Sinopse - "Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia. A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição). O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção".


Minha opinião -  Simplesmente apaixonante. Eu não sabia o que esperar quando iniciei a leitura de "Em busca de um final feliz". Como a autora trabalha como redatora em um jornal eu esperava um texto em um ritmo mais direto, seco, e o que eu encontrei foi uma narrativa envolvente e um livro repleto de personagens cativantes.
Com um cenário de pobreza extrema, no caso do livro na Índia (mas que poderia ser em qualquer lugar no mundo), acompanhamos personagens que sonham, aspiram e lutam por uma qualidade de vida minimamente necessária. É impossível não relacionar com cenários em diversos locais, inclusive no nosso país. O livro além de emocionar também levanta a situação das desigualdades sociais e das dificuldades que as pessoas enfrentam. 
Cenários reais, retratados de maneira direta, tirando o fôlego do leitor:

"O marido de Fátima adorava as filhas e lamentou-se ao vê-las indo embora. Mas ele trabalhava quatorze horas ao dia, separando lixo e, às vezes, os bêbados locais abusavam das menininhas que ficavam sozinhas em casa, em Annawadi". (p.146)

Emocionante, tocante e verdadeiro. Uma leitura impactante.
Em relação a revisão diagramação e layout, a editora está de parabéns. Encontrei uns dois errinhos de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura. A capa é perfeita para o livro, não tenho palavras para definir o que eu senti ao vê-la pela primeira vez.
Espero que tenham gostado da resenha.
Aguardo comentários.
Beijos
Carol

Ps: Essa resenha também será publicada no blog Floreios e Borrões.

4 Comentários

  1. Nossa, a capa já é bem chocante, creio que a leitura seja muito boa de ser feita por se tratar de realidade. E ao mesmo tempo deve ser uma leitura densa, mas creio que valha a pena pelo que você disse. Adorei a resenha! É bom ler algo tocante às vezes e essa realidade tá tão próxima da gente ):
    Enfim, boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e estou louca pra ler esse livro... :)

    ResponderExcluir
  3. Acho essa capa muito bonita. Parece mesmo ser muito interessante e apaixonante esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol.
    Li excelentes comentários sobre esse livro e fiquei curiosa para ler. Vou ver se acho a versão digital dele!!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.