhos! Eles se estruturaram e ganharam vida própria de tal forma que, em muitas situações, não precisei pensar que solução dar ao problema/impasse/situação. Eles encontraram a solução sozinhos, eu só tive que escrever. A sensação de um personagem tão vivo que pega sua mão e sai escrevendo é fantástica!”

A família Melbourne, ah... O que não perguntar sobre eles. Todos os personagens da família, na verdade, do livro, tem personalidades fortes, com características próprias. Como foi criar esses personagens?
Eleonor – “Maravilhoso, como se nota pela resposta acima!”

O que os leitores podem esperar do livro “Cisne”?
Eleonor – “Basicamente, diversão! E um enredo que não é baseado em gente fazendo bobagens, mas sim em gente tentando acertar”.

O que o futuro reserva para a autora Eleonor Hertzog? Quais são os seus projetos futuros (fique a vontade para falar em detalhes da série Uma Geração. Todas as Decisões. rsrs)
Eleonor – “Acho que o futuro me reserva muitas noites de pouco sono! Sério agora, o Cisne é um sonho tornado realidade, e muitas vezes ainda paro na frente da minha estante, olhando a lombada do livro e sorrindo sozinha. O projeto mais imediato é o segundo livro, é claro. Deve se chamar Linhagens, está pronto, revisado, nas mãos do editor. Como o próprio título sugere, neste livro as Linhagens, que são apenas mencionadas no Cisne, mostram a sua importância na história”.

Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do blog Acordei com Vontade de Ler?
Eleonor – “Quem está aqui, seguindo este blog maravilhoso e lendo esta entrevista, já é um leitor. Então, não preciso falar da importância e da delícia que é ler! Mensagem: continuem assim, pessoal. Ler é tudo de bom!” 

Para aqueles que ainda não conferiram a resenha aqui no blog: Confiram a resenha
Então, o que vocês estão esperando para ler "Cisne"?
Espero que tenham gostado da entrevista, na próxima semana trago mais um autor ao divã!
Beijos
Carol

3 Comentários

  1. o livro é um sucesso e é bom conhecer mais da autora

    ResponderExcluir
  2. Incrivel a postagem, fiquei admirada com a simpatia da Eleonor, estou super ansiosa para ler Cisne! Vou conferir sua resenha, para saber um pouco mais ;)

    Bjs

    daimagiacaoaecrita.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Muito obrigada pelo espaço para falar um pouquinho mais sobre o Cisne! Valeu!
    Bjs,
    Eleonor

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.