Sinopse - "Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem. Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor. E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca... e acaba encontrando Charlie. Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic. Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror".



Minha opinião - "Nosferatu" é um livro inesquecível. É o tipo de leitura que prende do início ao fim, seja pela história empolgante e ao mesmo tempo assustadora, ou por sua protagonista carismática, extremamente inteligente e corajosa.
Conforme a sinopse explica, Victoria tem um dom que permite atravessar o véu da realidade. Ela enxerga e realiza coisas que a maioria das pessoas não faz ideia que existem.
Sua mãe tem o que podemos chamar de crises histéricas, e em meio a uma dessas, onde não encontra uma pulseira, Victoria pega a sua bicicleta ...
O que ela não espera é encontrar com alguém que tenha um dom especial também, mas que não o usa para coisas boas....
O livro é narrado em terceira pessoa e o tempo não é linear. O leitor viaja tanto na cronologia quanto no espaço, indo para lugares criados de formas perturbadoras e que são capazes de provocar inúmeros arrepios na nuca do leitor.
Se por um lado ficamos torcendo e empolgados ao ler os trechos da Victoria, toda vez que Charlie Manx aparece, tudo o que queremos fazer é fechar o livro, os olhos e torcer para que ele vá embora.
Sua presença é marcante e assustadora e seus objetivos são produtos de uma mente doentia.
Ele leva crianças em seu Rolls- Royce para a Terra do Natal, um local onde essas crianças nunca mais serão as mesmas.

"- Charles Talent Max III, meu caro, ao seu dispor! CEO das Organizações Terra do Natal, diretor da Terra do Natal Entretenimento, presidente da alegria! Conhecido também como Sua Eminência, o Rei Merda do Morro de Bosta, embora não esteja escrito no meu cartão". (p. 60)

Victoria aparece em dois momentos distintos no livro: quando criança e muitos anos depois, quando o episódio traumático já não deveria fazer parte do seu cotidiano.

A história desperta várias emoções: medo, descargas de adrenalina, desespero e ao mesmo tempo é viciante e impossível de largar. 
"Nosferatu" tem um conteúdo pesado, linguagem forte e várias citações de personagens clássicos.

"Não queria encarar o rosto invertido de Manx ali do chão. Não porque ele fosse feio. Porque ele parecia burro. Porque sua boca entreaberta deixava exposta a arcada dentuça e os dentes marrons e tortos. Porque seus olhos se esbugalhavam nas órbitas". (p. 513)

4 Comentários

  1. Curiosa para ler este livro. Já li O Pacto, do Joe Hill e achei divertido. Nosferatu, por tudo o que li até agora, é melhor :-)
    Bj, Aris.
    http://arismeire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha, principalmente das partes destacadas do livro. Gostei bastante. Achei a capa muito simples, mais o enredo aparentemente supera isso.

    ResponderExcluir
  3. Já me interessei pela sinopse e pelo fato da protagonista ser carismática e ter esse dom fora do comum. Dica anotada!

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler Nosferatu.
    O que me chama atenção são as quantidades de páginas.
    A capa é bonita, o que ajuda bastante.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.