Sinopse - "Vinte visões sobre o último dia antes do fim do mundo. Uma antologia emocionante e surpreendente, que vai fazer você refletir sobre os piores medos, angústias e valores do ser humano. Contos surpreendentes da primeira à última linha que vão abalar suas estruturas, e talvez mudar seus conceitos sobre este suposto cataclismo". 


Minha opinião - "O último dia antes do fim do mundo" é um trabalho incrível de escritores nacionais talentosos. Quando li sobre o tema do livro, fiquei imaginando tramas repletas de apocalipses, fenômenos inexplicáveis e algumas outras situações que sempre nos remetem ao fim do mundo. Sim, o livro contêm tudo isso e muito mais. Observar o que cada escritor definiu como fim do mundo me deixou empolgada. E se a perda de um grande amor for o seu fim do mundo? A perda de um familiar? Uma invasão extraterrestre? Uma profecia? A imaginação desses escritores não teve limites! A cada conto lido fiquei refletindo sobre sentimentos, chorei, ri, senti medo e me emocionei. 
"O último dia antes do fim do mundo" é uma obra completa, onde podemos conhecer um pouco mais a escrita e a linguagem de cada escritor, alguns com um tom mais reflexivo, outros mais ficcionais e outros um pouco mais científicos. A obra abrange diversos gêneros e deixa o leitor preso aos mundos criados pelos escritores do início ao fim. Um detalhe muito importante que enriqueceu muito a obra foram as ilustrações no início de cada texto. São ilustrações belíssimas, com traços fortes e bem definidos que tentaram capturar a essência de cada trama em uma única imagem.
É a segunda obra que eu tive a possibilidade de ler que foi publicada pelo Ases da Literatura e devo dizer que o cuidado nos detalhes é perceptível, enriquecendo o material apresentado. Seja através de ilustrações, da diagramação, do cabeçalho e do rodapé, fica claro o carinho pelas publicações.

"Posso não acreditar em tudo  que me disse, mas acredito em você e vou segui-la até o fim" - SOLLARIA Alpha - Fabio Abreu.
"Você nunca me perdeu... E agora eu serei o seu sol.. Para sempre.. amor meu.." - SOLLARIA Omega - Fabio Abreu.
"- Você deseja fama como ninguém. Tem uma fome animalesca, uma sede vampiresca por poder e exaltação". O preço da Fama - Robson Gundim.
"Seus treze invernos escondiam, sob o seu rosto de criança, uma alma envelhecida e desencantada da inocência infantil que deveria ser sua por direito divino". O fim do mundo de Ava - Lucas Odersvank.
"Todos morreriam da mesma forma, iriam receber o mesmo fim, então por que se achar melhor do que os outros?" - Lírios para Antonieta - Carolina Cequini.
"...mas hoje tenho que ficar com a minha família. Afinal, nunca se sabe quando será o nosso último dia". Uma matéria inesperada - V. R. Spilman.
"Como eu previ, o nosso mundo termina aqui". O menino que viu o fim do mundo - Marcelo Maropo.
"Eu, se fosse Deus, já tinha dado um Game Over faz é tempo! Ia focar lá em outro planeta do sistema solar, com seres mais evoluídos, pois aqui a experiência falhou, meu amigo". Despertar - Paula Scaf.
"Todos os escolhidos deviam reagir daquela forma quando tomavam conhecimento de sua missão". O último pôr do sol - Glau Tambra.
"O que está acontecendo? Ele só está olhando nos meus olhos, por que eu estou sentindo tudo isso?". Amor em meio `a guerra - M. J. Atalaia.
"Pois esta é a primeira e a única regra sobre o poder: não importa o quão poderoso seja, sempre haverá algo ou alguém mais poderoso. Até que esse poder destrua tudo". Cinza - Fernanda Brandalise.
"Embora tenha findado a vida de muitos, nunca havia pensado a respeito da própria morte. Do fim". O último dia - Augusto Assis.
"Não faça da sua vida um rascunho.Talvez não tenha tempo de passá-la a limpo". A integração - Adriana Ramiro.
"Agora entendi.. O mundo dos outros não havia acabado, mas o meu, sim". Tempestade de dezembro - Maud Epascolato. 
"Antes de dar um passo, ela agradeceu o fim por ter lhe dado coragem, e desejou que todas as pessoas que viessem a ouvir a sua história tirassem um dia para viver como se fosse o último, deixando de reclamar dos problemas e correndo atrás de seus sonhos, como ela fez". Amor antes do fim - Cristiane Broca.
"Quem pode dizer quanto viverá neste mundo louco no qual habitamos?". Será o fim? - M. F. Venceslau.
"O mundo que conhecemos mudou, e muito. Por um tempo de silêncio e de luto, quem sobreviveu estava protegido das ondas do mar, ou navegando sem norte". Depois do fim - Michele Mourão.
"Um dia que era para ser de pura felicidade e transformação ..... havia se tornado um pesadelo em questão de minutos". O início do fim - Michel Amorim.
"Simplesmente porque queremos alguém e sabemos como forçá-lo a querer-nos também, não podemos fazer isso". No fim a verdade sempre vem à tona - Elen Queiroz.
"Agradeci pela segunda vez na vida a Deus. A primeira foi quando eu tive meu bebê nos braços, mas era tão gratificante quanto a outra". O encontro final - Pâm Vital.
"E eles escolheram pessoas com dons úteis para continuarem vivas, e você foi uma delas". O garoto dos meus sonhos - Duda Oliveira.

