Sinopse - "Ano de 2023. Lucas, um jovem policial, encontra evidências de um crime não solucionado, e que foi cometido em 1983. O caso contém ligações com seu pai, um policial aposentado que se culpa desde então por não ter impedido tal homicídio que o marcou para a vida toda. Disposto a desvendar o mistério e levar o assassino à Justiça, o jovem policial embarca em uma corrida contra o tempo, e, mesmo sofrendo ameaças, segue com a investigação obtendo também a ajuda de um misterioso informante. Paralelo a isso, ele acaba tendo acesso a uma poderosa descoberta científica: a invenção de uma máquina do tempo que pode estar sendo usada por uma empresa para fins ilícitos. Porém, envolver-se nesse intrincado caso pode resultar mudanças inimagináveis na vida de Lucas e na de todos ao seu redor".



Minha opinião - Narrado em terceira pessoa, "Atemporal" apresenta a história em dois momentos distintos: o ano de 1983 e o ano de 2023.
Dia 25 de fevereiro de 1983 - Inicialmente somos apresentados a André Garcia, um investigador de polícia da 14º Delegacia de Polícia de São Paulo, em Pinheiros. Ele e seu parceiro, Henrique ou Rico, estão investigando o tráfico de drogas. A investigação resulta no sequestro e morte do investigador. Um crime nunca solucionado....
Dia 19 de julho de 2023 -  Em paralelo, acompanhamos Lucas, um homem de 33 anos, investigador da 231º Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Tráfico de Drogas. Seu chefe, o Dr. Matheus, o avisa que conseguiram um avanço no crime de 1983.
Lucas tem um interesse pessoal no caso, já que seu pai nada mais é do Rico, o parceiro de André. 
O avanço está relacionado com uma placa de metal encontrada na cena do crime. Com a nova tecnologia foi possível extrair informações dela, o problema é que a data de fabricação da placa é 12/07/2023. Como uma placa inventada em 2023 pode estar na cena de um crime de 1983?
O livro apresenta ao leitor a família de Lucas, seu pai Rico, que detesta a tecnologia, e suas irmãs mais novas Nathaly e Stephany, as gêmeas supermodelos. Lucas e seu pai irão investigar os acontecimentos e se envolver em uma teia de corrupção e criminalidade.
Lucas é um protagonista carismático, ele é muito inteligente, simpático e claramente ama sua família. A sua timidez na vida social dá um maior charme a ele.
Rico já é um senhor, mas tem uma mente ativa e é birrento, sempre reclamando das modernidades e relembrando o passado. É engraçado, ama os filhos e sua principal mágoa é não ter solucionado a morte do parceiro.
O escritor soube dosar muito bem as cenas de ação e investigação com as tecnologias do futuro. Ele descreve algumas novas invenções, mas não sobrecarrega o leitor com modernidades mirabolantes. Até mesmo a explicação para todos os acontecimentos é crível e coerente. Além disso, o final criado foi inesperado e ao mesmo tempo combina perfeitamente com o enredo.
A narrativa é detalhada e descritiva e ao mesmo tempo é uma leitura rápida e fluida.  
Uma história de ação, mistério e investigação mas também fala sobre família e as escolhas que temos que fazer para poupá-los.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina com a história e chama a atenção.

"Depois , viu o vulto se aproximar por cima, olhando diretamente para ele. E foi essa a última coisa que André viu. Após, só a escuridão". (p. 22)




Atemporal - 

4 Comentários

  1. Muito legal sua resenha, Carolina. E que bom que gostou! ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol!
    Eu não conhecia esse livro e achei muito insteressante a história.
    Gosto de história que são contadas em tempos diferentes.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de suspenses e pretendo conhecer esse livro ,
    ainda mais sendo um nacional :)

    http://blog-princesadosenhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro. A história (ou estória?) é instigante e quando termina, deixa a vontade de "quero mais".Recomendo.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.