Sinopse - "Josber é encarregado de auxiliar um grupo de estudiosos pelos diversificados caminhos do ambiente mato-grossense. No entanto, algo que parecia ser uma lenda regional começa a interferir nos dias, ou melhor, nas noites dos pesquisadores, tornando a previsível pesquisa em uma inesperada aventura. Confrontados com essa nova realidade, terão de enfrentar várias criaturas, e a mais presente delas: os lobisomens. Mesmo em meio ao desespero, surge a paixão entre Josber e Tiacha, uma fabulosa guardiã, que se revelará como uma questão a mais no conflito entre o humano e o sobrenatural, selando o destino de todos."


Minha opinião - A história se passa em Mato Grosso, onde um grupo peculiar enfrenta o cerrado para uma pesquisa de doutorado de Eduardo Luz. Eduardo quer catalogar os hábitos de alguns marsupiais no cerrado e para isso conta com um motorista/cozinheiro, o Otávio, a professora Olga, Madeleine e Josber.

Acontece que durante essa pesquisa de campo, esse eclético grupo se perde e começa a ser perseguido por criaturas que só existem nos contos de fadas (pelo menos é o que eles pensaram!): os lobisomens. O leitor precisa descobrir a razão dos lobisomens estarem seguindo esse grupo, enquanto acompanha as trapalhadas e tensão que esses cinco personagens passam.

O primeiro ponto de destaque da obra é o fato de que se passa no Brasil. É interessante observar esse tipo de tema sendo explorado nas nossas terrinhas.

Outro ponto de destaque é que o autor Andre Tressoldi não se prendeu as características que estamos acostumados ao imaginar sobre lobisomens. Para início de conversa, existem tipos diferentes de criaturas para cada tipo de lua. Foi bem criativo.

E por último, mas não menos importante foi a inserção de guardiões desse mundo sobrenatural. A inserção desse grupo permite o leitor acreditar que é possível existirem lobisomens mesmo sem nunca termos visto um. A construção desse grupo em particular e até mesmo os locais que eles habitam foram bem delineados, trazendo uma maior complexidade à trama.

Vale a pena ressaltar que não é apenas o enredo que chama a atenção do leitor. A personalidade dos protagonistas, principalmente de Josber, consegue divertir o leitor mesmo no meio de perseguições. O grupo acaba arrancando risadas graças aos comentários engraçados e situações em que se encontram. Enquanto Eduardo é a voz da ciência, Otávio é a voz das crendices populares, das lendas que povoam o país. Isso permite uma leitura mais ampla, com direito a discussões com vários pontos de vista. 

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa tem um ar misterioso e combina com a história.

14 Comentários

  1. Parece ser bem interessante esse livro apesar que nao gosto muito desse genero, acho meio que sei la nao da pra explicar, estava lendo um livro parecido nao na historia mais por se tratarem de lobos, "Lobos Da Invernia" simplesmente nao terminei de ler, achei muito sem graça por se tratarem de lombisomes nao curto muito esses tipos de historia, apesar que acredito sim que ja existiu kkkk pois ja vi varios boatos de onde eu morava em minas que aparecia lombisomem kkk e fora que tbm ja ouvi os uivos agora nao sei se foram deles hahaha mais e legal pra quem curte.. bjuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen, tudo bem?
      O que eu posso dizer é que tem um enredo diferente do que estamos acostumados a ver. Então, vale a pena conferir ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Adoro quando a história do livro se passa nas nossas terras! É tão lindo! Aos meus olhos, deixa a história ainda mais perfeita!
    Não curto muito livros com lobisomens, apesar de já ter lido, mas esse me deixou curiosa. Quero saber a forma como o autor criou os lobisomens na sua história. Espero que me surpreenda, porque uma das razões de eu não curtir esse tema, é porque os lobisomens são sempre a mesma coisa! Nesse livro, os lobisomens não parecem ser tão comuns assim.kkkk.
    Vou ter que esperar um tempinho pra poder lê-lo, mas pode contar que assim que estiver com o livro em mãos, irei embarcar na leitura. Quero conhecer esses lobisomens e esses personagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo livros nacionais, e também fico sempre contente em ler histórias acontecendo nas nossas terrinhas ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Não sei vocês mas eu amo quando as historias se passam aqui no Brasil deixa mais "perfeita" acabo pesquisando os lugares, querendo saber mais haahah.
    Essa capa está sensacional! Gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!!! A capa realmente está linda.
      Bjkas

      Excluir
  4. Obrigado, Carol, pela resenha! Muito bem descrita e explicativa!
    Gostaria de dizer aqui, que apesar de ser uma história envolvendo lobisomens, o enfoque é totalmente diferente e original. Criei uma história na tentativa de renovar a lenda dos lobisomens e, assim, tirá-la da mesmice, dando novos contornos e nuances à lenda.
    Espero que gostem!
    att.,
    André Tressoldi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, tudo bem? Nós que agradecemos você por ter criado uma história tão envolvente!
      Bjkas

      Excluir
  5. Gostei bastante da resenha e da proposta do livro, e ainda mais pela história se passar aqui no Brasil, pois isso deixa nossa imaginação mais solta para imaginarmos o local e o ambiente em si..

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, tudo bem?
      Fico feliz em saber que gostou da resenha. O livro realmente tem uma proposta diferente e atraente, e eu acredito que vale muito a pena dar uma conferida.
      Bjkas

      Excluir
  6. Não curto muito a temática, mas só o fato da trama se passar no Brasil fiquei com vontade de ler, e também pela inovação, fiquei com vontade de ler. Vai para a minha estante do Skoob!

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laplace, tudo bem?
      Como você ganhou um exemplar desse livro no Top Comentarista, acredito que irá escrever uma resenha sobre ele para o Desafio Nacional 2015, certo?
      Vou ficar aguardando a sua opinião.
      Bjkas

      Excluir
  7. Eu gostei muito do enredo, a temática de mistério e aventura foi muito curiosa e levando em conta que se passa aqui no Brasil, num Estado bem pertinho de mim, me agradou ainda mais. Dificilmente vejo um livro de fantasia que ocorre aqui, fico muito satisfeita quando encontro um.
    O autor foi deveras criativo, é bom saber que tudo foi bem abordado e que no fim nos dá a sensação de que aquilo pode mesmo existir.
    Os personagens me pareceram ótimos, do engraçado ao centrado .Gosto quando a personalidade é bem definida, a história só tem a ganhar quando isso ocorre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joicy, tudo bem?
      Realmente o livro é bem criativo e soube trabalhar bem um tema que é explorado há muito tempo.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.