Sinopse - Alguns segredos são trancados nos cofres da alma. Muitos deles estão escondidos no passado, assombram o presente, e são capazes de decidir o futuro de uma família. Segredos de Família é uma antologia recheada de contos misteriosos e descobertas assombrosas que mudarão o rumo de famílias que poderiam ser a sua. Alguns contos são baseados em fatos reais! Entre, descubra, surpreenda-se... Mas, por favor, não conte para mais ninguém...








Minha opinião : "Segredos de Família" é uma coletânea que desperta diversas sensações no leitor: euforia, curiosidade, tristeza, alegria. Todos temos nossos segredos, mas existem aqueles que podem colocar outras pessoas em risco ou magoá-los profundamente. Existem segredos que servem para proteger, outros para machucar. Mas um detalhe é universal: segredos nunca são segredos por muito tempo. Como são diversos contos, irei comentar apenas alguns:

Conto "Esqueletos no Armário" - Ambientado na ditadura e narrado em primeira pessoa, esse conto fala de um jovem que tem um tio, chamado Victor, que segundo informou sua mãe, é esquizofrênico. Com o passar dos anos, o narrador percebe que citar o "Tio Victor" é proibido. Sua existência é um tabu. Sem entender o motivo de uma pessoa ser banida das conversas, a verdade vem à tona após muitos anos. 
A autora Fátima Venceslau aborda um tema forte e ao mesmo tempo tocante. A ignorância, o preconceito e a rejeição no seio familiar deixam o leitor aturdido ao final da leitura. 

"Quanto a mim, o que fazer? Embora ninguém saiba, sou mais parecido com o tio Victor do que eles imaginam." (p. 23)


Conto "Clara" - Lucas Odesrsvank - Quando a jovem Sofia decide desobedecer seu pai Aureliano e explora o local proibido da residência, ela não imagina o quão obscuros são os segredos da família....

Conto "A queda da Torre" - Mateus Atalaia - até que ponto um segredo poderá ser escondido da própria filha? O que seria um dia normal na vida de Monique, torna-se um inferno pessoal que poderia ou não ser evitado por aqueles que a amam...

Conto "Relicário" - Rodrigo Alves - Uma maldição de família pode ser mantida em segredo até quando? E em quem se pode confiar em um pequeno vilarejo, onde todos desconfiam um dos outros?

Conto "Última Sexta à noite" - Quando Fernando e Bárbra acordam juntos em uma cama de hotel vestidos como recém-casados, eles precisam relembrar seus passos após uma fatídica comemoração da família de Fernando.
Fernando e Bárbra são dois jovens que tiveram suas vidas alteradas graças a omissão de suas famílias. A história do autor Laplace Cavalcanti tem uma imensa criatividade, que envolve cenários surpreendentes, saindo de descobertas bombásticas para situações constrangedoras que divertem o leitor.

"- Você vai tentar cair na água? - ele perguntou.
- Não acho que essa seja uma boa ideia, eu não sei nadar." (p. 156)

O conto "Para sempre" escrito por Anaté Merger fala da história de Beatrix e Júlia, duas jovens que estão juntando diversas fotografias que tenham expressões marcantes para uma mostra na galeria.
Elas encontram a foto de um misterioso jovem e através dessa foto vão conhecer a triste história que ocorreu em dezembro de 1965.
Um conto tocante que fala dos conflitos amorosos e de como eles podem chegar a extremos dolorosos. Uma história que fala de desilusões, amores perdidos e corações partidos.


É tão difícil de comentar sobre histórias que ficam próximas aos nossos corações. "Em procura-se Ross Floyd" conto da autora Gabriela Maya, o leitor consegue perceber as emoções saltando das páginas. É tão palpável o amor da protagonista por sua avó, uma mulher forte, divertida e que soube ocultar seu sofrimento, fazendo até mesmo o papel de vilã para sua filha. A história gira em torno da protagonista, tentando entender o universo particular que é a sua família. A sua mãe quer desesperadamente informações sobre o pai, e sua avó recusa-se a fornecê-las. A jornada pela verdade é agridoce e o conto tem um final perfeito. Eu não vejo a hora de conhecer mais detalhes dessa história...

