Editora: Jangada
Ano: 2014
De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta. Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos! Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica. Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário. Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza. A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail...
Esse é o primeiro livro da Trilogia Fortaleza Negra e apresenta aos leitores Sasha, uma adolescente que não tem um filtro mental e é um imã para confusões. A sinopse explica muito bem a trama principal, por isso a resenha será resumida.

O prólogo se passa em 1985, narrado em terceira pessoa e o leitor observa que existe uma luta no núcleo.

A partir disso, somos transportados primeiramente para a atualidade em Jacksonville, Carolina do Norte, EUA, onde conhecemos a família de Aleksandra / Sasha: sua mãe Irina Baker, seu pai Johnathan e seu irmão dois anos mais novo Victor. O pai de Sasha é um biológo que está pesquisando uma substância letal para os mitológicos (centauros e minotauros) e é contratado pela cúpula dos vampiros. 

Acontece que Jacksonville está sofrendo ataques pelos mitológicos constantes e a família Baker se muda para o local que pode ser considerado o mais seguro do planeta "A Fortaleza Negra", que fica na Rússia e onde os mestres vampiros moram.
Acontece que o local tem várias regras não apenas de moradia como também de etiqueta, principalmente no que se refere ao tratamento dos Mestres Klaus, Vladimir, Mikhail Nikolai e Nadia.

Desde o primeiro instante Sasha é um desastre ambulante, fazendo e agindo de modo equivocado, principalmente com um Mestre em especial: Mikhail. 
Mikhail é sombrio, enigmático e um vampiro de poucas palavras. Ele também demonstra um interesse peculiar em Sasha e tem atitudes ambíguas. 
Como se não bastasse, Sasha desperta o interesse de um aluno novo Blake Campbell, um escocês que trabalha com o pai de Sasha na pesquisa. 
Apesar de ter dois personagens diferente e intrigantes interessados na protagonista, ambos deixam um pouco a desejar. Mikhail em algumas cenas é extremamente grosseiro e Blake sem noção em alguns comentários e atitudes.
Sasha é engraçada e um pouco propensa em sofrer acidentes e se envolver em situações catastróficas, ainda mais quando se junta aos seus dois novos amigos: Kurt e Lara. Ela também está preocupada com sua melhor amiga Helena, que ficou em Jacksonville. 
Todas as interações entre Mikhail e Sasha são carregas de tensão. É tão palpável que o leitor fica imediatamente na expectativa do que irá acontecer em seguida.
O livro tem várias explicações interessantes que mesclam a mitologia criada pela autora com fatos históricos reais, além de personagens secundários cativantes e muito flerte e sedução.

O livro ainda contêm um glossário no início e nas últimas páginas ilustrações belíssimas da Fortaleza Negra, os mitológicos, Sasha e Mikhail.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Houve apenas um errinho de digitação na página 195 e o trabalho artístico do livro está impecável.
Uma história que tem mitologia, seres sobrenaturais, romance e muita confusão! Uma série que promete viciar os leitores.

O final desse livro é indescritível. Ao chegar nas últimas páginas somos bombardeados por emoções: surpresa, raiva, incredulidade e uma sensação de urgência para ler a continuação são apenas alguns dos sentimentos despertados por esse final eletrizante.


"A história que se conta é que os Mestres nasceram num pequeno vilarejo que hoje é conhecido pelo nome de Oymyakon, que fica na região leste da Sibéria. Naquele povoado era normal que um homem tivesse mais de uma mulher, e o pai deles teve várias. Só que toda vez que uma delas dava à luz, acabava falecendo durante o episódio, como uma maldição." (p. 202)


Avaliação no skoob: 4/5

22 Comentários

  1. Olá
    Você arrasou mais uma vez nessa resenha e livro sendo sobrenatural com romance já me conquistou.
    Gostaria imensamente de ter essa mesma experiência que você lendo, doida para saber quais são essas ações que tem
    Bjsk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel, tudo bem com você?
      Fico muito feliz em saber que gostou da resenha ;)
      Espero que realize a leitura e se divirta bastante!
      Bjkas

