Sinopse - "Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia".


Minha opinião - Antes de começar a falar da trama em si, quero comentar sobre a capa: achei simplesmente maravilhosa, combinando com a época retratada pela trama, e o detalhe do navio ao fundo. Ficou simplesmente linda! Como a sinopse explica, o livro vai focar principalmente em duas personagens: Tess Collins e lady Duff Gordon. Tess almeja usar o seu talento com costura para conseguir uma vida melhor, e em um momento de coragem, abandona o emprego e vai atrás de uma vida melhor, embarcando no Titanic, como ajudante pessoal da lady Duff. Lady Duff, percebendo o talento de Tess, começa a passar algumas tarefas mais específicas, o que de certa forma aproxima as duas. Infelizmente todos sabemos que o Titanic afunda. A trama vai se desenrolar exatamente durante e após o naufrágio do navio, pois irá mostrar como as duas vão agir em uma situação de pânico, sendo julgadas pela sociedade pelos acontecimentos dessa tragédia. O livro retrata de forma "romântica" a situação pela visão de Tess, que acaba conhecendo dois homens distintos: um com uma vida simples e outro abastado. Além disso, Tess também estará realizando os seus sonhos. E temos os mesmos acontecimentos vistos de forma "direta" pela visão da lady Duff. O livro é um relato emocionante sobre a tragédia ocorrida com o Titanic, ao mesmo tempo que é um testemunho da esperança e do amor. Eu não quero estragar o livro para aqueles que não leram, mas eu afirmo que houve momentos em que eu chorei com a descrição de acontecimentos com alguns personagens secundários. Outros personagens, como uma determinada jornalista roubaram a cena com a sua perspicácia, bondade e honestidade. Alguns, como uma dama da sociedade que realmente fala o que quer quando quer, me fizeram rir em meio de um clima trágico, fazendo com que eu percebesse que onde existe esperança, existe a possibilidade de um recomeço. Outro detalhe interessante no livro é a nota da autora no final, explicando que alguns relatos são verdadeiros e que a base de seus personagens principais também, inclusive as acusações. A autora descreveu situações e personagens tocantes utilizando o mundo da moda da época e romance como fundo.  Mais uma vez a editora realizou um lindo trabalho. Encontrei alguns erros na digitação, mas nada que interferiu no ritmo da leitura.
Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos
Carol

8 Comentários

  1. Adorei a resenha... *u*
    Parece ser um ótimo livro..
    Me deixou curiosa principalmente por a estória se passar no Titanic..
    A capa é linda... Quero muuito lê-lo... =)

    ResponderExcluir
  2. Também achei linda a capa, acho que foi o que mais me chamou atenção, mais do que a sinopse.
    Essa coisa do titanic mexeu comigo, a tão fomosa história com outra visão deixa uma curiosidade enorme pairando no ar.
    Quero muito ler o livro, gostei da trama e tenho certeza que vou gostar da história também.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante essa mistura entre ficção e fatos reais, parece que a autora conseguiu fazer essa ponte de forma equilibrada.

    ResponderExcluir
  4. Acho que preciso ler esse livro o quanto antes, não só pelo fato de se passar no titanic, mas porque não é aquela mesma história do Jack e da Rose... Esse livro é o complemento que faltava e, os fatos reais descritos nele devem ser arrepiantes! Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler A costureira. Me pareceu ser bem elaborada a história e com sua resenha fiquei curiosa com a história dela. Se conseguir vou tentar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da capa, e a estoria parece ser boa, pelo fato de se passar em um local conhecido, o Titanic, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a capa do livro, é muito bonita.Achei muito interessante o fato de contar um pouco sobre as pessoas que estavam no Titanic, isso foi o que me chamou mais atenção.

    ResponderExcluir
  8. Oi resenha interessante principalmente pelo cenário da história (titanic) e pelas personagens e suas vidas.
    A capa está maravilhosa muito bonita!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.