SinopsePETRA é um mundo, moldado pelo Deus Criador, a partir da energia cósmica do universo, em que doze reinos foram unidos para serem governados por um único rei e uma única rainha. Justiça, amor e obediência às Leis da Criação eram os requisitos necessários a esses governantes. Enquanto essas virtudes permanecessem intactas, Petra seria um lugar de Paz. Uma guerra pelo poder, deflagrada pela Primeira Rainha, no entanto, abalou o Reino Unido. O Primeiro Rei e seus fiéis cavaleiros derrotaram a monarca, mas o equilíbrio inicial não poderia ser novamente restabelecido sob as mesmas bases. Milênios se passaram e as histórias dos Cavaleiros Sagrados foram tomadas como narrativas fantásticas. De todas as tradições esquecidas, entretanto, uma permaneceu intacta: todo monarca de Petra precisava sagra-se cavaleiro para ser coroado. Por isso, uma única instituição no Reino Unido atravessou os milênios, inabalável: a Academia de Cavaleiros. Uma escola militar na qual Pedro, Eloise e Isabel sonhavam estudar. Ao contrário de Tommy, um jovem pugilista, que desprezava a instituição. 


Minha opinião - Quatro amigos. O destino de Petra e seus habitantes. Uma jornada de auto-conhecimento.  A escritora nacional Elysanna Louzada criou um mundo mágico, onde é possível encontrar anões, cavaleiros, batalhas e a grande luta do bem versus o mal. Mas o principal ponto do livro é a luta pela verdade, pelo amor, a fé por dias melhores e os sacrifícios que fazemos por aqueles que amamos.

"De todos as tradições deixadas pelo Primeiro Rei e seus cavaleiros apenas uma permaneceu intacta: todo monarca de Petra precisava sagrar-se cavaleiro para ser coroado". (p. 08)

"Herdeiros do trono" apresenta ao leitor quatro amigos que vivem no reino de Gazara: os gêmeos Pedro e Eloise e os irmãos Isabel e Tommy. Juntos desde criança, os quatro enfrentam as dificuldades do dia a dia de forma unida e solidária. Toda e qualquer pessoa que nasce fora dos doze reinos é considerada um mestiço e sofre grande preconceito, principalmente porque o governo atual incentiva essa distinção. Os jovens, sofrem isso diariamente na escola, principalmente graças à Estefáno e seu grupo de amigos valentões, gazares que impõem fisicamente a retirada dos mestiços da escola. Apesar do livro tratar de literatura fantástica,  o leitor observa discussões sobre preconceito e exclusão social dentro dos reinos, de modo a refletir e transportar tais questões para a atualidade.
Tommy é aquele que não acredita mais na instituição do reinado e não quer saber da Academia de Cavaleiros. Desiludido graças a uma situação familiar do passado, desconta toda a sua frustração no pugilismo, onde realmente se destaca. Tem um ótimo coração, é generoso, amigo, leal e extremamente apaixonado. Sua irmã Isabel em alguns momentos parece o grilo falante: é a voz da consciência; pondera todos os prós e contras de determinada situação e tenta ser sempre o mais honesta possível.
Pedro é um jovem com um dom muito especial. Sua habilidade permite se conectar de uma forma diferente com os animais. Além disso, carrega sempre consigo muitas responsabilidades, sentindo-se culpado quando um de seus amigos podem se machucar. Eloise é curiosa, questionadora e muito inteligente. 
É com esse grupo de amigos com personalidades tão distintas e ao mesmo tempo tão complementares que o leitor irá conhecer esse mundo fantástico. 
O livro é dividido basicamente em três partes: a vida como eles a conheciam, a jornada pela verdade e a descoberta. Durante o desenvolvimento da trama, ainda observamos "flashbacks" que irão explicar alguns detalhes do grande segredo.
E se... a sua vida não fosse exatamente o que você conhecia até agora? E se... você tivesse um destino grandioso, responsável por mudar a vida de milhares? 
São esses e outros tantos dilemas que os quatro irão enfrentar.
A trama foi muito bem construída, com descrições de locais e personagens secundários muito bem desenvolvidos. A história base do livro é fantástica: tem ganância, luta pelo poder, a eterna batalha entre o bem e o mal e muito mais.
Sendo o primeiro livro, "Herdeiros do Trono" contêm muitas informações centrais, mas em nenhum momento o leitor se sente "sufocado" pelo excesso de informação. Descobrimos junto com os jovens cada detalhe da verdade e como eles, temos tempo para absorver as novidades e assimilar o futuro.
Os personagens são carismáticos, cativantes e até mesmo os malvados são inesquecíveis. Existem muitos outros personagens além dos citados anteriormente, e tanto as suas personalidades quanto as suas histórias são descritas em detalhes. Rash e Onur Amyr são dois representantes dos anões por assim dizer, e suas personalidades são como água e óleo, fazendo com que sua dinâmica encante o leitor. Arnon, o misterioso cavaleiro também tem um papel muito importante na trama. Enigmático, honrado e apaixonado, ele será um guardião que fará de tudo por sua protegida.
Em relação à revisão, diagramação e layout o trabalho é incrível. Foi encontrado um único erro de digitação que não atrapalhou em nada a leitura. A capa é linda e definitivamente chama a atenção.
Uma trama envolvente repleta de aventuras e emoções. É incrível o modo como o leitor fica preso aos sentimentos desses quatro jovens, e observa o rápido amadurecimento deles. Seja o crescimento como indivíduo ou como herdeiro, os quatro transbordam emoções. 

