A autora: Gabriela Maya é advogada e escritora. Sua obra inicial, A Dama do Coliseu, foi inspirada por ocasião de uma visita noturna aos porões do Coliseu, em Julho de 2011. Em dezembro de 2013, publicou o conto Procura-se Ross Floyd na antologia Segredos de Família. Após uma temporada nos EUA, onde iniciou os escritos de seu segundo livro, Gabriela está de volta ao Brasil, e reside no Rio de Janeiro com o marido e o filho. Atualmente dedica-se aos últimos capítulos de Rodes, o segundo livro da série Roma. É amante da História Antiga, do celtismo e das religiões pagãs.

A história por trás do LivroNa noite de 30 de Julho de 2011, Gabriela Maya conheceu o aclamado Coliseu Romano. Uma visita noturna, guiada pela Superintendência Arqueológica de Roma levou um grupo de turistas para conhecer os porões do Coliseu. Uma emoção muito forte acometeu essa brasileira, que se sentiu observada nos porões, além da alegria e a euforia que trouxeram uma espécie de “reencontro com aquele lugar”. 


Fonte: aqui

Após retornar para o Brasil, a lembrança do Coliseu não escapou de seu pensamento. Ao rever as fotos, tirada nos porões, Gabriela constatou a imagem de uma mulher entre os hipogeus. Um espectro. E por causa dela, nasceu a vontade de escrever o livro. 
Foi então que nasceu A Dama do Coliseu.

Próximos projetosGabriela Maya pretende lançar o segundo livro da série Roma, ainda em 2014. A saga de Rodes, o filho de Júlio César e da gaulesa Mirta, se protrai na Gália bem como nos cenários de Roma e do Mundo Antigo. O leitor pode esperar por um triângulo amoroso e pelas difíceis escolhas que este guerreiro precisou fazer. 

Siga a Autora 
Site: aqui
Instagram: aqui
Twitter: aqui



Como adquirir o livro 
No site da Autora: aqui
Na Livraria Nobel do Shopping Downtown – Rio de Janeiro 
No site da Editora Ases da Literatura: aqui
E também na Lojinha Virtual da Editora Garcia Edizione 
A Dama do Coliseu também está em formato E-Book no site da Amazon:aqui


A Dama do Coliseu - É uma ficção histórica que aborda fatos reais da vida de Júlio César, o ditador e general mais famoso da Roma Antiga. Traz a religiosidade pagã dos celtas e dos romanos e um amor desconhecido deste mítico personagem. 
Mirta é uma camponesa gaulesa por quem César se apaixonou nos idos do ano 52 a.C. Por conta disso ele transformou a vida desta jovem mulher, a levou para Roma e fez toda a aristocracia se render ao seu mistério. 
“Mirta foi o verdadeiro amor de Júlio César, mas ele não estava preparado para isso”. 
Religião, paixão, misticismo e intrigas são a tônica de A Dama do Coliseu.


Minha opinião - O livro é dividido em três partes que representam a jornada de Mirta e Júlio César.
Na Parte I a trama se passa em Gália, onde César, já com 48 anos de idade acaba montando acampamento próximo a aldeia dos Allobroges, na Gália Narborense, enquanto planeja deter a rebelião liderada por Vercingetórix.
O ano é 52 a. C. e as primeiras vinte e seis páginas narram todo o trajeto dessa luta por poder desses dois fortes personagens sem nenhum diálogo. A autora conquista com as descrições minuciosas que remetem o leitor a esse local inóspito. 
E é com na aldeia, que César conhece Mirta, uma jovem de 18 anos muito respeitada por todos do local, pois tem um poderoso dom de cura. A convivência entre os dois acaba desenvolvendo uma conexão única e genuína, que faz com que eles se neguem a nunca mais se encontrarem.

"Olhando profundamente nos olhos dele como quem exige um pagamento, esperou corajosamente pelo que era seu... Aquele instante fugaz mudaria suas vidas para sempre." (p. 21)