"A velha era orgulhosa. Com o tempo, percebi que o seu maior defeito era também o que eu mais gostava nela. Até hoje me confundo entre o conceito de orgulho e dignidade." (p.206)

Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos (p. 37, 44, 66, 75, 93) mas não interferiram na compreensão dos textos.

17 Comentários

  1. Carol!
    Sou apaixonada por contos, acho que têm mais dinâmica, são mais curtos e em um livro só podemos ler vários.
    E reunir autores nacionais com contos diversificados e interessantes é o máximo.
    O Laplace é paraibano e fico bem orgulhosa e ver nordestino fazendo para de um livro de repercussão nacional.
    Gostei da resenha.
    Uma semana e início de mês carregadinhos de paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rudynalva. É graças a vocês leitores que a gente consegue avançar pelo Brasil. :)

      Excluir
    2. Oi Rudy, tudo bem?
      Eu acho ótima a ideia de reunir tantos talentos nacionais em um único livro!
      Que bom que gostou da resenha.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi Carol! Ficou ótima a resenha. Os segredos desse livro são mesmo surpreendentes. Cada conto é uma revelação diferente da anterior. Gostei muito da diversidade. E que bom que gostasse do "Última Sexta à Noite". :)

    Autor de Última Sexta à Noite
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laplace, que bom que gostou da resenha. Seu conto tem uma leveza incrível, um bom humor em meio a um cenário certo, proporcionando uma harmonia durante a leitura.
      Bjkas

      Excluir
  3. Ah eu já tinha curiosidade sobre o livro desde quando você apresentava pequenos pedaços deles nos finais dos post's da Ases da Literatura, sem falar que estou me aventurando mais pelos contos. Já tá na lista!

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhey, que bom saber que te interessou. Acho que contos são ótimas dicas para conhecermos um pouco a escrita de autores com os quais não tivemos contato.
      Bjkas

      Excluir
  4. Interessante um livro que reúna tantos contos, e gostei do enredo do livro como um todo... Realmente segredos podem destruir pessoas, quebrar a confiança, ainda mais quando se trata de segredos de família... Fiquei curiosa com os rumos das histórias...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loly, segredos sempre são devastadores e não importa quanto tempo passe, sempre acabam magoando alguém.
      O livro é ótimo pois demonstra diversas perspectivas sobre o assunto.
      Bjkas

      Excluir
  5. Contos deste tipo são emocionantes de se ler. E pelo que vi aqui tem vários que são capazes de mexer com nossos sentimentos e emoções. Vou experimentar ler. Fiquei bastante empolgada com um conto que li aqui. pelo menos foi o que mais me conquistou: Esqueletos no Armário. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, eu conversei com a autora do conto "Esqueletos no Armário" e a história é verídica. Eu li antes de saber desse detalhe e fiquei emocionalmente balançada, depois de saber disso então..
      Bjkas

      Excluir
  6. Bem suspense e intrigante apenas a sinopse, já da uma certa curiosidade, gostei da temática do livro, sobre o que é tratado nele, os contos parecem ser bem thriller e alguns medonhos, parecem ser do tipo que nos tiram da zona de conforto, e eu geralmente gosto disso.
    Beijos Carol, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayna, tudo bem?
      Eu acho que vale muito a pena ler esse livro por diversos motivos: as histórias são incríveis, a temática é diferente e acabei conhecendo a escrita de alguns autores ;)
      Bjkas

      Excluir
  7. Oi, Carol.

    Esse livro parece ser uma leitura bem legal, com esses contos e as temáticas que eles trazem. Nunca li um livro de contos e esse sendo de autores nacionais me atrai bastante. Fiquei curiosa quanto a leitura depois de sua resenha.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo bem?
      Eu adorei esse livro e recomendo para todo mundo rs.
      Bjkas

      Excluir
  8. Oi! Amo contos, são histórias curtas, mas que passam a ideia em tão poucas folhas, é impressionante. Achei a capa dese livro muito linda e me interessei ao saber que tudo envolve segredos de família, até porque em todas tem algo parecido. Gostei desse mistério e suspense em alguns contos. Estou com muita vontade em ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja, tudo bem?
      A temática é diferente, mas ao mesmo tempo, é algo comum para o leitor, pois todas as famílias tem seus segredos, sejam eles mirabolantes ou detalhes pequenos. Acho que esse é um dos motivos do livro ser tão atraente.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.