Sinopse - "O ano é 2184, a tecnologia avançou de forma veloz e assustadora. A sede do homem pelo “progresso” fez se exaurir grande parte das reservas naturais do planeta. Diante da escassez geral de alimentos e fontes de energia, a terceira grande guerra foi inevitável. Depois de um confronto sangrento de violência irracional e desenfreada, a guerra acabou, e o resultado: todos foram derrotados. O mundo que conhecemos hoje foi reduzido a destroços de uma civilização que não mais existe. Mais de 90% da população foi dizimada. Diante da fragilidade dos sobreviventes, as criaturas que antes viviam nas trevas, escondidas e agindo enquanto todos dormiam, fizeram do planeta destruído seu domínio. Os humanos, aterrorizados, passaram a se esconder em abrigos subterrâneos e em velhas galerias de esgotos. É nesse cenário caótico que Ezequiel, um caçador de demônios, viverá a jornada que mudara totalmente o rumo de sua vida e da de muitos outros. Um cavaleiro solitário que vaga pelas terras devastadas, caçando e eliminando os Filhos do Inferno. Mas Ezequiel não tem esperança de um futuro melhor, persegue os infernais somente por ser a única coisa que sabe fazer. Quando o caçador, após um exorcismo, se vê obrigado a levar consigo a menina que salvou, uma onda de acontecimentos o conduz à derradeira aventura que culminará no embate final entre a Terra e o Inferno. Somente um será o vencedor, e o destino do que resta da humanidade depende da coragem de Ezequiel e dos aliados que se juntarão a ele nesta incrível e perigosa jornada. Se falharem, Terra e Inferno passaram a ser um só mundo, de eterno castigo para todas as almas humanas". 


Minha opinião - A sinopse do livro deixa claro o mundo caótico criado pelo escritor nacional Samuel Cardeal. É nesse mundo que o protagonista do livro Ezequiel cresceu. Em 2184 já está com quase 30 anos e é um caçador que teve uma infância muito difícil.
No núcleo dos caçadores ainda temos Abel, o expert em armas e produção de balas; Salomão, o tio de Ezequiel e caçador semi aposentado e Elias, seu irmão. Esse núcleo é composto por personalidades fortes que às vezes colidem entre si.
Temos um outro núcleo, composto por Don Giovanni e seus dois filhos: Antônio e Alfredo que terão papel fundamental na trama.
Um dos pontos positivos do livro foi o modo que o autor entrelaçou todos os personagens, sejam por laços de amizade, familiares ou simplesmente por obrigação.
Outro fator positivo foi a construção do personagens. Alternando capítulos entre os dias atuais (2184) e a infância de alguns deles, é possível observar como eles chegaram a se tornar o que são: endurecidos pela vida e sem esperança ou com uma fé inabalável e confiantes.
O escritor ainda debate no livro o consumismo exagerado dos séculos XX e XXI e suas consequências: a escassez de recursos naturais e consequentemente a destruição do planeta. 
Podemos ainda observar elementos como "dry water" uma esponja artificialmente modificada para realizar a higiene pessoal e a criação de um sol artificial (chamado de Chispa). São esses e muitos outros elementos que enriqueceram a trama. 
E ainda vamos tentar desvendar junto com Ezequiel a profecia do livro negro, o outro apócrifo de Iscariotes e qual a relação com esses personagens.
Uma trama repleta de ação mas com um lado emocional também influente. Uma discussão sobre o futuro da humanidade caso não tomemos cuidado com o meio ambiente.
A escrita do autor é fluida e dinâmica e é impossível largar o livro até chegar ao final e descobrir o que irá acontecer. 
Em relação a revisão, encontrei uns dois errinhos, mas nada que interferisse na leitura.
Para os fãs do gênero é uma leitura super recomendada!
"Um mundo tão obscuro e devastado não há porque ser iluminado".
Saibam mais sobre a obra e o escritor: livro e blog
Espero que tenham gostado da resenha.
Beijos
Carol

2 Comentários

  1. Adorei a resenha

    Quanto aos errinhos, se lembrar onde estão, me fala, pra eu poder corrigir

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Faço parte de um blog chamado AS MIL E UMA LETRAS, que têm domínio: asmileumaletras.wordpress.com, cujo Canal do YouTube é LiteraturbyBianca e a conta no Instagram também é @LiteraturbyBianca. Nossa página no Facebook é http://www.facebook.com/asmileumaletras

    Gostamos muito do seu blog!!

    A Equipe do As Mil e Uma Letras gostaria de saber se vocês estão interessados em parcerias. Caso estejam, favor nos contatar pelo e-mail: asmileumaletras@gmail.com

    Até a próxima! =)

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.