Sinopse - Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor. · Cecily Von Ziegesar é a popular autora das séries It Girl e Gossip Girl, esta última que inspirou o seriado na televisão. · Diana Peterfreund é autora das séries Sociedade Secreta e Caçadora de Unicórnios. · Carina Rissi é autora dos populares Procura-se um marido e Perdida, publicados pela editora Verus, que já venderam mais de 40 mil exemplares no Brasil. · Fábio Yabu já publicou, pela Galera, seu livro A última princesa.



Minha opinião - "O livro dos vilões" traz quatro histórias escritas por quatro autores maravilhosos que irão fazer o leitor se deliciar com os vilões e talvez argumentar que alguns personagens são apenas mal compreendidos pelo mundo.

# Stepsister - Sobre Sapatos e Selfies - Cecily von Ziegesar - Narrado em terceira pessoa, é uma versão atual sobre as duas meia-irmãs malvadas. Nastia e Dizzy Tremaine são gêmeas de 16 anos, preocupadas com seus status social, sapatos e Manchild Kennedy.
As duas exploram sua meia-irmã Cindy, também de 16 anos, sempre que possível. É claro que quando ocorre uma Liquidação de sapatos Christian Louboutin, Cindy precisa ficar a noite inteira na fila para que as gêmeas consigam os desejados sapatos para usarem no Baile de Solstício de Verão do Elite Club.
Como se pode imaginar, entre uma fada madrinha incomum, acontecimentos inesperados (e hilários) e um príncipe não tão encantado assim, temos uma história divertida, atual, com uma moral importante e cheia de momentos que pedem uma selfie.

"Sapatos bonitos só cabem em almas bonitas. #Louboutin." (p. 46)

# Menina Veneno - Carina Rissi - Narrado em primeira pessoa, acompanhamos Malvina, uma famosa modelo e viúva de Henrique Neves, piloto de fórmula Indy, que deixou aos seus cuidados Bianca, uma jovem que ainda não completou 18 anos. Essa versão moderna sobre uma rainha má e uma maçã só demonstra como nós leitores passamos grande parte da nossa vida na ignorância. 
Malvina conta a todos o que realmente acontece em sua vida e o quanto Bianca é uma jovem dissimulada, que com o seu jeitinho de sonsa, acaba destruindo tudo o que Malvina arduamente construiu.
Com uma narração ácida e muito sarcástica, Malvina é uma competente contadora de histórias e faz o leitor se divertir com suas explicações e com sua neurose com o aplicativo Divina Proporção (um aplicativo que dá a porcentagem de perfeição dos traços do indivíduo). 
O leitor também vai conhecer a origem de Malvina, e como ela conheceu seu motorista Abel e sua assistente pessoal Sarina.

"Eu o soltei, dilacerada por sua indiferença. Ele manteve os olhos fechados, o cenho encrespado, lutando contra algo que eu não era capaz de ver. Até que por fim os abriu. Não gostei do que vi." (p. 151)

# Quanto mais afiado o espinho - Diana Peterfreund - Narrado em primeira pessoa pela protagonista de nome Malena, acompanhamos a adolescente que queria ser apenas uma garota comum. Infelizmente, descendente de uma longa linhagem de bruxas, que durante o dia eram discriminadas pela vizinhança, mas na escuridão da noite eram úteis, a jovem tem uma triste jornada.
Essa história é a que mais emociona das quatro histórias do livro. Provavelmente porque não é contada com humor, mas sim com emoções mais singelas como esperança, decepção, ódio e arrependimento.
Malena tenta fazer amizades e age de maneira sincera, apenas ocultando que é uma bruxa. Mas quando as pessoas que se dizem sua amiga descobrem esse detalhe, ela é discriminada, maltratada e se torna uma pária. Adicione-se a isso um garoto tão falso quanto suas supostas amigas e o final é realmente triste.

"Queria roubar sua noite especial, mas desejos são coisas afiadas e espinhosas, e não percebi quão fundo os meus poderiam ferir." (p. 220)

#A menina e o lobo - Fábio Yabu - E se o lobo mau não fosse realmente malvado? Nessa linda história de Fábio Yabu observamos a importância do livre arbítrio e de como um pequeno ato de bondade gera incontáveis frutos. O protagonista dessa história é o conhecido lobo mau. Aquele que persegue a chapeuzinho vermelho, derruba as casas dos três porquinhos e tem um triste fim na mão do Caçador. E se todas as suas ações fossem programadas pelo Narrador, que não admite um deslize em seu roteiro? E se fosse possível, em uma ínfima tentativa, escapar de todo esse sofrimento?
É em Wrigleyville, Chicago, na Casa dos Lopes, onde reside a fofa da Clara, uma garotinha de apenas cinco anos de idade, que compreendemos a importância de um ato de amor.
Emocionante, surpreendente, carismático... "A menina e o lobo" encanta e conquista os leitores com sua forte mensagem.

