Sinopse - "Gwen, uma garota de 15 anos, marca sua festa de aniversário no meio da mata. Sua irmã Nell sabe dos perigos de fazer uma festa na floresta, mas Nell não consegue impedir a irmã. Gwen é levada pela névoa da floresta. Somente Nell sabe quem está por trás do sequestro de sua irmã – o garoto que ela imaginava ser seu amigo, o belo e misterioso Evan River. Evan não é um garoto comum – ele tem um segredo que fará com que Nell questione tudo o que ela sempre ouviu de sua avó: que as histórias sobre as meninas perdidas fossem apenas contos de fadas. Evan vive à margem do mundo de Nell, raramente vislumbrado, incompreendido e temido. Um confronto entre os dois mundos está prestes a começar".

Minha opinião -  "Névoa" é o primeiro livro da série da escritora Kathry James e traz como protagonista Nell, uma jovem de 13 anos, que é considerada um pouco "peculiar" graças a sua personalidade reservada, observadora e um pouco obsessiva.


"Era verdade: não saber nada sobre qualquer coisa a enlouquecia. Talvez tivesse herdado algum gene detetive de sua mãe policial, mas Gwen dizia que ela era obsessiva. Mesmo quando pequena, se visse metade de uma placa de rua, ou de um bilhete, ou de um cartaz na rua, tinha que voltar para ler por inteiro". (p.14)
Nell observa na escola um jovem que chama muito a atenção mas que ninguém mais o percebe: o Evan. O que Nell não pode imaginar é que esse jovem esconde muitos segredos.
"Quantos garotos de quatorze anos tinham a pele pálida como leite, como se nunca tivesse visto o sol, o cabelo tão claro que parecia ter sido embranquecido e os olhos negros como carvão? Acrescente a isso o pequeno brinco de prata brilhando numa orelha e a pequena tatuagem da cabeça de um lobo na parte interna de um de seus punhos. Quem era ele?". (p.12)
A família de Nell é composta pela sua mãe Jackie, seu pai ausente Tom, sua avó "excêntrica" Druscilla Church (que é a personagem que narra através de seus arquivos o conto do Elfo-Rei" e a sua irmã Gwen, que nesse livro aparentou ser uma adolescente muito superficial.
"Tom Chuch tinha um cargo alto no Departamento de Investigação Criminal (DIC), sempre trabalhando em algum caso importante. Sempre ocupado demais para fazer uma visita, o que certamente não impressionava Jackie". (p.29)
"A cada cem anos, os Elfos vêm buscar uma criança humana por vingança. E elas não podem escapar, porque, se o fizerem, envelhecem e morrem". (p.78)
O interessante nesse livro é o fato de que a protagonista tem apenas 13 anos. É uma protagonista bem jovem e que apesar de ser socialmente excluída, tem uma capacidade de percepção tremenda e ainda por cima cuida de sua irmã mais velha, que é totalmente irresponsável. Outro ponto muito positivo nesse livro, é que apesar de ser uma série, ele possui uma trama principal que tem começo e fim no primeiro livro, que é o sequestro de Gwen. Esse é o pontapé inicial para o leitor conhecer detalhes sobre o mundo dos Elfos, seus integrantes e sua relação com os lobos e conseguimos ter um vislumbre de seu líder Fen e o seu lobo Thor; além também de conhecermos os Observadores, um grupo que está sempre travando lutas com os Elfos.
Um detalhe nesse livro que não me agradou foi o fato de que todos, incluindo seu pai deixa claro a preferência pela Gwen, mesmo a garota não dando motivo para isso, pois a única coisa que tem a seu favor é a sua beleza.
É sempre bom o leitor lembrar que com uma protagonista tão jovem o livro tende a atingir um público também mais jovem. A autora foi muito inteligente em não criar um relacionamento romântico nesse primeiro livro, mas mostrar algumas nuances de um possível primeiro amor. Quem sabe nos próximos livros ocorra uma passagem de tempo e uma Nell mais velha não tenha um namorado?
Em relação a revisão, diagramação e layout, a editora realizou um trabalho incrível. Adorei a escolha da fonte e seu tamanho (ajudou muito na leitura noturna rs), a revisão foi muito bem trabalhada e a capa está linda e combina com a trama.
Uma leitura leve mas ao mesmo tempo apaixonante. Para fãs do gênero, eu recomendo a leitura.
Espero que tenham gostado da resenha.
Aguardo comentários.
Beijos
Carol

4 Comentários

  1. Que capa lindaa! *--+
    O texto está muito bom,tenho que ler. xd

    Bjs
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*
    As inscrições para o sorteio de um livro diretamente de Portugal ainda estão abertas. Clique aqui para participar. :))

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa e a sinopse me chamou a atenção! :)
    Pela sua resenha fiquei curioso para lê-lo !

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro bem interessante e a sinopse é bem curiosa. Além de tudo essa capa é muito linda.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha e fiquei bastante interessada. Vi a sinopse no Skoob e acho que parece ser uma estória maravilhosa <3 Você acabou dando um spoiler no meio disso e eu chorei por isso, mas okay, passou. Acho que vou ver se consigo comprar, esse livro parece ser maravilhoso!
    http://viagem-a-terra-do-nunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.