Uma proposta que começou há mais de cinco anos acaba de ser concretizada. Reunir em uma obra literária algumas histórias, vivências e dúvidas dos irmãos de pessoas com deficiência intelectual. Um texto gostoso de ler e que tem a intensão de promover a troca de experiências, incentivando e reforçando as relações interpessoais em famílias um pouco diferentes.
O livro “Simplesmente Irmãos” foi escrito por integrantes do Grupo de Irmãos da Associação Carpe Diem, com o suporte da psicóloga Nancy Costa e das assistentes sociais Lucinha Cortez e Juliana Righini. Inclusão, convivência em sociedade, desenvolvimento, pessoas com deficiência, família, protagonismo, mercado de trabalho, vergonha, conquista, satisfação, decepção, orgulho. Esses são apenas alguns dos temas abordados na obra.
O Grupo de Irmãos surgiu diante de um contexto maior. A Associação Carpe Diem, por meio de seus profissionais altamente capacitados, sempre acreditou que a formação de uma rede de influência facilitaria o desenvolvimento e a capacitação das pessoas com deficiência intelectual. Diante deste cenário, os irmãos dos jovens e adultos que frequentavam a associação, não poderiam ser deixados de fora desta grande corrente. Em 1998 surgia o Grupo de Irmãos Carpe Diem, formado por pessoas com diferentes características, mas que compartilhavam um aspecto comum: ter um(a) irmã(o) com deficiência intelectual.
As reuniões foram acontecendo, juntamente com trabalhos individuais, e cada vez mais os integrantes sentiam a necessidade de externar os temas trabalhados. Cada vez mais percebiam o quanto as discussões poderiam agregar informações e valores às outras pessoas que teriam os mesmos questionamentos. Cada vez mais percebiam a necessidade de compartilhar experiências, tanto boas, quanto ruins. Dessa forma surgiu a ideia de produzirem um livro que reunisse um pouco de todas essas vivências, e os trabalhos foram iniciados!
Após a revisão e conclusão dos textos, uma parceria voluntária com o jornalista Jean Jean-Frédéric Pluvinage, da editora Foxtablet, permitiu que o livro ganhasse forma. Jean foi o responsável por todo o processo burocrático e formatação para que os textos se transformassem um e-book. Na sequência, uma conversa da então presidente da Associação Carpe Diem, Gloria Moreira Sales, com a Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Profª. Linamara Rizzo Battistella, presenteou o Grupo com 1 mil exemplares da versão impressa.
Finalmente agora, no início de 2016, está oficializado o lançamento da obra “Simplesmente Irmãos”, que pode ser encontrada na versão impressa e também no formato e-book. 

Site Simplesmente Irmãos: clique aqui
Grupo para informações relacionadas ao livro: clique aqui
Associação Carpe Diem no Facebook: clique aqui


Fonte das informações: clique aqui

SOBRE OS NOVE AUTORES


Bianca Chemin Sturlini 

Formada em Relações Públicas e Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado.
É irmã do Bruno Chemin Sturlini. 



Bruno Guerrino 

Formado em Designer de Produto. Atua como empresário na área de tecnologia da informação.
É irmão do Cristiano Guerrino. 


Carolina Aleoni Arruda 


Formada em Propaganda & Marketing e Pós-graduada em Gestão de Comunicação de Marketing pela Universidade de São Paulo.
É irmã do Claudio Aleoni Arruda. 


Letícia Lelot 

Psicóloga formada pela FMU, atua na área de Recursos Humanos.
É irmã do Zeca Lelot. 




Lucia Dini Pereira 

Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e Pós-graduada pela Kellogg School of Management da Northwestern University.
É irmã do Julio Dini Pereira. 



Virginia Cardoso 

Psicóloga clínica e Mediadora de Conflitos.
É irmã do Luiz Augusto Cardoso. 




Juliana Barica Righini 

Assistente Social, consultora na área da deficiência intelectual.
Profissional da Associação Carpe Diem, entre 2008 e 2015. 




Lucinha Cortez 

Assistente Social e cofundadora da Associação Carpe Diem.
É irmã da Miroca. 




Nancy Costa 
Psicóloga com Especialização na Área das Deficiências – USP. Coautora do livro “Somos Todos Iguais?” e do livro “Tríplice Parceria”. Cofundadora da Associação Carpe Diem. Trabalhou como Psicóloga na Associação Carpe Diem. Irmã de Hélio, Mauro e Noemy



7 Comentários

  1. Que iniciativa maravilhosa e todos poderemos ter acesso, tanto ao livro quanto ao trabalho do grupo.
    Parabéns!
    “Quem de manhã compreendeu os ensinamentos da sabedoria, à noite pode morrer contente.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Que bela iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da iniciativa, um livro sobre irmãos, um parentesco que as vezes odiamos mas, temos que conviver, é família, livros que valorizam a família devem cada vez mais aparecerem no mercado

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, mas achei linda a iniciativa o livro parece ser uma verdadeira lição para nos e fiquei curiosa para conhecer mais do trabalho desse grupo !!

    ResponderExcluir
  5. É um livro interessante com uma bela iniciativa. Mostra como eles valorizam a figura do irmåo e irmã. Gostei muito, um livro que nos faz refleti fortemente.

    ResponderExcluir
  6. nossa que iniciativa linda!!!
    um livro que faz a gente refletir sobre a importância da familia e a questão de relacionamentos de pessoas com necessidades especiais
    sem falar que irmãos são super importantes
    eu vivo brigando com os meus irmãos, mas não sei o que fariam sem eles ^^

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a iniciativa, que coisa mais linda! Eu tenho 2 irmãs gemeas e 2 meio-irmãos e acho essa parte da familia muito importante, eu quero leer logo!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.