Sinopse - "Vega Jane nunca saiu do vilarejo de Artemísia. Nem ela e nem ninguém. Isso jamais aconteceu porque ir além dos limites daquele lugar não é algo permitido. Até que um dia Quentin Herms, seu mestre e amigo, ultrapassa o limiar da cidade e desaparece rumo ao desconhecido e escuro Pântano, onde, segundo dizem, só há perigos, abismos e criaturas assustadoras com sede de sangue. A fuga não é simples. Ele é violentamente caçado, mas deixa para trás uma trilha de pistas para a jovem: um mapa e um anel, que podem levá-la a descobrir o que há além do limiar de Artemísia, mas que ela deverá ocultar, sob pena de ser acusada de cumplicidade. Cada passo seu torna-se arriscado, e aos poucos ela percebe que aquele lugar e a vida que ela conheceu até então foram construídos sobre mentiras, capazes de fazer poderosos matarem para manter seus segredos. Mas Vega Jane se vê disposta a lutar pela liberdade, mesmo que a descoberta da verdade custe sua própria vida."



Minha opinião - "O limiar" é o primeiro livro da nova série do autor David Baldacci que será lançada no Brasil em março pela Editora Gutenberg.
Narrado em primeira pessoa pela protagonista Vega Jane, o livro nos leva a Artemísia, um vilarejo que possui em suas fronteiras um Pântano. Segundo a história do local e o próprio Conselho atual, não existe nada além do Pântano, e os Wugmorts ou "Wugs" (cidadãos de Artemísia) que se arriscam no Pântano, são mortos pelas criaturas vis que o habitam.
Vega Jane é uma jovem de 14 ciclos (anos de idade) que cuida de seu irmão mais novo John e trabalha nas Chaminés como finalizadora. A história começa quando ela está relaxando em sua árvore e avista seu mentor e amigo Quentin Herms passar correndo em direção ao Pântano e com membros do Conselho atrás dele. Como uma jovem obediente das regras, ela se assusta com o que presencia e fica ainda mais curiosa quando é questionada constantemente pelo Conselho sobre as intenções de Quentin e sobre determinados artefatos que ela nunca viu antes, mas que são deixados para trás por seu mentor.
O desenrolar do primeiro livro nos leva a lugares nunca antes imagináveis. O autor David Baldacci criou em Artemísia e seus arredores um mundo fantástico, com criaturas nunca vistas antes. Dos nomes diferentes às suas descrições, vemos que o local possui inúmeras criaturas selvagens que podem ferir mortalmente qualquer cidadão. Além disso, todo o livro contêm uma linguagem própria, com expressões utilizadas no cotidiano do vilarejo até costumes únicos que contêm certa barbaridade.
Os personagens são construídos de modo inusitado e alguns possuem características peculiares: de trabalhadores honestos e preocupados com as famílias à homens com uma intensa maldade no olhar e crueldade em suas ações. Até mesmo os membros do Conselho têm suas particularidades que nos fazem desconfiar de suas verdadeiras intenções. É o caso da única mulher do Conselho , a Morrígona. A mudança em sua personalidade vai ocorrendo de forma gradual e assim como os demais personagens, seu papel a ser desempenhado cresce e surpreende.
Delph, melhor amigo de Vega Jane é outra surpresa na história. Sua evolução é motivada inicialmente por medo, depois por amizade e lealdade. Até mesmo John, o irmãozinho de apenas 12 ciclos de idade de Vega Jane tem um papel fundamental a desempenhar. Não existem personagens sobrando na história. Todos que aparecem são cruciais no desenvolvimento do enredo.
É possível observar como cada cidadão de Artemísia é movido por um interesse: ganância, maldade, inveja, ódio, desdém, mas também tem aqueles que são movidos por sentimentos mais puros, como compaixão e bondade.
E o que falar de Vega Jane? É o tipo de protagonista que arrasa na história. Ela é inteligente, sagaz, valente e até mesmo um pouquinho sarcástica, mas também apresenta um lado suave e repleto de compaixão. 
O próprio vilarejo é um personagem importante no livro: seus mistérios, as construções locais, seus habitantes e criaturas moldam o percurso da história.
O livro é extraordinário. Temos mistérios, um novo universo, duelos, traições e intrigas. É o tipo de história que prende o leitor da primeira página ao abrir o livro (tem um mapa incrível, seguido de um glossário com definições extraordinárias) até o último parágrafo (um final que sem dúvida nos deixa desesperado pela continuação).
Como a leitura foi realizada em uma prova, não é possível falar da revisão, mas posso adiantar que existem detalhes intrigantes no livro, como o mapa e o glossário. Cada capítulo tem uma numeração de acordo com a linguagem de Artemísia e no topo das páginas iniciais dos capítulos existem detalhes que enriquecem ainda mais a obra. A capa combina perfeitamente com a história: dos três personagens no centro até a escolha das cores (o vermelho e o azul são cores determinantes em um momento do livro). É impossível não elogiar a atenção da Editora aos detalhes inseridos no livro.
Se o primeiro livro é uma parcela do que podemos esperar da série, não consigo imaginar como o autor irá guiar Vega Jane até o final de sua jornada. Sem dúvida entrou na minha listinha de livros favoritos de 2015.