E então leitores do Acordei, o que acharam da resenha?
Aguardo comentários.
Beijos 
Carol

23 Comentários

  1. Uma linda resenha dessa antologia que já emocionou e tem emocionado muitos leitores através de suas histórias de tirar o fôlego!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro e achei bastante interessante..gosto muito de livros assim em que a estória remete a um "fim do mundo" :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar deste livro! Super me interessei pela história e apesar de não ser grande fã de contos entrou para minha wishlist

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas, graças a você estou a desejar..rs. Fiquei interessada em ler alguns contos, eu adoro livros de contos, porque quando você quer relaxar vai ali pega o livro lê um conto e deu, ficou boa de novo e é rapidinho de ler!

    ResponderExcluir
  5. Realmente com este titulo o livro me faz pensar em apocalipse, a terra chegando ao seu fim, o caos que isto seria. Como eu não curto ler contos e nem livros desse tipo então esse vai ser um que não vai está na minha lista, mas que bom que você gostou né? Assim nos mostra que existem escritores nacionais bem talentosos por ai.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  6. Achei bem diferente e interessante o tema dos contos deste livro! Nunca li nenhum que tratasse do último dia antes do fim do mundo por diversas visões e fiquei bem curiosa para ler os contos, deve ser mesmo um livro para refletir! :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros de contos, e achei essa temática muito interessante. Assim que li o título, também imaginei contos mais voltados para o apocalipse, mas essas outras vertentes que os autores criaram, também tem seu fundo de verdade. Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Eu simplesmente AMO a temática de fim do mundo/apocalipse. Achei interessante a criatividade de abordar outras coisas dentro desse tema!

    ResponderExcluir
  9. Um tema assim sempre nos faz refletir e temer. E um livro com vária visões do fim de mundo é algo aterrador e eletrizante. Fiquei bastante curiosa com este livro. Em se tratando de um tema desses com certeza vou ter que ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Pela resenha já vi que é mais um escritor nacional de qualidade. Sou completamente apaixonada por nossa literatura. Parabéns por abrir esse espaço para nossos talentosos autores.

    Abraço!

    www.amantesporlivrosefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog e pela resenha. É bom ter uma ideia antes de ler.Não conhecia este livro anamcara.er@hotmal.com

    ResponderExcluir
  12. Gente! Para tudo que eu quero ver essas ilustrações pra ontem haha sem falar nas histórias sobre o fim do mundo. Vai para minha listinha também ;)

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  13. Carol!
    Pelo que entendi o livro são contos pré apocalíptico e o tema é bem interessante e como falou que são contos bem escritos e a editora deu uma diagramação muito boa, o que facilita ainda mais a leitura.
    Gostei da resenha, gostaria apenas que tivesse citado o título dos contos da antologia.
    Desejo uma semana carregadinha de luz e paz!!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Livro super interessante!! Gosto de contos e dessa diversificação de autores, cada um mostrando uma maneira de ver o último dia antes do fim do mundo!!! O que cada uma faria se estivesse sendo o último dia para si?? Achei um tema diferente e bem legal!!

    ResponderExcluir
  15. Como eu adoro contos! Sou aficionado por contos e admiro a genialidade desse tipo de coletânea, ainda mais quando se trata de um tema definido como o desse livro. Imagino as diversas nuances de cada conto, como os autores transcreveram suas ideias do fim do mundo, e chego a duvidar que tal obra seja real.
    Atualmente tenho optado cada vez mais por contos, sua escrita rápida e concisa é uma passagem garantida para o surgimento de inúmeros sentimentos, de ódio a amor, de alegria a tristeza, e isso me motiva e me faz desejar conhecer tal obra.


    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  16. O livro parece ser ótimo, histórias sobre o fim do Mundo sempre nos fazem refletir, gostei muito de saber que o livro tem vários contos e que abrange diversos gêneros.

    ResponderExcluir
  17. Adorei esta ideia de reunir as impressões de vários autores sobre este tema tão temido. O fim do mundo como estamos vivendo deveria ser o desejo coletivo da humanidade mas principalmente deveríamos nos unir para fazer isso acontecer. Trazer a paz para o planeta depende de cada um de nós. Basta mudarmos a nós mesmos e consequentemente o mundo a nossa volta também mudará.
    A leitura deste livro promete ser interessante e gratificante.

    ResponderExcluir
  18. Não sou muito fã de contos. Porque, em sua maioria, quando a história começa a ficar mais empolgante, logo acaba e me deixa com gosto de quero mais.
    Bem, histórias apocalíticas são interessantes. E essas, pelos trechos que citou, nos fazem refletir sobre diversos assuntos dentro da temática, o que é legal por apontar diversos caminhos e escolhas.
    Não conhecia o livro, mas parece muito bom!

    ResponderExcluir
  19. Adoro contos....Não entendo ao certo o por que de ser um gênero tão rejeitado por meus colegas, já que muito me agrada!!! a resenha esta ótima :0

    ResponderExcluir
  20. Estou querendo ler o livro já faz um tempo, desde que lançou...Espero que possa ler logo...
    Alguns dos autores eu ja conheço... e sei que a qualidade dos contos dever estar ótimos...
    Parabéns pela resenha....abçs.

    ResponderExcluir
  21. Tá aí uma coisa nova, sempre pensei no fim do mundo como o fim do planeta terra mesmo, e também nunca pensei em ler uma história sobre isso em que eu pudesse rir. Já ganhou minha curiosidade xD

    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que ideia genial tiveram ao lançar um livro abordando esse tema de forma diferenciada.. todos comentam sobre isso, mas, normalmente o depois... Amei saber que criaram contos e pelo que vi, tenho certeza que são incríveis..Preciso ler esse lviro.
    bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.