Sinopse - "Um sonho em comum. Uma viagem para a misteriosa e irresistível Amazônia. Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, o leitor conhecerá Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, em uma viagem de busca por conhecimento, não só do lugar, mas também deles mesmos. O que estará escondido na incrível Amazônia? Passando por Manaus, pelo maravilhoso encontro das águas de Rio Negro e Solimões, Parintins, a misteriosa Fordlândia e a incrível Belém, descobriremos segredos, sentimentos, que levarão o leitor a conscientização da preservação da Amazônia, a quebra de mitos, o folclore da região, uma pitada de romance e suspiros que deixarão o leitor atento do começo ao fim. Seus sonhos e desejos destacados nas páginas de Amazônia – Um Caminho para o Sonho. Quando é preciso abrir mão daquilo que amamos nasce a descoberta da força para percorrer o caminho para o sonho".

Minha opinião -  O livro "Amazônia - Um caminho para o sonho" possui um enredo simples: quatro amigas que passam as suas férias juntas conhecendo a Amazônia. Apesar da proposta simples, a escritora conseguiu trazer para os leitores peculiaridades, contos e lendas do nosso país de forma simples, com uma conversa entre amigos, de modo  que o leitor consegue "sentir" a narração, sentir-se envolvido em meio a um local tão rico em histórias.
As quatro amigas: Ana Carolina, Rafaela, Joana e Camila são um sopro de vida: jovens com sonhos, ambições, aspirações e uma sede de conhecimento inesgotável. Suas personalidades se complementam. Cada uma com uma história de vida diferente mas com o amor pela Amazônia em comum.
Conforme o grupo avança em sua viagem, vamos conhecendo personagens locais, que trazem em suas próprias histórias, um pouco da história local. Conhecemos a história do índio Ajuricaba, o Teatro Amazonas, a lenda das Amazonas e muito mais.  O leitor também realiza uma incursão na culinária local, através de seus pratos a base de peixes e seus sucos com frutas consideradas "exóticas" por muitos.
"O viajante percorria as cidades e estava sempre atento ao conhecimento, tentando ao máximo fazer parte da vida diária de um povo, já o turista só ficava com máquina fotográfica na mão, fazendo cara de tolo e comparando estilo de vida". (p.177)
Ainda é possível se deliciar com um início de romance. Rafaela e Daniel (o guia das garotas), trocam olhares, ficam sem graça um com o outro (a Rafaela na verdade) e se aproximam aos poucos. É o tipo de romance gostoso de ler, bem construído repleto de "química" mas sem precipitação de nenhum dos dois. Deixa o leitor com um gosto de quero mais. Fica claro desde o início da leitura, a preocupação e a pesquisa realizada para fundamentar o livro. De modo bem detalhado, com uma linguagem simples e clara e uma narrativa deliciosa. 
Um livro sobre aventuras, história e sonhos. 
Em relação a revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. A capa é simples, mas muito bonita e totalmente relacionada à trama. 
"As vezes é difícil para o ser humano percorrer caminhos desconhecidos; os que ousam sabe que vale a pena, mas não há como fazer com que todos ultrapassem seus dias de tempestade para poderem contemplar o início de dias melhores. Cada um é responsável por sua vida e suas atitudes; os que desafiam seus limites vão além. Nenhuma força é capaz de conter um ser humano que quer voar além dos limites do céu". (p.190)
Espero que tenham gostado da resenha.
Aguardo comentários.
Beijos
Carol

Ps: Marli, por favor, eu quero mais sobre a Rafa e o Daniel no segundo livro.
Isso mesmo leitores, a autora está realizando uma pesquisa para o segundo livro que irá ocorrer nos Andes Peruanos *-*

3 Comentários

  1. Estou bastante otimista com esse livro, cheia de expectativas! Acho a proposta super interessante e se bem aproveitada, rende uma linda história. Vejo que o romance parece ter agradado bastante e me deixa ainda mais ansiosa para ler! Estou só esperando o meu chegar para devorá-lo :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Carol, eu amei suas palavras na resenha. Vc abordou super bem os pontos do livro: romance, história, aventura, amizade e sonhos! Humm, algo me diz que há a possibilidade de mais romance aqui nos Andes. Será? hehehe

    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uma resenha sensacional!!! O livro Amazonia - Um caminho para o sonho é uma obra literária de extremo conteúdo cultural e deveria ser lido por todas as pessoas!!! A escritora Marli Carmen Janchkee vive de verdade o que escreve em seus livros!!!

    UMA VIAGEM AO FUTURO
    http://www.umaviagemaofuturo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.