Sinopse - "Depois de descobrirem que nasceram escolhidos para ser Rei e Rainha de Petra, Pedro e Eloise precisam enfrentar as provas do Torneio de Bravura para se tornarem cavaleiros, se quiserem ter direito ao trono. Mas uma reviravolta pode atrapalhar seus planos. A presença do rei Edgar Belmonte na cidade sede da competição trará surpreendentes revelações que mudarão os planos da Ordem da Aliança. Paralelamente, Eloise precisará lidar com o perigoso triângulo amoroso em que se transformará sua relação com Tommy e Arnon. Isabel, por sua vez, enfrentará os fantasmas do seu passado despertando de vez a guerreira que existe dentro de si". 


Minha opinião - "Círculo de Fogo" é o segundo livro da Trilogia Herdeiros do Trono e retorna com os quatro amigos inseparáveis: Tommy, Isabel, Eloise e Pedro em uma aventura espetacular. Narrado em terceira pessoa, o livro é dividido em três partes.
A primeira parte tem como foco O Torneio de Bravura. O quarteto se encontra no reino de Gazara, mais precisamente na estalagem Pedregulho em Dravos. Eles precisam participar do torneio e se saírem bem para poder exercer o que é seu de direito. 

"Agora ele era pedro Belmonte, um Escolhido da Aliança, herdeiro do trono de Petra e tinha plena consciência de que ele e Eloise representavam a diferença para o povo". (p. 25)

O que eles não esperavam, é que nessa edição do torneio, o Rei Edgar Belmonte (responsável pela morte de Pietro) estivesse por lá. Como se não bastasse isso, eles ainda precisam lidar com o arrogante Estéfano Talmoi e suas armadilhas para derrubar Tommy. Essa parte do livro é repleta de competição e intrigas. Temos provas de montaria, lutas de espada e testes de inteligência que colocam os participantes do torneio em situações mirabolantes para conquistar uma vaga na Academia, que está sob a direção de Ayla Benson.
Nesse primeiro momento o leitor tem um maior conhecimento sobre a Rainha Elba Belmonte e o que aconteceu com Semil Arzu há alguns meses atrás. E é claro, novos personagens, como  Angelina Martine, uma competidora mestiça do Reino de Kedah se mesclam com personagens já queridinhos dos leitores, como o guardião Arnon.
Existem diversas reviravoltas no livro, mas uma em particular dá início a uma nova jornada que deverá ser realizada em duas equipes. E é assim que começamos a segunda parte do livro. 
Eloise, Tommy e Arnon usam o Pelicano, pilotado por Atsu e Isabel e Pedro vão para o navio comandado pelo Capitão Hamilcar Akim. A nova missão tem como objetivo recuperar um artefato dividido em partes, mas a jornada levará esse grupo a conhecer os quatro cantos do Reino e observar as dificuldades do povo. Mesmo essa parte tendo um enredo repleto de aventuras e descrições de locais detalhadas, o que mais se destacou foi o lado emocional. Observar Isabel sofrendo com o povo, a situação do "veneno da loucura" no Pelicano e todas as dúvidas desses jovens guerreiros, desperta um sentimento de proteção no leitor.

"Escuta, não fique com medo de sentir. Sinta tristeza, raiva, alegria, angústia... Isso faz de você humana. O sentimento não é o problema. A questão é o que fará a seguir". (p. 170)

A terceira e última parte finaliza o livro de modo perfeito. Finalmente iremos saber o que é  o "Círculo de Fogo", teremos ação, aventura e um desfecho inacreditável! (O final irá deixar todo mundo desesperado para ler o terceiro livro!).
"Círculo de Fogo" é uma história sobre a jornada de quatro jovens destinados a liderar um povo, mas também fala de crescimento pessoal, lealdade, honra, amor e sacrifícios que realizamos por aqueles que amamos. A autora conseguiu inserir diversas lições que tornam essa aventura real, pois permite que o leitor se conecte não apenas com os personagens, mas com o povo em geral. 
A escrita é fluida, as descrições passam a sensação de estarmos percorrendo os locais e os personagens são carismáticos. Para aqueles que acompanham a trilogia, desde o início do livro fica evidente o crescimento e amadurecimento individual de cada um deles. O entendimento de que precisam lutar por algo maior do que eles, de que a vida é preciosa e de que não podem deixar de expressar seus sentimentos é algumas das características apresentadas.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um trabalho excelente. A revisão está impecável, existem detalhes internos, como por exemplo nos rodapés, que enriquecem ainda mais o livro. A capa é bonita e se destaca. 

"Ambos se completavam, porque eram inteiros. Eles não precisavam um do outro, mas se acrescentavam. Não se cobravam, eles se respeitava. Não se censuravam, eles se permitiam". (p. 179)

6 Comentários

  1. O livro parece bem bacana... e a temática é atrativa né?
    Ler algo com bastante ação e personagens marcantes, é sempre gostoso. Ainda mais por ser nacional, dá um orgulho.

    ResponderExcluir
  2. Envolvente e viciante esta leitura. Foi uma das leituras que mais amei da autora e espero conseguir ler mais livros dela. Muito bons. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Uii que não quero pegar spoiler do primeiro volume, quando eu ler o primeiro venho aqui ler a resenha do segundo volume ;) Adorando os livros Ases da Literatura.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  4. Livros com lições de moral e ensinamentos não são a minha praia, mesmo amando livros emotivos que te faz pensar, já me deparei com obras que se perdem na narrativa justamente pela busca do autor em inserir lições ao longo da trama, o que devo dizer não parece ocorrer com Circulo de Fogo, pelo que diz sua resenha Elysanna conseguiu com maestria escrever um enredo diversificado e inserir seus complementos sem que a obra perdesse seu destaque.
    Acho isso digno de uma escritor premiado, e devo reconhecer que a autora assim como imaginava é alguém memorável e que merece mais reconhecimento e espaço entre os diversos autores internacionais que dominam o nosso país.


    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez senti as emoções fluírem na resenha. Isso é tão bom.
    Ao que tudo indica depois de conseguir ler os livros da Elysanna ela entrará para o meu rol de autoras favoritas.
    Sua resenha aumentou minha vontade de conhecer este reino criado por ela.

    ResponderExcluir
  6. OMG OMG... eu não imaginava que Circulo de Fogo fosse ser tão bom quanto o anterior, mas pelo visto esse livro é sensacional.. Meu desespero só aumenta pra poder ler essa trilogia incrível... Emoções estão por toda a resenha.. necessito..]]bjs

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.