Sinopse - A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen. Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.

Minha opinião - "A teoria de tudo" é um livro denso e complexo, que relata o relacionamento de Stephen e Jane Hawking e as adversidades que ambos passaram devido a doença de Stephen.
Stephen é diagnosticado logo cedo com uma doença degenerativa e está ciente de que sua vida irá mudar radicalmente. Mesmo assim, ter uma noção teórica é bem diferente da prática, e a vida do casal vai se modificando conforme a doença avança.
Por se tratar de uma biografia, escrita pela própria Jane, é difícil criticar os acontecimentos. Cada um sabe as dificuldades que passa e a maneira como irá enfrentá-las.
Houve várias reclamações das situações pela Jane no livro? Sim, houve. Mas é compreensível que ela precisava desabafar um pouco depois de mais de duas décadas de cuidados. Ela se casou ciente da doença do marido, mas isso não a impede de sentir as consequências da doença de Stephen. Não quer dizer que ela não o amava ou a sua vida, simplesmente em alguns momentos é bom dividir os momentos tristes e pesados. E é isso que lemos em boa parte da narrativa. Ter a perspectiva dela na história é um grande diferencial, pois vemos como as pessoas ao redor enfrentam a doença: esposa, filhos, pais e amigos.
Jane aparentemente tentou ser o mais honesta possível no livro. Comentou até mesmo sobre o caso extraconjugal e sobre o fato de que após a separação ainda estava presente na vida do Stephen.
"A Teoria do Tudo" é uma história poderosa, que conta o lado humano desse gênio.

Para quem estiver curioso, foi lançado recentemente nos cinemas a adaptação do livro. Deixo os meus parabéns pela caracterização dos protagonistas que foi simplesmente magnífica.


26 Comentários

  1. Não li o livro mas por todas as resenhas que vi sei um pouco do que aconteceu. Muita gente vai ler esse livro e julgar a Jane como errada, mas é difícil saber como é conviver com uma doença dessas. Ela podia muito bem ter abandonado o Stephen e nem ter se casado com ele, mas pelo menos ela ficou com ele e cuidou dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, tudo bem?
      Pois é, eu acredito que as pessoas tenham ideias pré-concebidas de determinadas situações. Uma vida à dois sempre é complicada, colocar ainda em um casamento uma doença incurável, torna tudo ainda mais delicado. Eu acho ótimo termos essa visão da Jane, pois todos estão acostumados a reconhecer o gênio que Stephen Hawking é, mas na maioria das vezes esquece o sistema de apoio que ele teve com a sua família.
      Bjkas

      Excluir
  2. Já vi esse livro em vários blogs e todos falaram super bem, mas a sua resenha me deixou com mais vontade de ler, no começo não queria pois achei a história muito comum, mas após seu comentário, fiquei bastante curioso com a história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lissandro, tudo bem?
      Espero que leia e venha nos contar o que achou do livro ;)
      Bjkas

      Excluir
  3. Pensa em um livro que estou morrendooo de vontade de ler é esse, nossa ele parece ser lindoooo, a historia magnifica, com certeza esta em minha leituras de 2015. ainda nao vi o filme e nao quero ver antes de ler o livro.. amei a resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen, tudo bem?
      O filme é lindo, as atuações são divinas! Vale a pena conferir.
      Bjkas

      Excluir
  4. O livro tem trazido algumas opiniões controversas.
    Uma biografia que abre a vida pessoal de alguém famoso causa sempre um efeito desse tipo, principalmente quando expõe fatos que poderiam afetar a vida do outro.
    Fato é que quero ler o livro e quero assistir o filme também, porque dizem que está bem fiel ao livro e Stephen Hawking é um gênio.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rudy, tudo bem com você?
      Concordo plenamente. Biografias sempre causam controvérsias. Assista ao filme sim, pois as atuações estão incríveis.
      Bjkas

      Excluir
  5. Na verdade foi quando via a chamada do filme que tive a certeza que queria ler o livro. Achei muito bacana a maneira como é contada a história, acho importante saber sob vários pontos de vista.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Concordo com você. É sempre importante ouvir todos os lados da história. Acabamos nos deixando influenciar quando só conhecemos um dos lados.
      Bjkas

      Excluir
  6. Eu tenho curiosidade em ver o filme já quanto ao livro nem tanto, é que apesar do livro parecer ser ótimo eu quase não leio biografias. ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhey, tudo bem?
      O filme está lindo, com atuações incríveis. Eu também acabo deixando as biografias um pouco de lado =\
      Bjkas

      Excluir
  7. Tenho certeza que irei gostar do livro... Mas confesso que estou muito mais curiosa com o filme.