Na Parte II do livro, temos todo o treinamento de Mirta e os sofrimentos que ela passa até chegar em Roma, onde se tornará uma Vestal. Aqui, a história dura alguns anos preciosos da protagonista, onde ela aprende sobre a perda e a desilusão, mas também encontra conforte na fé romana e nas suas novas irmãs, em especial Idália.
A autora teve a sensibilidade de demonstrar as dificuldades de ser uma mulher na época. Com Idália observamos a perda de um grande amor por não ter seu direito de escolha, com as Vestais, aprendemos sobre o seu papel como seres imaculados, com sua sexualidade anulada. Com Felícia, entendemos como os mais nobres era frívolos. E com Mirta vemos a tenacidade e uma força invisível que propulsiona o seu ser.
Na parte III temos o desfecho. Mirta que perdeu uma parte de sua vivacidade em Roma, precisa decidir seu destino e segue mais uma vez o seu coração.
É difícil discutir as sensações que esses personagens nos passam durante a leitura. César desperta ternura, quando não está focado em sua carreira. Ele consegue ser bom e gentil, mas também realiza diversas atitudes que magoam e maculam a única coisa que ele tem de verdadeira.
Mirta tem uma jornada emocionante. Vemos uma jovem feliz, que é confiante e dona de si se tornar um passarinho aprisionado em uma gaiola de ouro por um tempo. A política, as mentiras e a necessidade de abrir mão daquilo que sempre cultuou a tornam uma mulher mais dura, como se o tempo deixasse marcas em sua alma.
A história é contada de maneira linear, com um grupo de personagens secundários que se destacam em cada página que aparecem. A complexidade da trama é observada desde o primeiro instante, onde temos uma mulher forte em meio ao caos e a desigualdade emanando uma luz própria, como uma benção na Terra. 

"... Seremos um do outro até que os deuses retornem à terra e nos levem com eles." (p. 119)






Sinopse
 - Alguns segredos são trancados nos cofres da alma. Muitos deles estão escondidos no passado, assombram o presente, e são capazes de decidir o futuro de uma família. Segredos de Família é uma antologia recheada de contos misteriosos e descobertas assombrosas que mudarão o rumo de famílias que poderiam ser a sua. Alguns contos são baseados em fatos reais! Entre, descubra, surpreenda-se... Mas, por favor, não conte para mais ninguém...






Minha opinião - É tão difícil de comentar sobre histórias que ficam próximas aos nossos corações. "Em procura-se Ross Floyd" conto da autora Gabriela Maya, o leitor consegue perceber as emoções saltando das páginas. É tão palpável o amor da protagonista por sua avó, uma mulher forte, divertida e que soube ocultar seu sofrimento, fazendo até mesmo o papel de vilã para sua filha. A história gira em torno da protagonista, tentando entender o universo particular que é a sua família. A sua mãe quer desesperadamente informações sobre o pai, e sua avó recusa-se a fornecê-las. A jornada pela verdade é agridoce e o conto tem um final perfeito. Eu não vejo a hora de conhecer mais detalhes dessa história...

"A velha era orgulhosa. Com o tempo, percebi que o seu maior defeito era também o que eu mais gostava nela. Até hoje me confundo entre o conceito de orgulho e dignidade." (p.206)

60 Comentários

  1. Olá, Carol!
    Mais um romance que não pode deixar de ser lido. Uma história cheia de emoções, mistérios e revelações. Além disso, uma escrita que mostra todo o trabalho de pesquisa realizado pela autora, que teve "in loco" sua inspiração... Vejam a fotografia no início do livro... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima, eu concordo plenamente com você, é uma história maravilhosa!!
      Bjkas

      Excluir
  2. Nossa! Que resenha incrível! Fiquei ainda mais ansiosa para conhecer de perto da jornada de A dama do Coliseu. Adoro histórias assim, com mulheres fortes e determinadas. Gosto de pensar que se tivesse nascido em uma época antiga, seria uma delas. A Gabriela está de parabéns e o livro é lindo. Será uma das minhas próximas aquisições, com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, que bom que você gostou da resenha! O livro é fantástico e eu não vejo a hora de ler o segundo (Gabriela, por favor!!! rs).
      Bjkas

      Excluir
  3. Carol, também quero muito saber mais detalhes sobre o conto da Gabriela em Segredos de Família. Até porque é uma história real e a gente fica doido para saber o que acontece. Na Bienal de SP eu ia interrogar a Gabriela sobre o conto, mas acabei esquecendo.

    Sobre a Dama, eu gosto bastante de História Antiga, apesar de fazer uns anos que não pesquiso nada sobre o assunto. Até meu primeiro vestibular foi para História. Quando fiquei sabendo do livro da Gabriela fiquei bem curioso para conhecê-lo, até porque a civilização romana é uma das que acho mais interessantes.

    Comecei a ler A Dama do Coliseu e o livro é muito bom, até agora tem mantido minhas expectativas. E conhecendo a Gabriela, sei que não vou me decepcionar. Só espero que ela não me deixe novamente louco para saber o que acontece após o final da trama. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laplace, quando a Gabriela comentou que era uma história real, assim como o conto da Fátima, eu fiquei desesperada querendo mais informações. Espero que o conto se torne um livro e eu tenha a oportunidade de conferir essa emocionante história.
      Bjkas

      Excluir
    2. Queridos Carol e Laplace, se Deus quiser será um livro solo nascido deste conto. Tenho vontade sim de adicionar inclusive fotos antigas. Obrigada queridos pelo carinho!

