SinopseQuando Jack Morrow descobre que não é um menino comum, ele é arrastado quase imediatamente numa aventura surpreendente, muito além de qualquer coisa que um dia tenha imaginado. Isso porque Jack é um Viajante, alguém com a capacidade de viajar através das Necrovias, túneis que ligam cada lápide ao dia em que a pessoa morreu. Ao se ver na Londres devastada pela Segunda Guerra Mundial, na companhia de David, seu avô, na época ainda adolescente, Jack percebe que sua chegada a 1940 não passou despercebida. Forças malignas de um mundo secreto são convocadas a encontrá- lo. Enquanto Jack luta para sobreviver nessa aventura cheia de perigos e surpresas, ele acaba por desvendar o segredo sombrio da sua família, e se empenha, numa corrida contra o tempo, para tentar mudar o seu destino...


Túneis da Morte é o primeiro livro da série de ficção britânica que leva o nome do primeiro livro. Narrado em terceira pessoa a história gira em torno de Jack Morrow, um jovem de 13 anos que possui uma habilidade muito especial: viajar no tempo através das necrovias.
No prólogo, somos apresentados a Rouland, o grande vilão da história e a profecia que envolve Jack. Esse prólogo ocorre no Parlamento do 1º Mundo, um mundo paralelo a nossa realidade onde os habitantes utilizam suas habilidades diferenciadas.

Na atualidade, temos Jack, um garoto que sofre bullying na escola, que tem um pai que é um ladrão e que perdeu a mãe recentemente. O jovem sente-se desnorteado, pois sua mãe era seu porto-seguro e agora, por conta das confusões do pai, será mandado para morar com uma tia em Brighton.

Mas antes mesmo de sair do cemitério, Jack é surpreendido por um estranho e os "Homens Pó", criaturas assustadoras que começam a persegui-lo. Sem entender o que está acontecendo Jack faz a sua primeira viagem através das necrovias e retorna ao ano de 1940, indo parar na Taverna do Enforcado,  em Wapping.

Não bastasse ter ido parar no passado, Jack está em meio a um cenário desolador: a Guerra. Em meio ao bombardeio de Londres pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, parado pela Blitz, Jack precisará sobreviver e compreender sua nova realidade.

Essa série faz uma abordagem diferente sobre a viagem no tempo. Primeiramente, o uso das necrovias para se realizar a viagem. É um método bem diferente e inusitado e durante toda a obra, o autor aborda a vida e a morte de forma reflexiva.

O enredo em si é deslumbrante. O modo como o autor coloca a aventura, de forma que vamos desvendando os mistérios junto com o protagonista, é divertido e torna as explicações fáceis e nada cansativas. 

Os personagens são complexos e cheios de questões pessoais para trabalhar durante a série. Jack consegue ser forte e sagaz, ao mesmo tempo em que demonstra grande sensibilidade e vulnerabilidade. Ainda lidando com o luto e com o fato de que se sente sozinho e perdido com os novos acontecimentos. David é um personagem ambíguo, cheio de conflitos internos. Fica sempre na dúvida em agir corretamente ou em benefício próprio. Temos também as Paladinas, em especial a Eloise de Montauban. Forte, guerreira e inteligente, mas que perdeu o principal: o livre arbítrio.

Outros elementos são inseridos na obra e demonstram a imaginação do leitor: Descritores, Papão, Tecelões e tantas outras novidades que causam deslumbramento durante a leitura.

"Túneis da Morte" tem todos os elementos necessários para um grande sucesso. Personagens carismáticos, um enredo muito bem desenvolvido e a escrita apaixonante de Niel Bushnell. É uma grande aventura, com personagens marcantes, mas que também trata de assuntos que tocam o coração: amizade, luto e auto conhecimento.

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho excelente. Encontrei um único errinho na página 257, mas nada que interfira na compreensão do texto. A capa combina perfeitamente com o conteúdo e tem o ar de aventura que a história carrega.




SinopseJack Morrow, de 13 anos de idade, descobre que tem a capacidade natural de viajar no tempo através das Necrovias, passagens interdimensionais que conectam as lápides à data de morte da pessoa enterrada. Desesperado para desvendar o segredo sombrio que cerca seus ancestrais, Jack viaja por elas e descobre um mundo secreto sob as ruas da Londres de 1940. Perseguido pelas Paladinas – versão feminina e fantasmagórica de cavaleiros medievais –, Jack precisa encontrar a mítica espada Durendal, perdida, antes que seja usada para reviver o terrível mestre das Paladinas, Rouland. O futuro de Jack, e de toda a sua família, depende de que ele evite o retorno de Rouland. Mas estará o tempo do seu lado?

