Sinopse - Está em franca discussão no Congresso e principalmente no País, a possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Neste cenário, “Nocaute”, dos jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, autores do livro “Entre Quatro Poderes”, conta a história de Antonio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanado e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Claudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.Após enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida.


Narrada em terceira pessoa, a história tem início no ano de 1984, onde o leitor acompanha uma jovem de 15 anos chamada Thaís, moradora da favela Corre Fogo em SP entrando em trabalho de parto. Após inúmeros percalços, a jovem dá a luz a um garotinho chamado Antônio. Antônio é vítima das fatalidades desde sua primeira respiração e sua vida se desenrola através de perdas e pré-conceitos por sua origem e cor. 
Antônio passa a ser conhecido como Pitbull e sua entrada no crime acontece bem cedo e as oportunidades de uma vida melhor vão sendo reduzidas drasticamente.
Pitbull não tem ninguém que acredite nele, que acredite que ele possa ser uma pessoa melhor e que consiga quebrar a imagem de que todo jovem negro da favela é criminoso. Isso até que conhece Marcos e Claudia que o direcionam ao MMA.
A história é uma crítica social forte e inteligente que faz com que o leitor reflita sobre a realidade cultural do nosso país. Pitbull é a representação de milhares de "Joãos" e "Marias" que desde o nascimento são taxados como "semente ruim".
Um lindo trabalho, baseado em dados e ao mesmo tempo repleto de emoção!
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. A capa não desperta muito a atenção, porém o livro está sendo vendido com uma nova capa (apresentada a seguir).





8 Comentários

  1. Achei a sinopse criativa, pela capa perece um livro chato, mas vendo a resenha percebo o contrario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Fernanda, tudo bem?
      É um livro reflexivo, que aborda temas sociais.
      Bjkas

      Excluir
  2. Oi!
    Gostei muito desse livro, principalmente essa critica que os autores fazem e que acaba nos fazendo refletir, me deixando interessada em ler Nocaute !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, tudo bem?
      Olha, se você gosta de livros que tenham essa visão social, leia os dois livros dos autores: Nocaute e Entre 4 poderes ;)

      Excluir
  3. Adorei a resenha. Costumo dizer que é um livro para provocar debate e reflexão. Se as pessoas estão procurando distração, melhor realmente ler outra publicação.

    Quanto ao livro, depois de enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate outros temas, como o ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph e principalmente a importância de buscar a superação frente aos problemas cotidianos.

    Em uma sociedade marcada pela extrema desigualdade social, as populações pobres e negras são as mais vulneráveis às violações de direitos humanos, sendo que as mais graves violações se dão justamente na infância e adolescência e que resultam em consequências muitas vezes irreversíveis. Mesmo sendo um romance, apresentamos o debate desta situação no livro.

    Acrescento ainda que o livro também passa mensagens positivas. Apesar de trazer a discussão da maioridade penal, nosso livro aborda diversos outros assuntos e acredito que um dos principais seja como buscar a superação frente aos problemas cotidianos. O desafio foi tentar transmitir a mensagem de que as pessoas devem se manter fiéis ao que realmente acreditam.

    Portanto, muito obrigado pelo interesse e pela parceria. Seguimos à disposição. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson, tudo bem?
      Fico feliz em saber que curtiu a resenha. Os demais assuntos são mencionados na sinopse e para não ter spoiler, achei melhor apenas citar ;)
      Bjkas

      Excluir
  4. Achei o livro bem interessante, me deu vontade de ler já que não costumo ler livros sobre o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanoelle, tudo bem?
      Eu acredito que devemos intercalar nossos livros de romances, fantasias e etc com alguns livros que nos façam refletir. Seja sobre a sociedade como um todo ou um assunto específico. Assim criamos o hábito de ponderar e argumentar ;)
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.