Sinopse - "O que você faria se estivesse prestes a entrar numa imensa montanha-russa, onde teria que despencar de lá de cima, tendo que enfrentar seu verdadeiro horror a essa aventura radical? Você deixaria que os outros soubessem de seu pavor ou enfrentaria calado seus piores pesadelos? Foi essa dúvida que atormentou Alex desde a hora em que ele entrou no parque. Havia muita coisa em jogo. Não tanto a vergonha perante os seus amigos, mas, principalmente, perante uma certa garota... Esta história narra um encontro de um grupo de amigos e suas idas e vindas no último ano letivo do Ensino Fundamental, onde amizades se formam, se fortalecem e romance paira no ar. A história é narrada pelos dois personagens principais: os adolescentes Alex e Camila. Cada evento da história é contado sob o ponto de vista de um deles. Conforme a história vai se desenvolvendo, nós viajamos por várias situações emocionantes, divertidas e engraçadas, fazendo deste livro diversão garantida". 


Minha opinião - "Os dois lados da história" é narrado em primeira pessoa com capítulos alternados entre "Ele", Alexandre Morrison, e "Ela", Camila Flatts. Cada capítulo apresenta uma data e um evento marcante. Começamos pela "Aposta" que Alex faz com seus amigos Nico (Nicolau) e Tom (Antônio). 

"- É, que lindo... Querem um abraço? - perguntei, estendendo meus braços com espuma até os cotovelos. Sem brincar, eu parecia o Homem-Sabão, não o Homem-Aranha. Já ouvia o narrador: Perigo? Precisam de ajuda? Nada temam! O Homem-Sabão e suas bolhas ajudá-lo virão!" (p. 10)

Alex acabou de completar quinze anos e foi transferido para outra sala do 9º ano, onde ele conhece a Camila.De início os dois não se dão muito bem, mas com o passar dos dias surge uma grande amizade. E é através dessa amizade que temos muita confusão, com direito a muita música e até mesmo uma banda exclusiva chamada "O poder do Jedi" e um parque de diversões com uma montanha russa chamada "Krakatoa: o Inferno de Java".

"E ali, enquanto eu esperava meus amigos, fiquei com a sensação boa do sorriso que ela me dera antes de seguir seu caminho. Eu sentia, lá no fundo, que eu e Camila Flatts estávamos nos tornando amigos". (p. 98)

A trama do livro é fantástica, pois nos remete a uma época em que a amizade é inocente e surge os primeiros amores. 
Os personagens são cativantes, engraçados e arrancam sorrisos do leitor. Não existem personagens secundários, todos os amigos em determinado momento da história ganha destaque, seja com problemas na escola, com a interação da banda ou demonstrando o valor da amizade. Além de Tom e Nico, Estela, Amanda e Julia, que são amigas da Camila também compõem esse grupo divertido.
O enredo também fala de valores familiares, da importância da família e do amor pelos animais.

"Percebi o quanto eu a amava, agora. A alegria que eu sentia, ao olhar para a pequena felina ao meu lado, era indescritível. Aquela gatinha já era indispensável para mim. Uma figura que entrara na minha vida e se tornara muito importante". (p. 167)

A escrita da autora é coesa e fluida e tem a capacidade de transportar o leitor para dentro da história. Os diálogos são críveis, as brincadeiras e provocações entre os garotos são reais e as dúvidas das garotas também.

" - Ô, meu pai! exclamou Tom, já irritado. - Volta pro mar, oferenda! E vê se não volta". (p. 333).

O trabalho de revisão, diagramação e layout está fantástico. Existem vários detalhes e imagens durante todo o livro, páginas com molduras decoradas e outros extras que enchem os olhos dos leitores.
Um livro com uma história voltada para o público infanto-juvenil, que fala de amizade, amores e valores pessoais, mas também indicada para os adultos que estão sentindo saudades de uma época mais inocente, onde as descobertas e novas amizades ganham um valor especial.
Estou deixando algumas fotos das páginas do livro (desculpem pela qualidade das fotos rs), só para vocês terem uma ideia do trabalho incrível feito em "Os dois lados da História".









Essa resenha faz parte do Booktour promovido pela escritora Laura Spíndola ;)


11 Comentários

  1. Ah parece ser um livro fofinho, deu até para eu me lembrar dos meu 14/15 anos, a época que a infância dá lugar as coisas angustiantes (e chatas!) da vida adolescente/adulta.

    Você tem toda razão quando fala que o trabalho "visual" foi cumprido com êxito.

    Já faz um tempinho que não leio um livro deste gênero e me bateu aquela saudade...

    Beijos!

    P.S. Teu blog é lindo!

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, tudo bem?
      É um livro fofinho sim e fiquei muito nostálgica ao ler a história ;)
      O trabalho "visual" conforme você colocou é incrível, fiquei encantada com os detalhes.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  2. Bom lembrar dos livros da adolescência!
    O livro parece interessante, com personagens divertidos e cativantes, como você mesma falou na resenha.
    Obrigada pela dica!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com
    estou lhe seguindo e curti sua pg porque gostei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elyane, tudo bem?
      O livro é muito interessante, os personagens são fofos e eu fiquei com vontade de voltar aos meus 15 anos após terminar a leitura rs.
      Obrigada pelo comentário ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Achei esse livro bem interessante , uma leitura que parece ser leve e descontraída . Amei as fotos que você postou do livro , é tipo a coroa nos livros da Kiera Cass :)
    Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo a Kiera Cass! E a Seleção é incrível né?! Sou team Maxon. Prazer!
      Aninha :)
      leitoreseternos.blogspot.com
      br

      Excluir
  4. Ah, onde que eu arranjo hein? Adorei, trama diferente!

    ResponderExcluir
  5. Ah, onde que eu arranjo hein? Adorei, trama diferente!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Parece ser um bom livro para você ler sem compromisso, acho que vou aderir a minha lista porque estou precisando relembrar dos meus 15 anos. Adoro romances fofos e que tem aquele grupo de amigos tão parecidos com os meus de antigamente. Acho que vou dá uma chance.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Parece ser um livro bem adolescente.
    Mas eu gosto de histórias assim.
    São leves e nos fazem lembrar da nossa adolescência.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha e adoro seu blog! Mais um pra lista! :)
    Bjs!
    leitoreseternos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.