      Excluir
  2. Esse livro parece ser bem empolgante, cheio de emoções, e por saber que é nacional e com essa mistura de sobrenatural e romance me deu aquele gostinho de quero mais =P
    Quero muito ter essa mesma experiência que você teve em ler, e descobrir mais sobre esse mundo de dificuldades e perigos que os personagens enfrentam.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem?
      Realmente é uma história fantástica!
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi!
    Eu só vejo comentários positivos sobre esse livro e como gosto de fantasias e romances sobrenaturais acho que a história tem tudo para me agradar. Espero conseguir ler logo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise, tudo bem?
      Acredito que você irá gostar bastante ;) Venha nos contar o que achou do livro ok?
      Bjkas

      Excluir
  4. Nooouuusssaaa, esse livro parece ser bem emocionante hein. E cara eu já tinha ouvido falar dele antes e nunca que imaginaria que é nacional. Amo essa pegada de sobrenatural e romance (crepúsculo amor eterno) então acho que com certeza vou gostar. E cara agora eu só queria saber como se pronúncia esse Mikhail, que nan kskksks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liih, tudo bem?
      Pois é, também fiquei na dúvida sobre a pronúncia rs
      Bjkas

      Excluir
  5. Oie
    Já faz um tempo que quero muito ler esse livro.Gosto de histórias sobrenaturais,e trangulos amorosos sempre me envolveram.Não sou totalmente fã de vampiros mas consigo encarar essa leitura.E eu tenho um livreto com algumas ilustrações dos personagens e gostei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem?
      Amo o fato de trabalharem com um tema comum de forma diferente. E a Kel Costa faz exatamente isso ;)
      Bjkas

      Excluir
  6. Há muito quero ler o livro e a série.
    Todo mistério que envolve o enredo me deixa curiosa e adoro esse estilo de livro.
    “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”(Oliver Goldsmith)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      Espero que realize a leitura da série e venha nos contar o que achou ;)
      Bjkas

      Excluir
  7. Não conhecia essa trilogia, mas tenho fugido da leitura de séries.
    Mas a história parece ser bem interessante e fiquei bem curiosa, quem sabe futuramente eu venha a ler esta série.
    Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem?
      Fico feliz que tenha curtido a resenha ;)
      Bjkas

      Excluir
  8. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e adorei, principalmente por a peronagen ser um desastre ambulante e o livro parece ter uma otima aventura, ainda mais com um final que é otimo, com certeza entra para a minha lista de desejados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e que tenha adicionado o livro nos seus desejados. Venha nos contar o que achou quando realizar a leitura ;)
      Bjkas

      Excluir
  9. Oi!
    O livro parece legal e gostei da historia e dessa mistura de vampiros e mitologia fazendo um livro cheio de fantasia e aventura, também parece que a Sasha e o tipo de personagens que acha a confusão e sempre está no lugar errada na hora errada o que me deixou com vontade de ler esse livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      A Sasha é exatamente assim rs. Dá até medo pensar em ficar próxima a ela ;)
      Bjkas

      Excluir
  10. Estou maluca de vontade de ler esse livro!!
    Só li resenhas ótimas sobre o livro e a autora é muito bacana!!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      O livro é maravilhoso e vale muito a pena conferir a série.
      Bjkas

      Excluir
  11. já tinha visto o livro por ai mas só soube agora que era uma trilogia, hoje em dia é toa raro encontrar uma leitura independente, mas enfim, achei o livro bem interessantes já que adoro ler histórias de vampiros e outras criaturas mitológicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanoelle, tudo bem?
      Realmente a tendência atual são publicações de séries, mas algumas valem muito a pena ler. E essa sem dúvida, é uma delas.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.