      Excluir
  4. Oi Carol, gostei muito das quotes que você selecionou para a resenha. A Dama do Coliseu tem todos os elementos que me fascinam como leitora: História e romance :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elysanna, eu tentei selecionar os quotes que mais despertaram a minha atenção durante a leitura.
      Bjkas

      Excluir
    2. Obrigada queridas, Carol pelo senso estético e poder de síntese. Ely pelo carinho de sempre.

      Excluir
  5. Livro com muito conteúdo, pois através do romance, ainda tem um aula de história!! Muito bom!!! Sucesso para autora!! E adorei essa semana da Ases da Literatura!! Parabéns Carol, projeto muito bem elaborado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, fico feliz que tenha gostado da Semana Ases. São autores muitos especiais.
      Bjkas

      Excluir
    2. Obrigada Suzana Rossi, pela simpática contribuição. Grande abraço!

      Excluir
  6. Ooi não gostei muito da sinopse do livro A Dama do Coliseu mais quero ler Segredos de Família
    *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle, espero que quando realizar a leitura de Segredos de Família você venha nos contar o que achou do livro.
      Bjkas

      Excluir
  7. A autora foi incrível ao criar esta história. É envolvente, apaixonante e empolgante. Não vejo a hora de poder ler e conhecer mais detalhes desta maravilha. Parabéns pela obra. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth o livro é realmente apaixonante!
      Bjkas

      Excluir
    2. Obrigada Beth, gentileza sua todos esses elogios. Obrigada!

      Excluir
  8. Não é meu gênero favorito, mas parece ser um bom livro. Guardei a dica para quando eu resolver sair da minha zona de conforto literária. :)

    Parabéns pela resenha!

    www.amantesporlivrosefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanuela que bom que gostou da resenha.
      Bjkas

      Excluir
    2. Emanuela, bacana o seu comentário. É difícil mesmo sairmos de um lugar confortável onde nos sentimos a vontade para viajar na literatura. Você será muito bem-vinda à Roma Antiga, quando estiver disposta. Beijão.

      Excluir
  9. Parabéns pelo blog e pela resenha. É bom ter uma ideia antes de ler. Gosto deste tipo história anamcara.er@hotmal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estela, que bom que gostou da resenha!
      Bjkas

      Excluir
    2. Estela, é um grande incentivo ler comentários como o seu. Obrigada!

      Excluir
  10. Não pensei que gostaria dele, as vezes eu olho um livro e imagino: "hum, não sei não..." haha besteira grande essa minha não é??? A Dama no Coliseu vai me conquistar pelos detalhes, já vi que agora sim irei amar.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhey, às vezes o livro nos engana né? rs
      Esse é um daqueles que nos deixa com um sorriso no rosto.
      Bjkas

      Excluir
    2. Jheyscilane,
      Estou na torcida para que a Dama de pegue pelo coração!

      Excluir
  11. Oi Carol, tudo bem? Nossa, que legal essa história por detrás do livro, realmente deve ser uma experiência incrível visitar os porões do coliseu. Achei a história bastante interessante, e deve ser realmente incrível as sensações que as personagens nos trazem, mas infelizmente, não é um livro que eu leria, pois não tenho muito interesse pelo tema.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, tudo bem sim e com você?
      Eu também achei incrível. Imagina absorver toda a história do local?
      Bjkas

      Excluir
    2. Oi Rafaela,tudo bem?
      Quem sabe um dia a Roma Antiga te atraia? Então você vai lembrar da Dama do Coliseu. Beijinhos e obrigada pela postagem.

      Excluir
  12. Carol adorei a resenha, a mistura da ficção com o real e histórico parece perfeitamente plausível, o que acho um ponto forte para qualquer narrativa, e o fato de ainda apresentar toda uma civilização e seus costumes, seus hábitos e preceitos enriquecem ainda mais a obra.


    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julielton, tudo bem?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha! A narrativa é maravilhosa, e a autora descreve muito bem as situações.
      Bjkas

      Excluir
    2. Julielton, obrigada pelo comentário. Dialética Proposital? Acho que somos amigos de profissão. Tenho certeza que para os amantes da Idade Antiga, A Dama do Coliseu é viagem profunda. Carol querida, Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  13. Livro muito bem desenvolvido misturando história e romance. Estou ansiosa para lê-lo. Parabéns pela resenha e pela obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís, espero que venha nos contar quando realizar a leitura. Fico feliz em saber que gostou da resenha ;)
      Bjkas

