Sinopse - "No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?" 




Minha opinião - Narrado em primeira pessoa e contado através do ponto de vista da protagonista, a Cia, "O teste" é o primeiro livro de uma série que traz todos os elementos necessários para ser uma série de sucesso. 
A família de Cia é composta pelos pais e os quatro irmãos mais velhos: Zeen, o mais velho de todos, Hamin e os gêmeos Hart e Win. Com 16 anos de idade, Cia está se formando na escola, em uma turma de 8 meninos e 6 meninas, o que é considerada uma turma grande. Faz dez anos que nenhum aluno das Cinco Colônias (que é onde Cia e a família moram) é escolhido para "O Teste". As pessoas que passam pelo "Teste" são consideradas importantes pelo governo, pois vão estudar na faculdade e depois exercer uma função importante para auxiliar nos problemas existentes na sociedade, como a escassez de alimentos em algumas colônias, ou a descontaminação das águas (fontes potáveis de água são raras de se encontrar) ou até mesmo a obtenção de combustíveis.
Acontece que nessa formatura algo extraordinário acontece: Cia e mais três alunos (Malachi, Zandri e Tomas) são escolhidos para realizar o Teste.
Escolhidos é um termo brando, pois não é uma escolha. Aqueles selecionados devem realizar o Teste ou serão punidos severamente. Os quatro vão para Tosu Cit e junto com outros alunos das demais colônias fazem parte dos 108 escolhidos.
O Teste consiste em quatro partes: ensaios escritos, exames de aptidão, habilidades de trabalhar em equipe e  tomada de decisões e habilidades de liderança. Parece simples, não é? Bom... mas os alunos precisam tomar cuidado, porque aqueles que não passam nas etapas, nunca mais voltam para casa. 
A história é bem delineada, cheia de emoção e reviravoltas. Cada detalhe do livro foi bem elaborado e existe muita tensão. Há momentos em que o leitor prende o fôlego para seguir em frente, com medo de que algo ainda mais terrível irá acontecer em seguida.
Desde o início o leitor percebe uma conspiração, mas não sabe explicar qual é. O pai de Cia resume muito bem a situação: "Não confie em ninguém!"
Cia é jovem, inteligente e muito mais perceptiva do que ela dá a entender. Em alguns momentos ela consegue enxergar detalhes que os demais concorrentes não percebem e isso se torna uma vantagem para ela. O problema é que ela tem um bom coração (o que no meio do Teste é realmente um problema!) e ficamos receosos quando ela tenta alertar ou contar algo a alguém.
Existem outros personagens que se destacam no livro, como Will, um dos gêmeos da colônia de Madison, Boyd e Nicolette, primos da colônia de Pine Bluff, Ryme, da Colônia Dixon e claro, os conterrâneos de Cia. 
Os adultos do livro também são bem misteriosos e despertam a curiosidade do leitor, com suas atitudes ambíguas, como Jedidiah Barnes, a professora Verna Holt, a Magistrada Owens e o oficial Michal Gallen.
Uma história de tirar o fôlego, com personagens carismáticos e ao mesmo tempo um tiquinho psicopatas (rs).
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho incrível. A capa chama a atenção e desperta a curiosidade do leitor.

"Na escola, aprendemos que, há noventa anos, Tosu City foi criada como o primeiro sinal tangível de que as pessoas haviam sobrevivido aos Sete Estágios da Guerra - os Quatro Estágios de destruição que os humanos lançaram uns sobre os outros, então os Três Estágios subsequentes - em que a terra lutou de volta". (p. 65)

16 Comentários

  1. Adorei que você explicitou a parte dos personagens meio 'psicopatas', eu fiquei tão tensa que até sonhei com isso!! tô feliz que as pessoas estão lendo e gostando, agora é esperar o resto do brazeel ler e pedirmos agilidade no filme, em uma só vozzzzz haha beijoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quando eu terminei a leitura fiquei abismada pelo conteúdo psicológico bem utilizado no livro. Na torcida pelo filme!!!
      Bjkas

      Excluir
  2. Essa frase no final da resenha é muito foda!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler essa série.
    Já li diversas resenhas de O Teste e fico cada vez mais curiosa.
    Eu amo distopias e, atualmente, com as distopias em alta, tenho a oportunidade de ler várias. \o/
    E para melhorar, o livro é narrado em primeira pessoa e parece ter um suspense (algo a ser desvendado).
    Adorei! Se eu ainda tinha dúvidas, sua resenha me convenceu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Essa série foi uma das melhores até o momento. Gostei demais de ler e conhecer essa distopia. Uma história envolvente e empolgante. Não parecia de princípio que iria me apaixonar. Mas no decorrer da leitura, fui me envolvendo e apaixonando. Quando vi, já tinha acabado com a leitura em dois dias. Agora estou ansiosa pelos demais da série.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Eu quero muito ler essa nova trilogia, ainda não li nenhuma distopia, mas espero gostar muito do gênero, adorei a resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Depois de ler a resenha me interessei ainda mais pelo livro, parece ser muito interessante. Já entrou pra minha lista de livros a serem lidos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, tudo bem ?
    Quando li a primeira resenha de O teste achei bem semelhante com Jogos Vorazes (e claro que tem sim certas semelhanças), mas mesmo assim fiquei bem curiosa pra ler o livro .. Acho que a autora acertou em colocar um protagonista feminina, adoro isso em distopias. E claro que não posso deixar de falar que personagens meio psicopatas sempre me conquistam, rs!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Carol!
    Livro de distopia bem escrito e com enredo envolvente dá gosto de ler, né?
    Gostaria muito de acompanhar a saga de Cia durante O Teste.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei pra caramba desse livro, me interresou bastante ler a continuação. Gosto muito da escrita de Joelle. Tenho certeza que a trilogia pode ser uma das melhores do gênero.

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  10. Já queria ler antes mas depois da resenha me deu mais vontade, agora é agilizar as outras leituras pra ler essa trilogia o quanto antes

    ResponderExcluir
  11. Essa trilogia já tinha ouvido falar muitas críticas positivas, desde o começo já estava interessada em conhecer, principalmente por ser uma história diferente, com desafios, isso chama muito a atenção do leitor. Amei, Bejos

    ResponderExcluir
  12. eu não tive a oportunidade ainda de ler essa serie mais pelo resumo ela parece ser bastante legal,e agora eu fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa trilogia.

    ResponderExcluir
  13. Eu também gosto muito de me surpreender com um livro, e espero me surpreender com esse livro também. O livro parece ser muito bom mesmo, e os personagens parecem ser bem construídos. Espero ter oportunidade de ler esse livro logo!

    ResponderExcluir
  14. Gentee acabei de compra o box desse livro estou supperr ansiosa pra ler. Bjinhos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei de sua resenha, fiquei interessada em ler os livros dessa trilogia. Percebi também que temos o mesmo sobrenome :) Parabéns pela resenha.

    http://estilhacandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.