"O abraço do velhinho o reconfortou, pois nada no universo era tão poderoso quanto o amor entre pais e filhos." (p. 312)

22 Comentários

  1. Esse parece ser melhor que o das princesas não??? Imagina gente, coitada da Cindy ter que ficar horas e horas na fila por um louboutin (Ai você percebe que isso provavelmente deve acontecer na vida real quando há liquidação hahahaha), ansiosa para ler o da Carina Rissi, ela é demais como autora e sempre arrasa \o/

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhey, tudo bem?
      O final do conto da Cindy é surpreendente, você precisa ler.
      A Carini escreve muito bem e foi impossível não se apaixonar por sua protagonista.
      Bjkas

      Excluir
  2. Quero muito ler esse livro parece ser ótimo. Só conheço a escrita da Carina e adoro, vou deixar nos desejados. Quanto mais afiado o espinho e Menina Veneno foram os que mais mi chamaram atenção.
    *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle, esse livro é ótimo não apenas pelos contos, mas também para quem não leu nada dos autores ainda. Dá para ter uma boa ideia da escrita deles.
      Bjkas

      Excluir
  3. Adoro vilões! Não conhecia esse livro e fiquei bastante curioso para conhecer. Dos autores, que eu saiba, só conheço a Carina Rissi, e só ouvi elogios dos trabalhos delas.

    Autor de Mestre de Marionetes
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laplace, o melhor de tudo nesse livro é que as linhas entre vilões e mocinhos são tênues. Leia sim, pois eu acho que irá gostar do livro.
      Bjkas

      Excluir
  4. Carol!
    Gosto das releituras dos contos de fadas e o Livro dos vilões me parece que tem os contos que mostram um lado diferente de quem deveria ser vilão e nem é tanto, e dos mocinhos que são vilões, achei a ideia fantástica.
    Semaninha de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      O livro é fofo demais e os contos magníficos.
      Vale muito a pena ler.
      Bjkas

      Excluir
  5. Oi Carol, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, e esse parece ser um livro bem interessante de se ler... adoro as releituras de contos de fada, e sobre os vilões então, deve ser melhor ainda. Já tinha visto um vídeo falando do livro e confesso que o conto que mais me interessou foi o do Fábio Yabu, parece ser bem emocionante. Também gostei do "Stepsister - Sobre Sapatos e Selfies" parece ser bem engraçado e contemporâneo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, tudo ótimo e você?
      O livro é interessante sim. Os contos tem o tom perfeito, e a escrita dos autores é encantadora.
      Bjkas

      Excluir
  6. Adoro esses livros que nos mostram o outro lado da moeda, contando o que os vilões passaram pra fazer o que fizeram... E ainda conta com a presença da Cecily von Ziegesar e Carina Rissi? *-* Não tem como ser um livro ruim... Espero poder ler o mais rápido possível, pq já fiquei muito curiosa...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loly, tudo bem?
      É um livro maravilhoso mesmo, com histórias deliciosas. Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou!
      Bjkas

      Excluir
  7. Oi, tudo bom?
    Eu estou louca para ler esse livro, estou amando as releituras de contos de fadas, li a saga Encantadas e amei, não li O Livro das princesas ainda, mas pretendo e é claro que também estou louca para ler O livro dos vilões.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo ótimo e com você?
      Eu também não li os livros das princesas, mas está na minha listinha de próximas leituras rs
      Bjkas

      Excluir
  8. Oi Já vi o outro livro, infelizmente, não tive oportunidade em ler. Esse parece ser fofo e em algumas histórias um pouquinho triste. Quem nunca parou para pensar se realmente os vilões eram maus, ou se era apenas uma visão distorcida dos fatos que o faziam parecer os carrascos. Amaria ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja, é exatamente essa a questão. Tudo depende da perspectiva rs
      Bjkas

      Excluir
  9. Ainda não li nem o das princesas e nem esse, mas são super comentados na internet, tenho que correr atrás deles para não ficar de fora, rsrsrsrs. Acho legal que o livro nos faz pensar através dos olhos dos vilões e junta as histórias de 4 autores!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, se você gosta desse tipo de livro, precisa conferir mesmo. Eu ri muito, me emocionei e achei perfeita as quatros histórias.
      Bjkas

      Excluir
  10. Eu ainda nem o li o livro das princesas e já lançaram o dos vilões..amei essa ideia... fiquei apaixoand apelas capas..são lindas demais... e pelo que vi em sua resenha, esse livro é sensacional, replata de histórias "refeitas"... como as vezes, me encanto por uns vilões (que o diga Lex Luthor de Samllville & Loki...rrs)..Esse já está na minha lista de desejados com certeza.. Parabéns por sua resenha, ficou exceletne.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, eu não li o das princesas também rs, os dos vilões me chamou mais a atenção e eu passei na frente. Acho que os vilões possuem algo a mais que despertam o interesse do leitor rs.
      Bjkas

      Excluir
  11. Eu tenho o primeiro e estou lendo-o =) Estou gostando bastante, está bem divertido.
    Então claro que estou de olho nesse já.... ler o lado dos vilões em histórias tão divertidas deve ser um máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne. Que bom que está se divertindo com o primeiro, e estou torcendo para você amar o segundo.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.