"No início era o nada. E do vazio o Criador concebeu a vida. Da energia cósmica do universo Petra foi moldada. Doze reinos nasceram para serem governados por um único rei e uma única rainha. Justiça, amor e obediência às Leis da Criação - esses seriam os requisitos necessários aos governantes do Reino Unido, e enquanto as virtudes permanecessem intactas, Petra seria um lugar de paz". (p.07)

Edição: 1
Editora: Ases da Literatura
ISBN: 9788591557202
Ano: 2013
Páginas: 352
Avaliação: 4
Skoob: Clique aqui

26 Comentários

  1. Gostei bastante da resenha!!!
    Ainda não tinha visto resenha desse livro, mas já me interessei lendo sua resenha.

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A cada resenha eu me surpreendo com a visão do leitor sobre a obra. Incrível perceber como cada um é tocado com determinado aspecto da obra. Estou encantada com sua resenha, além de bem escrita, está abrangente e oferece um belo passeio pelo texto. Obrigada por se dispor a divulgar o trabalho dos escritores brasileiros. Esse espaço é fundamental para a divulgação da nossa literatura. Beijos e, de novo, estou muito feliz que tenha gostado do Herdeiros do Trono.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do que escreveu. O livro é muito bom mesmo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carolina, sua resenha ficou muito boa. O livro Herdeiros do trono é maravilhoso, estou com saudade dos personagens. :a Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha, é sempre bom ver a literatura nacional sendo valorizada. Parabéns ao blog e a Elysanna.

    ResponderExcluir
  6. Estou doida pra ler este livro. Só vejo elogios pra ele. E a autora pelo que senti caprichou na estória. Tenho que ler este romance e logo. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adoreiiiiiiiiii a resenha! Já tinha lido algumas outras mas nenhuma com essa explicação completa da história! Ansiosa para tê-lo em minhas mãos!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu até curto livros onde envolvem reinos, mas este não é o momento, estou agora entretida e viciada com livros eróticos, com livros onde envolvem cowboys, bad boys colegiais e rocks stars, mas claro com muito romance. Herdeiros do Trono parece ser daquele tipo de livro envolvente, que hipnotiza, eu curti muito o enredo, mas vou deixar para quando eu estiver mais no clima.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  9. O que me deixa feliz é que nossos autores estão se aventurando por gêneros que antes não eram tão bem explorados assim. E o melhor de tudo, eles estão mandando super bem. A trama me chamou a atenção, pois me parece que tem uma atmosfera bem medieval que me agrada bastante. Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Nossa que interessante a temática do livro. Não conhecia, mas pela sua resenha pude ver que é uma ótima obra... Um livro emocionante do início ao fim, fiquei bastante interessada....

