Sinopse - "Enquanto investiga uma série de incêndios misteriosos em San Diego, o agente especial do FBI Patrick Bowers é arrastado para uma teia mortal de intrigas, em que a realidade por trás das aparências é mais que surpreendente. Com um assassino à solta e um dos dispositivos mais mortais do mundo desaparecido de uma área de pesquisa altamente secreta da Marinha, Bowers é pego em uma corrida contra o tempo para deter uma armadilha criminosa antes que ela se feche em torno das pessoas que ele ama. As aventuras de Patrick Bowers ao longo de cinco livros nos levam por um mundo de violência psicopata. Com uma inteligência acima da média, o agente especial do FBI chega, nessa série, ao limite de suas capacidades, enfrentando criminosos cada vez mais habilidosos".

Minha opiniãoA narração alterna em primeira e terceira pessoa. Quando o leitor acompanha Bowers e sua enteada Tessa, a narração se torna mais pessoal e quando observamos o decorrer dos acontecimentos na perspectiva dos outros personagens, a narração alterna para terceira pessoa.
O prólogo ocorre em Washington, DC em 05/11/2008, onde acompanhamos o julgamento de Creigton Melice, acusado de assassinato em segundo grau. Mas existe alguém, conhecido apenas como "Shade" pelos leitores, que tem outros planos para esse personagem.

"- Falarei mais na hora adequada, meu amigo. Por enquanto, eu apenas gostaria de saber se você está interessado o suficiente para continuar essa discussão. Caso contrário, está livre para ir. Vou considerar o dinheiro da fiança como um investimento que não deu certo". (p. 11)

Três meses se passam e no início de 2009 Bowers está em San Diego, Califórnia com Tessa, tentando desvendar diversos incêndios criminosos.
O que parece ser algo simples a princípio torna-se uma complexa rede de intrigas, envolvendo uma grande indústria de biotecnologia chamada Drake Enterprises e seu CEO Victor Sherrod Drake e o exército, representado pelo general Biscayne. Ambos estão envolvidos em um projeto secreto, conhecido apenas como "Projeto Rukh".
A construção do enredo é magnifica. A maneira como o autor conseguiu relacionar elementos tão distintos e deixar tão coeso é incrível. 
Um dos detalhes mais intrigantes dessa série é que o leitor acompanha não apenas a evolução de um caso por livro, mas também a evolução do relacionamento entre Patrick e Tessa e a tentativa de Patrick em voltar ao mundo dos relacionamentos.
Tessa ganha seus próprios momentos nesse livro, analisando não apenas o relacionamento com o seu padrasto, mas também a discussão filosófica sobre a vida. É uma personagem emocionalmente fragilizada, rodeada com tantas mortes e perdas, mas que é extremamente inteligente, tem uma mente afiada e rende diálogos divertidos com Patrick.
Existe também todo o aspecto psicológico abordado no livro. A crueldade como certos bandidos agem, machucando suas vítimas é reforçada na história, gerando um debate sobre os limites das pessoas.
Para os leitores que sentiram falta do agente especial Ralph Hawkins e da agente especial Lien-Huan Jiang, não se preocupem, eles estão de volta!
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação, como por exemplo nas páginas 67, 244 e 294, mas nada que interferisse na compreensão do texto. A parte interna do livro é repleta de pequenos detalhes que enriquecem a história e combinam muito bem com o livro.

"É um ato de equilíbrio. Você quer que a tragédia doa, precisa que ela doa, porque quando parar de doer, sua parte mais importante fica oca e dormente. Parte de ser humano é deixar a vida nos machucar". (p. 75)

Um Comentário

  1. (Não me lembro de ter comentado nessa resenha, se já, desconsidere, rs)

    Uma das coisas que mais gosto nesse gênero é essa questão psicológica, é bom sabermos os motivos por trás dos crimes.
    A editora teve todo um carinho especial com os livros, pelo que já pude ver, está de parabéns =)
    Preciso comprar a série em breve.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.