Sinopse - "O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!"


CONTÊM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES!


Minha opinião - Narrado em primeira pessoa por Cia, "A formatura" de onde termina "Estudo Independente". Cia presenciou a morte de Michal e entendeu a grande conspiração que envolve Symon Dean e o doutor Barnes.
Além disso, o incidente envolvendo Ramone está começando a despertar suspeitas e Cia não sabe em quem confiar: nos rebeldes que estão sendo manipulados ou aqueles que passaram pelo Teste e realizaram atrocidades?
A protagonista decide ir direto à presidente Collindar para tentar alertá-la dos perigos quando sua vida recebe uma nova reviravolta: até onde Cia é capaz de ir para evitar que mais jovens morram?
O terceiro e último livro da trilogia é cheio de reviravoltas que deixam o leitor segurando o fôlego até a última página!
A mistura de personagens mais recentes como Raffe e Enzo com personagens que estão desde o início, como Will e Tomas deixam a trama mais complexa. As dúvidas sobre a lealdade de cada um, as segundas intenções e as crenças pessoais são postas à prova mais uma vez.
O leitor finalmente descobre o que é o Redirecionamento e o que acontece com os jovens que falham no Teste. 
Cia é uma protagonista que merece críticas positivas. É inteligente, sagaz, mas ao mesmo tempo tem um bom coração e se preocupa. Tem um grande senso de honra e compreende o valor da família e dos amigos.
Tomas ficou um pouco apagado nesse livro, mas também merece comentários. Mesmo não sendo totalmente certinho, é generoso e deixa claro que gosta mesmo de Cia. Tem seus arrependimentos e tenta lidar com isso, mesmo sendo claramente difícil. 
A capa tem um significado especial na história. A explicação está na página 161 e o leitor entende a importância desse novo símbolo.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina com as anteriores e chama a atenção. 

"-Era a coisa certa a fazer pela minha equipe.
- E você sempre faz a coisa certa.
- Não - respondo honestamente. - Fui educada ciente de que é impossível sempre saber o que é certo. O máximo é tentar fazer o que você acha que é certo pra si mesma, e pra quem estiver à sua volta." (p.67)



Para quem ainda não conferiu as resenhas anteriores:

* O Teste - Livro 01 - clique aqui

* O Teste - Uma introdução - Livro 1.5 - clique aqui

* Estudo Independente - Livro 2.0 - clique aqui

27 Comentários

  1. Já vi diversos comentários dessa serie na internet, mas confesso que não me chamou muito a atenção. Não sou muito chegada a livros que sejam voltado para assuntos de guerra. Quem sabe mais para frente eu resolva lê-lo, pois este livro é muito elogiado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, eu amei essa série, pois a protagonista é muito lógica. Ela utiliza muito bem a sua inteligência para sobreviver e por ser uma protagonista feminina jovem e forte, me encantei pela trilogia.
      Bjkas

      Excluir
  2. Livro três e medo dos spoilers hahaha vou procurar o primeiro volume então.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhey, eu tentei evitar spoilers ao máximo rs
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol! Tenho muita vontade de ler essa distopia, amo distopias, e essa me parece boa. Meu único problema é com o nome da Cia, eu só leio como sendo "Companhia". kkkkk

    Espero que não desviem do drama da história para focar no amor dos protagonistas. Como falasse que o Tomas ficou meio apagado acredito que isso seja algo positivo nesse ponto, que devem explorar o amor dos dois, mas isso não define o norte da trama.

    Autor de Mestre de Marionetes
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laplace, o nome é Malencia, mas todos a chamam de Cia.
      Segue os links das outras resenhas
      Livro 01 - http://www.acordeicomvontadedeler.com/2014/05/resenha-o-teste-teste-livro-01-joelle.html
      Livro 1.5 - http://www.acordeicomvontadedeler.com/2014/07/resenha-o-teste-uma-introducao-teste.html
      Livro 2 - http://www.acordeicomvontadedeler.com/2014/07/resenha-estudo-independente-trilogia.html
      Bjkas

      Excluir
  4. Oi! Acho que só eu ainda não li essa série. Amo distopias, mas não me entusiasmei com essa, nada me chamou atenção. A capa desse terceiro livro foi a que eu mais gostei. Vejo muitas resenhas positivas e negativas, mas nada me faz mudar de opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja, que pena que essa distopia não chamou a sua atenção. Eu realmente gostei dela.
      Bjkas