CONTÊM SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO


Após o incrível final de "Túneis da Morte", os leitores suspiraram aliviados ao acreditar que Rouland havia sido derrotado. Afinal de contas, Rouland é um vilão terrível que atormentou Jack do começo ao final do livro. Mas Rouland tem a oportunidade de retornar e precisa da Espada Durendal para isso.

As paladinas de Rouland, comandadas por Alda de Vienne, irão fazer de tudo para trazer seu Mestre de volta. Só que nem tudo são flores entre essas terríveis guerreiras. Sem o Mestre, existem certos motins prestes a acontecer e um novo alvo a perseguir: Eloise.

Eloise continua uma forte personagem e nesse livro ganha ainda mais destaque, pois conhecemos uma parte de sua história pessoal e sua personalidade e temperamento começa a aflorar. 

Enquanto Eloise e Davi lutam contra as paladinas e embarcam em uma grande aventura com Jonah Hardacre, Jack precisa lidar com os temíveis Grimnires, que tomaram uma decisão sobre a sua existência.

Jack não concorda com o que foi decidido até porque tudo o que aconteceu até o momento não foi por escolha dele e em meio a contratempos e confusões vai parar em Ealdwyc sozinho, onde contará com a ajuda de Hilda Jude, uma criança muito especial.

É graças à Hilda que Jack irá descobrir que a Durendal está em um reino oculto chamado Niflheim.

"É verdade que os Reinos Ocultos são uma maravilha para os olhos, mas os rios congelados de Niflheim são um lugar que eu não ousaria visitar novamente. Sobrevivi a muitos perigos nessas viagens, e vi o grotesco e o insidioso, mas nada que tenha testemunhado se compara às Brumas de Niflheim." - Extraído de Sobre a Natureza dos Reinos Ocultos, de Magnus Hafgan.


Os personagens são uma agradável surpresa. Todos apresentam um enorme amadurecimento e isso fica claro desde o início. O altruísmo, a bondade e até mesmo os sentimentos não tão nobres ficam exacerbados, mas são trabalhados. A imperfeição do ser humano é demonstrada da maneira mais pura, em forma de jovens que só querem se sentir amados e em segurança.

"O Artífice do Tempo" é uma continuação espetacular de "Túneis do Tempo". Os personagens estão ainda mais apaixonantes e o enredo com inúmeras aventuras. Os laços de amizade forjados no primeiro livro são colocados a prova. Quando não conseguimos confiar naqueles que amamos, poderemos seguir em frente com a amizade?

Ah, e no final do livro teremos algumas revelações importantes, como a identidade da temível "Viúva".

Mais uma vez a editora arrasou no trabalho editorial. A revisão está impecável, a diagramação também e a capa está simplesmente perfeita!

"Pedras, ossos, melancolia
Marcam os dias passados e futuros.
Passam ruínas, segredos e venturas.
Para sempre continua a via dos mortos."
Provérbio do Primeiro Mundo, Anon, c. 1700







27 Comentários

  1. Oi, Carolina. Os Túneis da Morte me lembraram de Maze Runner imediatemente. A estória que ele nos propões é bem envolvente, aventureira e encantadora. Gostei bastante da história de Jack e os Homens Pó. Lerei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ycaro, tudo bem?
      Achei bem diferente o modo como foi criada a trama ;)
      Espero que se divirta bastante com a leitura.
      Bjkas

      Excluir
  2. Olá
    adorei a ideia de continuar fazer a resenha de continuações no mesmo post, kkk, mais eu não curti as opiniões que vi sobre o livro um, por isso não me interessei muito em saber mais sobre ele, kk,
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel, tudo bem?
      Que bom que curtiu posts com a resenha de dois livros. Vou tentar trazer mais posts do tipo ;)
      Quem sabe os próximos posts apresentem leituras que despertem o seu interesse?
      Bjkas

      Excluir
  3. Túneis da Morte me interessou bastante! Eu adoro livros nesse estilo, e ver que o livro é bem escrito, com um ótimo desenvolvimento com os personagens, e, além disso, ser reflexivo, me fez querer lê-lo imediatamente. Por conta disso, preferi não ler a resenha do segundo livro, por causa dos spoilers!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis, tudo bem?
      Compreendo perfeitamente o fato de não ter lido a resenha do segundo livro. Por isso que deixo avisado antes que contêm spoilers, para os interessados na série não ficarem chateados rs
      Bjkas