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser ótimo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  12. Livro maravilhoso! Literatura nacional de qualidade.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog e pela resenha. É bom ter uma ideia antes de ler. anamcara.er@hotmal.com

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog e pela resenha. É bom ter uma ideia antes de ler. anamcara.er@hotmal.com

    ResponderExcluir
  15. E eu imaginando que era só um livro de fantasia comum o.O Eu adoro excesso de informação, sei que vou adorar ler Herdeiros do Trono.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  16. Foram poucos livros que li sobre histórias antigas, com monarquia e cavaleiros. Parece ser um livro de aventuras bem envolvente, que vc tem que ler rápido, pois a curiosidade em saber o que acontecerá com os personagens deve ser grande, ainda mais que tem um lado sentimental da conquista e coisa e tal!!! Gostei!!!

    ResponderExcluir
  17. Novamente devo dizer como a autora me cativa, acho surpreendente sua capacidade de criação, Herdeiros do Trono é uma ótima narrativa e fez por merecer uma continuação, embora tenha lido capítulos soltos por ai e não o livro em si, mas no pouco que li devo reconhecer que Elysanna caprichou em cada detalhe, nada além do que você disse.
    A única coisa que tenho a reclamar do livro é justamente o pouco conhecimento que os brasileiros tem dessa obra maravilhosa, eu mesmo, apenas conheci o trabalho da autora devido a promoções no Facebook, e como leitor voraz qualquer novidade para mim é bem vinda. A autora e os seus livros mereciam muito mais reconhecimento, pois, se trata de uma preciosidade nacional e que deveria ser promovida ao estrelismo.


    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  18. Por mais que eu não me interesse muito por esse tipo de história, fiquei encantada com essa. Pretendo ler brevemente. Parabéns pela resenha, ficou muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Carol!
    Amo livros de fantasia com seres fantásticos misturados aos humanos, mesmo que tenham poderes.
    Amo leitura infanto juvenil porque podemos embarcar em aventura e muita ação sem ter nada muito pesado para pensar, apenas curtir a leitura.
    Amei a resenha.
    Tenha uma semana de sucesso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. É tão bom ver quando um leitor se apaixona por uma história. Foi esta impressão que tive ao ler sua resenha.
    Este livro está na minha listinha de desejados e espero poder matar minha ansiedade logo. Amo histórias de fantasia na era medieval.
    Parabéns pela belíssima resenha.

    ResponderExcluir
  21. o problema desse livro é que você sempre quer saber mais e maiskkkkk

    ResponderExcluir
  22. É fascinante ver como a literatura nacional está amadurecendo. Saber que um escritor nosso conseguiu construir um trama com elementos tão bem trabalhados e amarrados e torná-la tão sedutora me deixa muito feliz. Seria um filme incrível, se fosse adaptado para as telonas.
    Amo histórias de cavalaria porque envolvem sempre a coragem e a lealdade. Ah, os castelos e a força e personalidade dos reis e rainhas pra mim são um caso a parte, sempre com nuances marcantes.

    ResponderExcluir
  23. A Elyssana é uma autora dinâmica, sua narrativa é envolvente. Intrigante. Isso também ocorre em Uma Lição de Amor, o romance recente da autora que prima para detalhes que tornam a leitura fluida.É um talento! Parabéns pela resenha Carol! Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Carol, tudo bom?? Menina, estou a tempos louca pra ler e ter esse livro. Fiquei mais fascinada ainda pela história, a medida que lia sua resenha. Foi muito bom saber que não há uma overdose de informações e nem que a leitura é cansativa.Estou louca pra acompanhar a aventura deles..A Elysanna está de parabéns pela história criada..

    bjs e parabéns pela resneha.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.