      Excluir
  5. Carol!
    A série está entre as mais desejadas por mim, porém não conseguido dar conta de tantas leituras e por esse motivo, tenho deixado para um momento posterior para lê-la e acompanhar os testes e toda a trama vivida por Cia.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, eu te entendo completamente.. a listinha de leituras a ser realizada está longaaa...
      Bjkas

      Excluir
  6. Oii Carol, tudo bem? Confesso que não li sua resenha, pois essa é uma série que eu tenho muita vontade de ler, e como ainda não comecei a ler, não quero pegar nenhum possível spoiler, e também porque vou acabar não entendendo nada. Mas essa definitivamente é uma distopia que eu tenho muita vontade de ler, e o melhor, já está completa... então não irei ficar naquela aflição de esperar o próximo volume ser publicado.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, tudo bem sim e com você?
      Eu entendo bem como é... agora que foi lançada por completo, pesquise por promoções de combos / box que devem começar a surgir ;)
      Bjkas

      Excluir
  7. Ooi tudo bom???
    Eu estou falando que vou pegar essa distopia para ler desde o lançamento do livro O Teste e ate agora nadinha de ler o bendito, mais espero que consiga ainda este ano. Não li a resenha para não pegar os spoiler.
    *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle, tudo ótimo e com você?
      Eu espero que você leia e venha nos contar o que achou da trilogia.
      Bjkas

      Excluir
  8. PAUSA DRAMÁTICA PRO MEUS GRITOS DE DESESPERO..srsrrs .Ai minha nossa,eu já disse que preciso desse livro?Eu adoro distopias, então lógico que quero ler e ter essa trilogia.Depois de ficar mega curiosa sobre o livro O Teste, e ver que em Estudo Independente acontece reviravoltas, percebo que a coisa fica mais intensa na reta final, repleta de ação, adrenalina e tudo mais...A Cia é uma protagonista arrasadora, vou me encantar com ela....Com certeza, esse livro vai me prender do início ao final da leitura..Preciso ter essa trilogia. As capas são lindas.Arrasouuuuu na resenha, parabéns...bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, rindo muito da sua pausa kkk
      Fico feliz em saber que curtiu a resenha e espero que venha nos contar o que achou da série!
      Bjkas

      Excluir
  9. Ahhhhhhhhhhhhhhhhh
    Tenho O teste aqui, lerei ele esse mês e depois já quero ler as continuações \o/
    Sério... estão falando muito bem dos livros e gostei de toda a proposta dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, leia sim. É muito bom mesmo!!!
      Bjkas

      Excluir
  10. Adorei o fato de a capa estar envolvida na história. Interessante!
    Série que mais quero ler em 2015.

    ResponderExcluir
  11. Espero que este terceiro livro dê um fechamento legal pra história. Não o li ainda e ficaria muito triste se não for tão bom como seus anteriores. Pelo que entendi na resenha a história tem tudo pra me agradar mas tem algumas falhas. Espero que não estraguem a trama.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da trilogia, mas pretendo ler assim que for possível, parece ser uma ótima trilogia e eu ainda não li nenhum livro distópico, estou louca para entrar nesse mundo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Essa trilogia parece ser muito interessante e sem clichês. Pelas resenhas ja to mega ansiosa pra ler *-*

    ResponderExcluir
  14. Carol :D
    A minha maior curiosidade era saber o que aconteceria com quem não passasse no teste, e imagino que quando iniciar a leitura vou devorar só pra descobrir isso. A trilogia tem tudo pra ser boa, espero que a autora tenha acertado em cheio nesse final!
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  15. Adoro distopias, mas acho que essa série vai ficar pra metade do ano, pois não estou dando conta de tantos livros, mas qro lê-la achei bem interessante!

    ResponderExcluir
  16. A tão esperada Formatura, e agora com o amor no ar de Tomas e Cia, adoro histórias de amores proibidos, situações de perigo, esse final com certeza deve ser perfeito. Achei muito interessante essa resenha, o que deve fazer prometer a final dessa trilogia. Bejos

    ResponderExcluir
  17. Oiee!
    Não li ainda nenhum livro da trilogia pois para mim ainda não é uma prioridade.
    Cheguei a conclusão que distopias não são meu forte, mas as vezes abro uma exceção, então pretendo dar uma chance a esse livro sim.
    Espero não me decepcionar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  18. E é ótimo saber que a autora a encerrou de forma brilhante. Espero que a Editora Única faça um box lindo como fez da Saga Encantadas. Ótima resenha.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.