      Excluir
  4. Carolina!
    Completamente aficcionada pelos livros que abordam o tema viagem no tempo... e fique ainda mais encantada em saber que aqui, elas são feitas através de uma forma diferenciada, ligando o Viajante as pessoas mortas.
    Melhor ainda saber que no primeiro ele volta para época da guerra, outro tema que muito me agrada.
    “O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, tudo bem?
      Também amo histórias com viagem no tempo e o que se destacou foi realmente a maneira como isso ocorre nesse livro ;)
      Bjkas

      Excluir
  5. Eu achei fantástica essa nova forma de viagem no tempo. Nunca imaginei algo assim, o autor foi muito criativo mesmo.

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laplace, tudo bem?
      Eu nunca li algo do tipo e por isso essa série chamou a minha atenção.
      Bjkas

      Excluir
  6. Nossa, achei a premissa super criativa, acho que nunca tinha visto nada assim antes. Essa coisa de viajar no tempo por túneis e para em lápides de mortos, WOW! Estou super ansioso para ler. A continuação também parece muito boa. Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dan, tudo bem?
      Imagina viajar desse jeito? Eca rs
      Os livros são bem legais mesmo e espero que realize a leitura ;)
      Bjkas

      Excluir
  7. Alguém disse série?
    AQUI ESTOU rs
    Sou apaixonada por sequências e esta eu não tinha visto ainda mas já simpatizei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna, tudo bem?
      Rindo muito com o seu comentário. Jura que ama séries? Eu geralmente fico tão frustada com a espera dos próximos livros kkk
      Bjkas

      Excluir
  8. Sou completamente apaixonada por ficção científica! Essa em especial me chamou muita atenção, principalmente por abordar a viagem no tempo de forma diferenciada, refletindo sobre muitas questões indispensáveis no decorrer da trama. Além disso, todos os elementos fantásticos que o autor colocou a meu ver deixam a história ainda mais rica e cheia de reviravoltas. Confesso que teria medo por conta da idade do protagonista, mas pelo visto ele já passou por muita coisa e já é bastante maduro para a idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrini, tudo bem?
      Sim, o protagonista é maduro pela idade mesmo. As perdas pelas quais passou demonstra que infelizmente, ele precisou crescer antes do tempo.
      Bjkas

      Excluir
  9. Oi Carol,
    Tinha visto o primeiro livro e fiquei com vontade de ler, viagem no tempo é sempre bom, MAS quando soube que era uma série desanimei, não posso mais começar séries com o monte que tenho inacabadas e um monte que tenho esperando para começar.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Infelizmente, a maior parte dos livros hoje em dia são séries. Eu também tenho inúmeras em aberto =\
      Bjkas

      Excluir
    2. Oi Carol,
      Tudo indo bem graças a Deus e com você?
      Custa pros autores não maltratarem tanto nosso coração de leitor? kkkk.
      Além das inúmeras séries em aberto, ainda tem as inúmeras séries que quero muitíssimo começar, basta ter tempo e dinheiro pra isso hehe.
      Beijocas ^^

      Excluir
    3. Ai Larissa nem me fale de séries em aberto! É uma tortura! rs
      Bjkas

      Excluir
  10. nunca li nada a respeito desses livros mas o que eu posso dizer é que eles sao bem interessantes, to adorando ler esses livros de aventura e amei conhecer esses dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanoelle, tudo bem?
      É bem interessante e traz uma trama diferente.
      Bjkas

      Excluir
  11. Oi!
    Fiquei interessada nesse livo, por ter viagem no tempo como tema que é algo que gosto muito, é achei bem diferente o modo como acontece desse livo me deixando bem curiosa e o autor conseguiu criar um novo mundo muito fascinante !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      Realmente é um modo diferente de apresentar o tema e foi isso que eu considerei mega positivo nessa série.
      Bjkas

      Excluir
  12. Bom, apesar dessa série estar sendo bem comentada eu não tenho interesse por ler, não por não ser meu estilo de leituras, mas por que não me chamou a atenção no momento, mas quem sabe futuramente eu resolva ler.
    Suas resenhas estão muito boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, tudo bem?
      Quem sabe as próximas resenhas tragam algo mais interessante para você?
      Obrigada pelo comentário.
      Bjkas

      Excluir
  13. Li os dois e amei...mas gostaria de saber se tem o terceiro pois ele deixa em aberto muitas coisas
    Se ja lançou e qual o nome. ..bjo the

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.