    ResponderExcluir
  8. Achei lindo o livro. E quero ler. A história desse homem pela visão da esposa deve ser incrível. Ele é um gênio. Tão inteligente e tão dedicado por suas buscas do mundo...
    A capa ficou linda, a editora tá de parabéns.; É realmente complexo como disse.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Amei a capa. E espero que a história seja realmente tudo de bom. Pela resenha já deu pra sentir o que me aguarda. Muito bom encontrar histórias capazes de emocionar o leitor. E esta me encantou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Li o livro e assisti o filme.
    SENSACIONAL!!!
    O filme floreia um pouco a história, mas, mesmo assim, é lindo.
    Sem falar na atuação do Eddie que foi brilhante.
    Digno de Oscar.
    A história é linda!
    Compreendo a Jane. Afinal, como você disse: ela quis se casar com ele, mas, isso não quer dizer que não tenha sido difícil.
    Acho ela uma guerreira. Assim como ele.
    Belíssima história.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Eu amo a história de Stephen Hawking, acho uma inspiradora, que muitas em meios as dificuldades desistimos de nós mesmos, achamos que não vamos conseguir, e esse é um exemplo a ser seguido, sou super fã dele, e quero muito o livro *-*

    ResponderExcluir
  12. Estou louca para ler esse livro, ele parece ser lindo, a historia magnifica, está na minha meta de 2015. Pois qro ver o filme, mas tenho de lê-lo antes!

    ResponderExcluir
  13. Nossa como eu quero ele.. parece ser muito emocionante e envolvente, muito triste também.. a historia e de descobertas fascinantes...só pela a resenha já amei...

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Quero ler esse livro desde que vi o lançamento, também quero assistir ao filme, mas vou ler antes, ou acabo desistindo do livro... A história parece ser muito bonita e tocante, tive algumas experiências não tão boas com biografias, mas quero dar uma chance a essa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Não li o livro ainda, mas a repercussão dele foi muito boa e muita gente adorou.
    O autor soube desenvolver bem a história, aparentemente. Pretendo conferir o resultado logo.

    abs

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Já ouvi falar muito desse livro e ainda mais depois do filme mas sempre achei uma linda historia de superação e legal o modo como foi feita a Biografia porque o livro não se parece muito com uma biografia !!!

    ResponderExcluir
  17. Não vejo a hora de ler esse livro, ja tinha lido alguns atigos por ai a respeito desse senhor, porem faz muiito tempo isso, agora que saiu o livro e o filme a respeito dele nao vejo a hora é uma historia muito bonita (♥).

    ResponderExcluir
  18. Tenho sérios problemas com livros/filmes que trabalham com personagens com doenças degenerativas, sou ligeiramente hipocondríaca sabe?! Eu sei que trata-se de um cara com uma mente brilhante, mas não sei...

    Miquilis

    ResponderExcluir
  19. Não sou muito chegada a biografias, mais esse até leria, parece ser uma escrita emocionante, descrevendo um gênio da nossa atualidade

    ResponderExcluir
  20. Estou lendo mas acho que ela faz muitas digressões.
    Esperava mais detalhea sobre o namoro, a primeira gravidez e o relacionamento dos dois... Tive a impressão de que o livro é mais sobre a vida dela, do que em conjunto com o Stephen.
    Estou no meio do livro e esperava mais... A imagem que tenho agora do Stephen, e que ela passa no livro para nós, é que ele é um homem frio, egoísta e que não se importava tanto com a família.
    A imagem que ela passou do Stephen para mim, foi essa....

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.