Sinopse - “Vale das Chamas” é o desfecho eletrizante e surpreendente da Saga da Terra Conquistada. Agora, a Torre Partida, o mais famoso marco das Terras Estranhas, não existe mais. Zoe foi sequestrada pelos Confederados e Holt Hawkins e Mira Toombs tentam unir os últimos sobreviventes na luta contra os invasores. Mira sai em busca de Zoey, ao mesmo tempo em que tenta reunir uma frágil coalização de Mercadores do Vento, guerreiros Hélices Brancas e uma facção rebelde dos Confederados, um grupo heterogêneo em que a desconfiança impera. Enquanto isso, Holt viaja com Ravan e Avril, de volta ao lugar para onde jurou que jamais voltaria: o Fausto, a cidade desértica e perigosa do Bando. Ele vai para lá para resolver questões do passado com Tiberius e convencê-lo a lutar contra os Confederados. Tiberius, porém, tem seus próprios problemas para resolver. O Bando vive uma verdadeira guerra civil. Rebeldes tomam uma parte da cidade. Se Holt quer a ajuda do Bando, em troca ele talvez tenha que se aliar ao seu pior inimigo.

A saga da Terra Conquista é concluída através do livro "Vale das Chamas" de forma a encantar o leitor com o seu desfecho. 
No segundo livro, observamos que Zoey foi levada (ou se deixou levar, depende da interpretação) pelos Confederados. Esse sequestro abalou demais Holt e Mira, pois os três personagens, após passarem por todas as aventuras do primeiro e segundo livro, meio que se tornaram uma família. 
Por conta dessa situação Mira e Holt não veem outra alternativa a não ser se separarem para conseguir aliados e salvar Zoey.
Dessa forma, a história se divide praticamente em três perspectivas: a jornada de Zoey, a de Mira e a de Holt.
Zoey está na "casa" dos Confederados e agora precisa encontrar respostas que a ajudem a derrotá-los. Só que os inimigos são bem espertos e vão fazer de tudo para mexer com a cabeça da garota.
Holt, como a sinopse explica, viaja com Ravan e Avril para Fausto em uma tentativa de conseguir a aliança de Tiberius. Porém o caminho até lá não será fácil e haverá muita aventura e perigo.


"A multidão gritou com mais ferocidade ainda. Holt quase podia sentir os milhares de olhos encarando-os com um brilho ameaçador. As janelas do "monitor" descomunal no topo da Torreta de repente começaram a girar. A multidão aplaudiu mais alto. Seria exibida ali a primeira configuração, o que significava que o derramamento de sangue não demoraria a começar". (p. 338)


Mira também terá uma missão complicada para realizar. Apesar de algumas facções dos Confederados estarem apoiando os humanos, suas divergências são muitas e tal fato pode tornar-se mais uma complicação do que uma ajuda. Enquanto a jovem caminha para atingir seu objetivo, seu trajeto também é repleto de perdas.

"Corpos estavam espalhados pelo ginásio, sobre o que restava das arquibancadas ou caídos no centro da quadra. Alguns pendiam das vigas, onde tinham procurado posições mais altas para atirar através das janelas do nível superior. Estavam dobrados em ângulos estranhos, que pareciam inumanos, ou carbonizados, em diferentes graus. Nenhum deles se movia." (p. 393)

Como vocês podem perceber pelos dois quotes selecionados acima, as descrições são detalhadas e vívidas. Nesse encerramento, tais descrições adicionaram uma emoção a mais durante a leitura, já que em meio a uma guerra, as perdas são inevitáveis.

Mas não é apenas tristeza. Um dos fatores que chamam a atenção na Saga como um todo é o crescimento pessoal dos personagens. Ele iniciam como jovens rebeldes e no meio do caminho vão aprendendo a abrir mão de coisas e pessoas que amam pelo bem maior. Mira, Holt e até mesmo a jovem Zoey são modelos de amadurecimento. Começam como jovens, mas terminam a saga como adultos.

Os personagens secundários também ganham destaque. Seus atos de coragem em meio a toda essa confusão são marcantes. Alguns personagens que nos livros anteriores foram marcados como "incompreendidos" tem sua história pessoal explica, tornando-os mais humanos (mas não menos imbecis).


Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina com o conteúdo e com as capas dos livros anteriores.

"Vale das Chamas" é uma história de sacrifício pessoal. Fala sobre amizades, honra, família e amor. É uma história de fé, que discute a esperança e os recomeços.

"Mira ofegou. Emoção e calor espalharam-se por ela. Eram apenas palavras. Palavras que os fatos quase a impediram de ouvir, mas o alívio que ela sentiu por finalmente ouvi-las foi intenso. Até aquele instante, Mira não fazia ideia do quanto queria ouvir aquelas palavras". (p. 490)




Resenha - Cidade da meia-noite e A Torre partida - clique aqui




17 Comentários

  1. Nossa, estou louco p/ ler essa série, a premissa é muito bacana e, ao mesmo de tempo de ter muita aventura, parece passar muitos sentimentos ao leitor, o que é o que um livro deve fazer. É bom saber que a saga tem um desfecho ótimo ^^ Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dan, tudo bem?
      Achei essa trilogia ótima, do começo ao fim!
      Bjkas

      Excluir
  2. Não sabia dessa saga ainda! Fiquei interessada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Theresa, tudo bem?
      É uma ótima trilogia e se gosta do gênero literário, vale muito a pena conferir.
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi!
    Ainda não conhecia essa serie mas vi esse livro entre os lançamentos e fiquei interessada e lendo a resenha gostei da historia mas quero ler a do primeiro livro para ver se realmente gosto !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      É uma ótima trilogia e se gosta do gênero literário, vale muito a pena conferir.
      Bjkas

      Excluir
  4. Pelos quotes parece ser muito bem escrito e essas descrições me deixaram animada pra ler, parece ser envolvente e bem escrito. Procurei umas coisas desse primeiro e tem uma trama interessante, acho que iria gostar de ler. E esse não parece decepcionar e continuar bem a trama. Vou ver se acho mais coisas deles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, tudo bem?
      Eu gostei bastante da trilogia e fiquei feliz que o último livro não deixou a desejar.
      Bjkas

      Excluir
  5. gente eu estou louca para ler essa série!
    ainda bem que o desfecho conseguiu marcar a história, acho bem legal acompanhar a evolução dos personagens. colocar o primeiro na minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem?
      Realmente o último livro foi um grande desfecho. Espero que realize a leitura e venha nos contar o que achou.
      Bjkas

      Excluir
  6. Não conhecia a saga e fiquei bem interessada, e sobre você ter falado que os personagens secundários também ganham destaque, eu adorei isso, porque sempre me apaixono por um personagem secundário rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samira, tudo bem?
      Se você gosta do gênero literário, vale muito a pena conferir.
      Bjkas

      Excluir
  7. Estou terminando a leitura de Vale das Chamas e totalmente arrebatada. Amei Cidade da Meia-Noite, amei mais ainda A Torre Partida, e não tenho palavras para dizer o que estou sentindo ao ler Vale das Chamas. Fantástico.

    Clã dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marissa, tudo bem?
      Realmente é fantástico. Quando terminei fiquei um tempinho tentando analisar o que senti.
      Bjkas

      Excluir
  8. Ainda não conhecia essa série, mas agora fiquei curiosa!
    Parece ser bem interessante e bem escrita!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva
    www.leitoracompulsiva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis, tudo bem?
      Eu gostei bastante dessa trilogia. Achei bem escrita, com personagens interessantes e valeu muito a pena a leitura.
      Bjkas

      Excluir
  9. Compartilho com vocês a minha opinião sobre essa saga.
    Ela é maravilhosa. É a primeira vez que dou cinco estrelas em todos os livros de uma mesma série / trilogia. Não tinha como não avaliar os livros super bem.
    E a prova de como essa saga foi tão boa é confessar que fiquei com uma puta ressaca literária. As últimas quatro leituras que fiz, após terminar a série, foram super arrastadas e cansativas. Estou cogitando de esse ano reler a saga ♥ ♥ ♥
    Ah, se virasse seriado da netflix, minha nossa, como eu seria feliz (momento poeta)! hahaha

    Beeijos

    www.resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.