23 Comentários

  1. Achei super interessante.
    Adoro histórias desse tipo.
    Me lembrou Delírio.. que eu amo!
    Então, tenho certeza que iria adorar essa história.
    Fiquei super curiosa pra saber mais sobre o vilarejo e sobre o que há além dele.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, tudo bem?
      Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. O livro parece interessante... e com muito mistério, o que eu gosto, pois deixa a leitura bem envolvente.
    Fiquei interessada no livro sim, parece uma boa história. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne, tudo bem?
      Eu gostei bastante do primeiro livro e até coloquei-o nos meus favoritos rs.
      Bjkas

      Excluir
  3. Nunca havia ouvido falar do autor.
    Acho que não leio mais tantos livros de fantasia ultimamente, mas acho que esse seria um que tiraria um tempo para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lissandro, tudo bem?
      O Baldacci tem inúmeros livros lançados no Brasil. A maior parte deles é de tema policial e lançado pela arqueiro. Temos até alguns resenhas aqui no blog ;)
      Bjkas

      Excluir
  4. O livro parece ser demais mesmo e se eu já tinha alguma vontade de lê-lo só aumentou agora com a sua resenha mega positiva *-*

    beijo
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, tudo bem com você?
      Realmente esse livro me conquistou e estou na expectativa pelos próximos livros ;)
      Fico feliz em saber que gostou da resenha.
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  5. Oi!
    Gostei do livro ele me pareceu muito envolvente desdo começo pelo mistério adoro um bom mistério e acabou me deixando muito curiosa !!!

    ResponderExcluir
  6. OI

    NOSSA SENHORA, ADOREI ESSE LIVRO! Já fiwuei curiosa só de ler o título do livro e a história me envolveu em um nível que eu nem sei explicar.

    Adorei!

    abs

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol,
    Bacana esse livro, o universo fantástico parece ser maravilhoso, não apenas pelos nomes diferentes ou pelos personagens peculiares, amei os ingredientes desse livro e fiquei intrigada para conhecer esse mundo (e as criaturas).
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  8. Carol!
    Nossa! Fiquei tão intrigada sabia?
    Achei os nomes bem sui generis de verdade e a premissa da série bem inteligente, gosto de ficção.
    Tenho uma amiga que se chama Artemísia e ela nem gosta do nome, mas gosta de ler e vou indicar esse livro para ela...kkkk
    Quero poder descobrir os mistérios que envolvem Artemísia.
    Domingo de tranquilidade e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol o livro parece ser bem aventureiro, deve ser cheios de surpresas e emoçoes..
    gostei bastante.. parece ser bem envolventes com mto misterios.. nossa amoo livros assim
    que nos prende do começo ao fim..
    mto legal a historiaaa bjoos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol!
    Ainda não tinha lido sobre esse lançamento, mas desde já me encantei com a história. Essa capa é linda e chamou bastante minha atenção, o universo que o autor criou parece ser incrível e quero saber mais sobre as criaturas e sobre os costumes dos personagens da vila. Anotado na lista dos desejados =]
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Uau!!! Pela resenha parece que esse livro é digno de virar filme... Como fã de Harry Potter esse livro já está em minhas leituras obrigatórias para esse ano. :) Parabéns sua resenha ficou maravilhosa, me deixou super curiosa!!!

    ResponderExcluir
  12. Queria saber se já tem o segundo livro? Se não tem existe previsão de lançamento? ?

    ResponderExcluir
  13. Sabe quando ta pra sair o segundo livro? Acabei de ler o primeiro e apaixonei.

    ResponderExcluir
  14. Então pessoal li adorei e na expectativa pelo segundo contatei a editora godenberg e disseram que:por enquanto não tem pretensão de lançar a continuação do limiar,fiquei decepcionada, como ficamos?
    E infelizmente ninguém da página realmente interagi ou responde aqui :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que frustrante!!! Queria ter um bom inglês pra me aventurar na continuação em inglês msm, já q ñ é o caso só me resta esperar e torcer pra q a editora resolva lançar algum dia. :((

      Excluir
    2. Oi Tamara. Até o momento não temos informações sobre a continuação da série =\

      Excluir
  15. E a continuação "The Keeper"? Ñ foi lançado no Brasil? Já estão lançando o 3º lá fora.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.