SinopseEm uma sociedade governada por militantes, com um sistema incorruptível, as crianças são isoladas no regimento militar aos sete anos de idade e treinadas para serem soldados. Lá, eles aprendem da forma mais cruel a atirar e a matar, perdendo muito cedo a sua inocência. Depois da Grande Guerra, o mundo passou a ser dividido entre governantes e governados e cada um tem as suas dores, suas mágoas e limitações. E o que nos resta saber é: de qual lado você está? Porque no final das contas, não estamos vestidos para lutar... Assim como nunca estaremos vestidos para morrer...







O livro é dividido em prólogo, Parte 1 e Parte 2, com narrações que alternam entre primeira e terceira pessoa. Essa sociedade dividida em governantes e governados se passa no ano de 2064 e se desenvolveu após a Grande Guerra de 2016.

"Tudo começou com a Grande Guerra, conhecida como o marco que determinou o modo como as coisas passariam a ser. Aconteceu em 2016, quando o mundo estava em total caos... E então, quando no dia 27 de dezembro, a Grande Guerra finalmente chegou ao fim, quatro coronéis, que foram responsáveis por muitas das cruéis estratégias e táticas de ataque uns contra os outros, juntaram-se e conversaram sobre uma possível solução que salvaria os sobreviventes de novos ataques igualmente destrutivos." (p. 29)


Então, como vocês puderam perceber no quote, o mundo é comandado por quatro coronéis, conhecidos como Líder do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste. A maior parte da trama se passa no Norte, onde conheceremos o Coronel e a sua família e um grupo de soldados do Regimento.

No Regimento, o foco está em quatro indivíduos que se tornam amigos durante seu longo treinamento: Thiago, Lucas, Nicolas e Ângelo. Thiago é um dos protagonistas e através de sua história, vamos acompanhando o funcionamento do Regimento ao longo dos anos. Com a idade de sete anos, as crianças são separadas de seus pais e começam a ser preparadas para se tornarem soldados. Os métodos, conforme podemos observar, variam de instrutor para instrutor. Enzo, o instrutor responsável por essa unidade, ainda mantêm a bondade e a humanidade ao tratarem os jovens. O Sargento, por sua vez, é um homem sem escrúpulos que não hesitará em fazer o que puder para alcançar seu objetivo.

Do lado dos "privilegiados" encontra-se a família do Coronel Leone (líder do Norte). Sua esposa Miranda e seus cinco filhos: Igor, Martin, Hugo, Stephen e Laura. A maior parte da perspectiva da família provêm de Laura, a única filha do Coronel. Observamos que desde jovem, sua trajetória não é fácil. Seu papel a desempenhar na sociedade, a super proteção que acaba mantendo-a ignorante sobre alguns assuntos e a necessidade de desafiar as leis que imperam nessa sociedade.

Conforme os protagonistas crescem, seus caminhos cruzam algumas vezes e com isso, vamos percebendo que os dois tem muito em comum. A lealdade, a honra e o carinho por aqueles que amam é percebido desde o primeiro instante. Enquanto Thiago tem a camaradagem e amizade com seus irmãos de arma, Laura ama e defende seus irmãos de sangue, que também possuem um papel a cumprir.

O livro é uma distopia que nos apresenta um futuro cruel e sem muitas cores, mas que também demonstra que nem todas as perdas e sofrimentos do mundo são capazes de quebrar a humanidade em algumas pessoas.

É uma história que fala de laços de amizade, honra e lealdade. Também fala sobre como somos capazes de superar qualquer adversidade por aqueles que amamos e de como é possível lutar pelo que é justo quando nos unimos.

A escrita da autora é fluida e seu texto é coeso e dinâmico. Os diálogos são livres e deixam claro o aspecto de camaradagem entre os personagens. Os personagens são jovens, mas fortes e amadurecidos precocemente. O fato de terem perdido a infância livre e feliz não significa que são pessoas amargas e duras, mas sim que são jovens que tentam tirar o melhor das circunstâncias impostas a eles.

Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um trabalho espetacular. Foram encontrados apenas dois errinhos de acentuação. Internamente, o livro é repleto de detalhes que chamam a atenção e a capa tem um papel laminado bonito que se destaca.





SORTEIO

Em parceria com a Editora Arwen vamos sortear um exemplar do livro "Distopia" da autora Kate Willians. 


As regras são simples (prestem atenção para não serem desclassificados):

1 - Seguir o Acordei com Vontade de Ler. Na aba lateral direita da página inicial do blog existe uma ferramenta chamada "Seguidores". É só se inscrever.




2 - Comentar nesse post. Não são válidos comentários do tipo "legal", "gostei". É necessário deixar um comentário coeso sobre o livro/resenha. Junto com o comentário, deixar o nome de seguidor para conferirmos se está ou não cadastrado (caso não deixe o nome, o comentário não será validado).

3 - Só poderão participar aqueles que comentarem nesse post até o dia 02/11 (dia do meu aniversário! rs). 

4 - O livro só será sorteado se houver no mínimo, 50 participações. Por isso, convidem os amigos para participar. 


Boa sorte!!