      Excluir
    2. Obrigada Laís! É um prazer ler o seu comentário.Beijos

      Excluir
  14. OI! Acho que é um livro bastante interessante, uma carga histórica inegável, mas não foi algo que me atraiu de imediato, acho que esse livro eu só conseguiria dizer se gostei ou não quando finalizar completamente a leitura e refletir sobre o que acabei de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja, é uma leitura complexa e rica, que para os fãs do gênero é simplesmente apaixonante. Espero que dê uma chance para o livro e venha nos contar a sua opinião.
      Bjkas

      Excluir
    2. Nadja, obrigada pela contribuição. Tem razão sobre ceder seu juízo de valor...toda obra merecer ser avaliada até a última palavra escrita. Beijos

      Excluir
  15. Carol!
    A autora já me conquistou de primeira porque amo livros que falam sobre a Roma antiga, sobre as religiões pagãs e tudo que permeia os cultos e religiosidade de uma época distante e quando se torna um romance, melhor ainda.
    Não conhecia a autora e que bom poder saber um pouco mais sobre ela e sua obra.
    Tenha uma semana de sucesso!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      Acredito que você irá amar esse livro!
      Bjkas

      Excluir
    2. Rudy querida, que bom saber que gostamos das mesmas coisas. Tenho certeza que a Dama vai te conquistar! Beijos

      Excluir
  16. Já tinha visto o livro mas é a primeira resenha que leio, e já senti aquele ansiedade... o gostinho de quero mais quando realmente amamos o livro. Achei genial a idéia de misturar o real com o mítico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gizeli! O livro é magnífico e se você curte o gênero, leia!
      Bjkas

      Excluir
    2. Gizeli, obrigada pelo comentário! Espero que a Dama te leve para uma viagem antiga. Beijinhos

      Excluir
  17. Esta é a primeira resenha que li de A Dama do Coliseu e o resultado: vai para a minha listinha de desejados.
    Deve ser emocionante ver este outro lado do Júlio César. Conhecer esta história de superação da Mirta.
    Me conquistou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Khry, eu nem tenho mais palavras para descrever o quanto esse livro é lindo!
      Bjkas

      Excluir
    2. Krys, obrigada querida pelo depoimento sincero. Tomara que ela esteja logo com você para levá-la a um mundo antigo. Beijos

      Excluir
  18. Oi carol, tudo bom?? Foi bem legal ver uma autora abrodar um tma tão diferente dos que tenho vário,mas tenho certeza que agradará a muitos e será um sucesso.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo ótimo e com você?
      Concordo com você, um livro com um conteúdo tão rico, é impossível não fazer sucesso!
      Bjkas

      Excluir
    2. Aline, obrigada pela contribuição! Beijos

      Excluir
  19. Eu ganhei segredos de família, mas não lerei no momentos.
    Mas a autora parece ser bem talentosa e os livros tem uma proposta legal...mas só lerei segredos de família mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, a autora é talentosa mesmo. A escrita dela é viciante e os cenários são muito bem descritos.
      Bjkas

      Excluir
    2. Karolyne, bacana. Depois quer ver sua impressão sobre o meu conto Procura-se Ross Floyd que está na antologia Segredos de Família. Beijão.

      Excluir
  20. a capa do livro é mt linda...e a resenha então....sem dúvidas eu irei comprar (to adorando essa parceria do blog com a editora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, a capa é linda mesmo!!!
      Fico feliz em saber que gostou da resenha e da parceria ;)
      Bjkas

      Excluir
    2. Oi Lucas, obrigada querido! A capa é mesmo o meu xodó...Beijinhos

      Excluir
  21. A meu entender, trata-se uma trama que é fruto de uma pesquisa histórico-religiosa intensa, dai ter demorado para ficar pronto, quando da ideia original da autora.
    Isso é algo que admiro muito nos autores, porque assim eles fornecem uma riqueza grande de detalhes, que proporcionam ao autor se sentir dentro do livro naquele instante, e que é crucial para a história.
    Gosto muito de tudo que envolve os celtas-gauleses, acho que eram os povos mais incríveis que existiam. Acho que me identificaria com Mirta quando batesse o olho no livro e sofreria junto, porque parece que nada foi fácil pra ela e não consigo imaginar um desfecho feliz para essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline meu amor! Que grata surpresa ler o seu comentário...me emocionou. Se você é fã dos gauleses vai amar a história da Mirta, modéstia à parte. Obrigada mesmo pela contribuição. Ah! Eu te asseguro que você vai gostar do fim. Dentro do contexto. Um beijinho.

      Excluir
  22. Amei essa ideia da semana Asa da Leitura..estou conhecendo autores icnríveis... Gostei muito de de conhecer um pouco sobre a Gabriela e sua obra... como sou apaixonada pela Roma antiga, já vi que vou adorar esse romances.. bjs

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.