Sinopse – Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos”. 

Minha opinião – Eu terminei a leitura de “Como viver eternamente” já faz alguns dias, mas precisei refletir sobre como iria escrever uma resenha sobre um livro tão delicado e ao mesmo tempo tão impactante.
Ao iniciarmos o livro, nos deparamos com a primeira lista de Sam:

“Lista nº 1 – Cinco fatos a meu respeito:
1. Meu nome é Sam.
2. Tenho onze anos.
3. Coleciono histórias e fatos fantásticos.
4. Tenho leucemia.
5. Quando você estiver lendo isso, provavelmente estarei morto”.

Sam é um garoto de 11 anos que está ciente que tem os dias contados. Seu melhor amigo, Félix, tem 13 anos e também está doente. São dois jovens que tentar enfrentar os dias com o máximo de normalidade possível. Durante as aulas da Sra. Willis (ela dá aula particular aos dois em casa), Sam é incentivado a escrever, e a partir desse momento, somos transportados para a vida de Sam. Quanto mais eu avançava na leitura, mais imersa na vida de Sam eu fiquei. Esqueci-me completamente de que esse livro não foi escrito por ele, pois os capítulos curtos, as emoções e devaneios demonstrados em “Como viver eternamente” fizeram com que o Sam se tornasse muito real. Do começo ao fim do livro, Sam e Félix arrancaram risadas e lágrimas.
Com personagens cativantes e uma visão da vida direta, algumas vezes alegre e outras tristes, são alguns dos ingredientes que tornam esse livro uma leitura essencial.
Quanto à diagramação, layout e revisão, a editora está de parabéns. O modo como as listas do Sam aparecem, dão veracidade a trama, fazendo que o leitor acredite que realmente está lendo uma lista sua. Os desenhos, comentários e observações feitas nas páginas dão a impressão de que o livro é o diário de um jovem, o que complementou de forma magistral a história.
Espero que tenham gostado da resenha.
Beijos               
Carol 

13 Comentários

  1. Oi, Carol.
    Adorei a resenha, mas esse tipo de livro não é para mim. Fico muito mal com histórias de crianças doentes e prefiro não ler livros assim!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Gostei da historia, a resenha tá linda.

    Fiquei com vontade de ler! :D

    bjs
    modaeeu.blgospot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é o meu preferido. Sam tem o poder tocar a gente e nos mostrar que nossa vida não é tão curta como imaginamos e nossos sonhos não são tão impossíveis ao ponto de não sermos capazes de realizá-los.

    ResponderExcluir
  4. ese livro e lindo demais eu chorei muito mais vale a pena ler e ler de novo e o livro mais lindo que parabens ♥

    ResponderExcluir
  5. Livros assim me cortam o coração, só pelo fato de ter uma criança eu amoleço... Agora uma criança doente é muito mais impactante pra mim. Tenho certeza que esse é o tipo de livro que não tem como parar de ler e que a única coisa que temos é a emoção de acompanhar as personagens!
    Sua resenha mexeu comigo, kkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Caramba, tão jovens e com esse estigma de tão curta vida. Mais pelo que entendi cheios de desejos e intenções de viver,mesmo que por pouco tempo. Lindo.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha, vou adicionar este livro na minha lista. Parece ser ótimo para refleti na própria vida.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro mas me deu vontade de ler. Gosto de histórias emocionantes e de livros ilustrados.

    ResponderExcluir
  9. Só de ler a resenha, já começo a imaginar a vida do Sam: com certeza deve ser horrível escrever tudo o que você gostaria de ser ou fazer e saber que nem tudo será possível... Aaaaaaaa preciso ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  10. Livros assim funcionam como uma "válvula de escape" porque são leves emocionantes e trazem reflexões importantes para fazermos sobre o livro e até mesmo sobre as nossas vidas.
    Realmente a primeira lista de Sam é impactante!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é Lindo (:

    ResponderExcluir
  12. Gostei D+ da resenha fiquei interessada no livro quando minha prima me falou dele , ela me disse q a cada pagina ela se emocionana e a cada emocao ela ria e chorava com Sam . Eu gosto de livros assim q quanto mais agente le mais agente quer saber o q vai acontecer entao preciso urgentemente ler esse livro ! o_O :-D

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.