20 Comentários

  1. Oi, Carol. Eu amo livros distópicos e, claro, este não poderia ficar fora da minha lista de desejados já que recebe o mesmo nome do gênero. Estou bem intrigado com esse treinamento militar desde crianças que acontece ao decorrer da narrativa. E a curiosidade aperta mais ainda para saber qual lado irei escolher entre os possíveis. Lerei!
    Ycaro Brito | ycarbrito@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ycaro, tudo bem?
      Olha, amei essa distopia e super recomendo ;)
      Bjkas

      Excluir
  2. Bem, o negócio da acentuação, é como dizem, nunca está perfeito! Mas fico feliz que tenham sido apenas dois errinhos de acentuação e não de palavras escritas erradas e falta de concordância e coerência. Foi meu livro de estreia no mundo da revisão e eu tenho um carinho super especial por ele!

    eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, tudo bem?
      São pequenos detalhes mesmo, coisa boba ;)
      Parabéns!
      Bjkas

      Excluir
  3. Estou querendo ler esse livro há muito tempo. Felizmente, fui aceito no Book Tour dele.
    Bjoos! Ótima resenha.

    Pedro
    http://pedrimoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, tudo bem?
      Espero que curta a leitura tanto quanto eu gostei!
      Bjkas

      Excluir
  4. Tenho muito interesse em ler esse livro, estou ouvindo falar muito bem dele. Amo distopias, e ler uma nacional é sempre bom, só tive boas experiências com todas as distopias nacionais que li até agora, nenhuma me decepcionou. E adorei que o sorteio vai até dia 02/11, é meu aniversário também, vai ser um ótimo presente se eu ganhar. kkkkk

    Laplace Cavalcanti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laplace, tudo bem?
      Realmente tenho ouvido boas avaliações do livro e gostei bastante dele. Quanto ao sorteio, infelizmente não houve participantes o suficiente.
      Bjkas

      Excluir
  5. Carolina!
    Adoro distopias e me parece que essa, além de ter um governo voltado para guerra, traz muito mais... destinos ue se cruzam, amizade, valores familiares, confesso que fiquei muito curiosa para saber como todos esse temas e sentimentos se misturam com a guerra...

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, tudo bem?
      Realmente tem muita coisa nesse livro e gostei muito da leitura.
      Bjkas

      Excluir
  6. Tenho muita vontade de ler esse livro que parece ser muito bom, a autora é muito gentil e desejo muito sucesso a ela.

    brendamorim@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. gosto bastante de ler distopias e se não me engano já li a sinopse desse mas são tanto que eu nem me lembro mais, é bem interessante ler esses tipos de livros e a criatividade do autor para imaginar o que pode ou poderia acontecer se os humanos não se unissem

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que vi esse livro e estou querendo muito lê-lo. Parece ser ótimo, principalmente por ser de distopia, gênero que amo- muito. Gosto muito de conhecer o universo criado por cada autor nesses livros de distopias e com certeza vou ler esse.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carolina.
    Eu adoro distopias. Eu li uma resenha só deste livro mas confesso não me lembrar de nada (deveria estar dormindo kk). Em filmes, gosto de cenário de guerra, porque sempre me mostram o quão frágil somos e onde podemos mudar a fim de evitar uma e perder tão cruelmente alguém que amamos.
    Com este livro não foi diferente, no inicio achei que pareceria muitos com os filmes e já estava meio "assim" com sua leitura, entretanto, com o seu decorrer que este mostra um outro lado e que provavelmente me fara muito feliz. Estou bem curiosa com esta leitura e espero que me breve possa ler estes nome tão brasileiros (pelo menos pra mim), novamente e descobrir possíveis reviravoltas.

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, para facilitar.
      Boa sorte a todos.
      Fran Ferreira
      fran_lixinha@hotmail.com
      @Fran_F_Silva

      BJss

      Excluir
    2. Uma pena não terem participante suficientes.

      Mega PARABENS Carol atrasado, que DEUS te ilumine e guarde. Que você e o blog cresçam a cada dia mais.

      Bjsss

      Excluir
  10. Não conhecia ,mas adorei ,adoro distopias e essa já me conquistou e já estou com vontade de ler ,e claro que vou participar .
    Jéssica Maria
    Puddingjss@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Enfim, Distopia é um livro incrível, e eu não recomendo apenas para quem gosta de distopias, mas para todos os tipos de leitores, pois é um livro que eu acho que merece ser lido por todo mundo. É um dos melhores resenha que eu li e que a autora escreva mais histórias.
    Nome Solange Antuano
    Email sol.antuano@ig.com.br
    Seguidora Solange Antuano

    ResponderExcluir
  12. Como eu amo distopia, vi que o livro me agradou de cara! Gostei bastante como a sociedade é dividida, e também adorei os personagens da trama, pois eles aparentam ter grandes personalidades. Além disso, adorei saber que o livro aborda vários temas, principalmente amizade, um dos sentimentos que eu mais aprecio! <3

    GFC: Luis Carlos
    Email: luiscarlosrodrigues2014@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu já tenho vontade de ler esse livro faz muito tempo, e lendo essa resenha a vontade cresceu mais ainda!
    Você falou de uma maneira clara sobre o livro, e me fez entender melhor o enredo ao longo da resenha! <3

    Essa é a minha primeira vez aqui no blog, e já estou encantadoooo! *u* Beijos!

    Renan Stephano | renanstephanoescritor@gmail.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.