Sinopse - "Lucas sabia que seu pai era diferente.Não sabia, porém, que essa diferença tornava-o uma pessoa especial.Seria possível considera-lo um herói? Em alguns momentos, bastava a reflexão.Em outros, eram necessárias respostas para muitas perguntas. De repente, as dúvidas terminaram: só pode ser um herói que vende barreiras e obstáculos quase intransponíveis e ultrapassa os limites impostos por uma sociedade fisicamente perfeita.Seu pai, portador de deficiência física é um herói!"





Minha opinião - "Papai não é perfeito" da autora Sonia Salerno Forjaz é narrado em primeira pessoa pelo protagonista Lucas, um garoto de 13 anos de idade.

Lucas recebeu da professora Célia a tarefa de escrever um texto sobre a temática PAI HERÓI, o que inicialmente causou estranheza a ele, pois ele considera seu pai um homem comum. 

Acontece que conforme vai realizando o trabalho, ele começa a compreender que seu pai não tem nada de comum, pois enfrentou diversas adversidades, inclusive o pré-conceito das pessoas em relação a sua condição. Seu pai é hemiplégico, e desde seus 19 anos de idade sua vida sofreu adaptações. 

O enredo traz diversas lições para os jovens leitores: respeitar as diferenças, a valorização da individualidade e entender que não existe o "normal" quando o mundo é tão diversificado.


O livro ainda conta com diversas ilustrações belíssimas que enriquecem a história. 

A autora Sonia Salerno Forjaz conseguiu mais uma vez discutir importantes valores de uma maneira leve e educativa, sem sobrecarregar o jovem durante a leitura.

Uma história que uma vez lida, nunca mais será esquecida!

"Eu queria mesmo acreditar que as pessoas não fazem certas coisas por maldade. Elas não sabem como agir com nada que seja diferente e acabam tendo reações inesperadas que vão de um extremo ao outro." (p. 22) 

15 Comentários

  1. Uma ótima dica. Gostei da resenha.
    Já coloquei na lista. Minha lista pra 2015 esta enorme!!! Assim que é bom. Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu leio nos seus comentários, sua listinha não para de crescer rs. Está igual a minha ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Adorei a dica. Eu adoro ler livros assim para descontrair, é ótimo para quando não temos nada para ler :)

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, tudo bem?
      É uma ótima leitura e eu mega recomendo.
      Bjkas

      Excluir
  3. Já sei o que darei de presente de aniversário para a minha irmã. Já que ela me pediu um livro que ela pudesse ler (já que os meus não são recomendados para a idade dela) e eu como leitora dou todo o incentivo pra que ela leia, achei essa dica bem bacana. Além de ter um enredo bem direcionado para esse público, tem as ilustrações que eu tenho certeza que ela vai gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?
      Que legal saber que você incentiva sua irmã na leitura. Acho ótimo quando conseguimos envolver outras pessoas no amor pela leitura, pois desenvolve tanto habilidades de compreensão de texto, vocabulário e muito mais. Parabéns!
      Bjkas

      Excluir
  4. Gostei muito da proposta do livro, isso de ajudarem as crianças a enxergarem as superações a partir das dificuldades, é muito interessante, ainda mais quando o protagonista precisa ver a luta do próprio pai e expressar tal coisa para os demais, mostrando-os que seu pai é sim um herói.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laplace, tudo bem?
      Eu sou apaixonada por livros que trazem lições importantes, principalmente para o público jovem.
      Bjkas

      Excluir
  5. Nossa que fofooo minha sobrinha que iria amar esse livrooo..ainda mais falando do papai a quem ela tanto amaa... mtoo fofoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen, tudo bem?
      É um ótimo livro para o público jovem, viu? Vale muito a pena ;)
      Bjkas

      Excluir
  6. Que livro lindo. Adorei a temática dele, livros que abordam temas como o preconceito e as dificuldades de quem sofre de algum tipo de deficiência, seja física ou mental, é muito importante na construção de caráter dos futuros cidadãos.
    É um livro infato-juvenil, mas todos deveriam ler !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joicy, tudo bem?
      Concordo plenamente com você. Todos deveriam ler!
      Bjkas

      Excluir
  7. Não gostei deste livro,pois é um livro chato,nada ver,e sem noção, alem disso um livro muito difícil de ler,não da para entender nada,me arrependi de ter pego esse livro para apresentar na frente da classe inteira na escola #QueTédio livro tonto 😵 não gostei

    ResponderExcluir
  8. Livro d+ interessante recomendo,ja sei o presente perfeito pra dar para minha amiga que gosta de ler

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.