A partir de determinado nível de prática e de conhecimento, o que pode diferenciar jogadores de pôquer é a capacidade de demonstrar (ou não) a qualidade da mão que está segurando a cada jogada. O que se costuma chamar de Poker Face é nada mais nada menos que a tentativa de esconder essas expressões corporais. E é sobre isso que fala o novo livro da Raise Editora: O livro das Tells, de Mike Caro.


Tells podem ser definidas como reações físicas não intencionais que jogadores apresentam ao receber suas cartas, ver uma aposta ou ouvir o comentário de um adversário. Elas ainda aparecem durante a observação das cartas na mesa em uma partida de Texas Hold’em – modalidade que mais se joga atualmente, seja online ou em torneios– podendo combina-las com as cartas que o jogador carrega nas mãos.

Essas reações espontâneas podem durar alguns segundos, mas se o jogador tiver um olhar treinado consegue percebê-las rapidamente, tanto em uma partida disputada de poker, quanto em reuniões de negócios ou até mesmo num flerte romântico. O livro tenta explica-las e ajudar a reconhecê-las. É útil para jogadores, empresários e para qualquer um, na vida cotidiana.


Recentemente, fez muito sucesso uma serie de TV que abordava o mesmo tema, mostrando como a técnica é fundamental para a captura de criminosos junto a polícia e o FBI. Lie to Me, com o premiado ator Tim Roth, fez sucesso em vários países do mundo e durou 3 temporadas. A capacidade de leitura corporal que o detetive Carl Lightman possuía, tornava os seus observados verdadeiros polígrafos humanos.

Mike Caro relatou minuciosamente essa linguagem como nenhum outro anteriormente. Todas as tentativas de blefe são demonstradas em mais de 170 fotografias. Ele utilizou alguns estudos matemáticos para formar suas teses revolucionárias. Alguns jogadores profissionais costumam interpretar suas reações, mas ao conhecer as técnicas, fica muito mais fácil tentar esconde-las.


Caro aborda o assunto com tanta intensidade e riqueza de detalhes que o leitor passa a ter impressão de que a partir do momento em tiver todas as dicas assimiladas, poderá ter uma visão de raios-X sobre as jogadas dos adversários. Isso aplicado em relacionamentos poderá ser avassalador! O livro será responsável por finais de namoro em toda parte.
Em negociações que envolvam grandes quantias monetárias, o livro vai se mostrar muito eficaz também, já que por mais que se treine expressões faciais impossíveis de serem lidas, o sistema nervoso central acaba entregando qualquer um. Uma veia pulsante na têmpora, uma mão que insiste em tremer ou a sobrancelha que levanta sozinha entregam o mais frio dos mortais, basta saber identificar.



É divertido ler o livro e começar a identificar nas pessoas próximas todas as expressões reveladas. Na serie de TV, a filha adolescente do detetive reclamava, pois o pai aplicava seu conhecimento no relacionamento com ela, o que tornava difícil qualquer tentativa juvenil de enganar o pai. É um livro imprescindível para jogadores iniciantes, mas é leve e divertido para qualquer um.

*Texto enviado para divulgação.

Deixe um comentário

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.