Garimpo Clube do Livro fecha clube com Leia Mulheres

Novo serviço de assinatura e curadoria de livros, o Garimpo Clube do Livro oferece, a partir de 2017, um clube dedicado exclusivamente a autoras. A parceria é com o Leia Mulheres, projeto que promove encontros mensais ao redor do país para a discussão de obras de escritoras.

Garimpo Clube do Livro entrou no mercado em setembro de 2016 com seis clubes de leitura: Ficção, com curadoria de Miguel Conde, jornalista, crítico e curador de duas Flips; Humor e Amor, por Julia Wähmann, escritora e idealizadora do Garimpo; Poesia, pelo poeta e ativista Ramon Nunes Mello; Vidas escritas (biografias), pela escritora e blogueira Marina W., pseudônimo de Maria Adriana Rezende; Negócios, pelo financista e criador do Garimpo, Gustavo Barbeito; e o Clube Infantil, divido em três faixas etárias, com curadoria da jornalista e editora Elisa Menezes.

Organizado por Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, o Leia Mulheres foi inspirado pela hashtag proposta em 2014 pela escritora Joanna Walsh, #readwomen2014. Presente em mais de 35 cidades do Brasil, o projeto promove encontros e debates sobre livros escritos por mulheres, e agora inicia uma curadoria exclusiva para o Garimpo, com assinatura mensal no valor de R$ 50,00.

A chegada do Leia Mulheres reforça a pluralidade do Garimpo Clube do Livro. Segundo Julia Wähmann, uma das idealizadoras do serviço, a mistura de autoras clássicas e contemporâneas, sem eleger um gênero literário específico, proporciona novas experiências aos leitores, que podem rever padrões, derrubar preconceitos e descobrir novos gostos. Além disso, através de seus encontros mensais, o Leia Mulheres põe em prática o conceito de sororidade, palavra tão cara ao movimento feminista.

Para comemorar o novo clube, os assinantes do Leia Mulheres receberão um brinde no primeiro mês: a edição comemorativa de Mulherio, publicação que reúne os textos mais marcantes do jornal feminista dos anos 1980.

Sobre o Garimpo Clube do Livro
Você tem algum livro para me recomendar?” Serviço de assinatura de livros com curadoria exclusiva realizada por profissionais do mercado editorial, o Garimpo Clube do Livro nasceu dessa pergunta frequente no dia a dia de seus idealizadores. São sete clubes do livro com curadoria especializada de um coletivo de escritores, editores e jornalistas, cada um dedicado a uma área ou gênero diferente. Na contramão da monocultura editorial que alimenta a lista de mais vendidos, o Garimpo propõe uma nova forma de estímulo à leitura, apostando na singularidade das experiências pessoais de leitura e na bibliodiversidade. Através de uma assinatura mensal de qualquer um dos clubes, os associados recebem um livro por mês e uma carta do curador explicando sua conexão com aquele livro, além de mimos como marcadores e micro-livros de editoras e designers independentes.

Os clubes
CLUBE INFANTIL, com três faixas etárias distinas para leitores iniciantes (4 a 6 anos), em processo (7 e 8 anos) e fluentes (9 e 10 anos). A curadoria é de Elisa Menezes, jornalista e editora, que atuou no departamento de livros infanto-juvenis da editora Rocco.

FICÇÃO, comandado por Miguel Conde, jornalista e crítico literário, doutorando em Letras pela PUC-Rio, foi curador da FLIP em 2012 e 2013.

HUMOR E AMOR, de curadoria de Julia Wähmann, escritora que atuou como editora por mais de quatro anos na Rocco, e elegeu neste clube os temas mais recorrentes em sua biblioteca.

LEIA MULHERES dá evidência aos livros escritos por mulheres nos mais diversos gêneros literários, de  obras clássicas a contemporâneas. As coordenadoras do projeto Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques assinam a curadoria do clube.

POESIA, clube do Ramon Nunes Mello, poeta com diversos livros publicados, autor convidado da última FLIP.

VIDAS ESCRITAS, em que a blogueira e escritora Marina W, pseudônimo de Maria Adriana Azevedo, recomenda biografias maravilhosas.

NEGÓCIOS, com Gustavo Barbeito à frente, financista e um dos criadores do Garimpo Clube do Livro.

Para mais detalhes, acesse www.garimpoclube.com.br e entenda as etapas de assinatura, envio e políticas do Garimpo, ou escreva para midia@garimpoclube.com.br.

14 Comentários

  1. Eu não conhecia nenhum dos dois, tanto a Garimpo Clube do Livro quanto o Leia Mulheres. Eu achei muito interessante isso da curadoria. E o mais legal é que tem vários gêneros de livros envolvidos nos clubes!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia desse Garimpo do Clube do Livro, ainda mais por existir tantas parcerias legais. No momento não assinaria, porém futuramente pretendo sim fazer parte.

    ResponderExcluir
  3. Não me empolgo muito com a ideia de fazer assinaturas para receber livros porque não sou muito chegada em surpresas!! rs... Sou do tipo de leitora que gosta de pesquisar mais sobre um livro antes de decidir se quero lê-lo ou não!! rs...
    Mas acho que, para quem curte, deve ser uma ótima pedida!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. São ideias como essa que precisamos para espalhar a leitura por todo esse país. São clubes que apresentam uma ótima variedade. Se eu participasse gostaria do "HUMOR E AMOR" ♥ Procurarei saber mais.

    ResponderExcluir
  5. Ai que legal, eu não sabia disso. Gosto muito de ficar por dentro das novidades literárias (rsrs).
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Oi!!
    Achei bem bacana esses clubes do livro!! E bom conhecer projetos que incentive a leitura !! E um excelente ideia!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Na minha cidade tem esse projeto Leia Mulheres. Elas fazem mensalmente e acho incrível pois incentivar as pessoas lerem livros nacionais e de autoras, principalmente. No mês passado, elas leram um livro da Clarice Lispecto que foi "A hora da estrela" =)

    ResponderExcluir
  8. Bem diferente de outros clubes de assinatura que vejo por aí, deve ser muito interessante. Vou ver se aqui na minha cidade tem esse projeto e vou tentar participar se tiver.
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia o Garimpo clube do livro, mas achei bem interessante ter um grupo só de livros de autoras mulheres, gostei de conhecer um pouco mais sobre este grupo.

    ResponderExcluir
  10. Para falar a verdade eu não conhecia o Garimpo Clube do Livro e nem o Leia mulheres. Adorei saber qual a proposta de cada um e que juntos eles podem trazer muitas coisas novas pra a gente. O que mais achei interessante foi o serviço de curadoria que eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  11. eu não conhecia esse grupo
    eu acho interessante essas indicações e esses "clubes de livros" apesar de não participar de nenhum...
    as curadorias são sempre muito interessantes, as indicações costumas serem ótimas.
    procurar saber mais

    ResponderExcluir
  12. Ambos para mim foram novidades!!! E excelentes notícias. Achei super interessante a ideia, sem contar que é maravilhoso poder trocar experiências sobre o que lemos

    ResponderExcluir
  13. eu não conhecia esse grupo, e achei super interessante,, porém não é algo que eu participe kkk eu tenho um clube de leitura com meus primos, mas nao é nada igual a esse ai! e adorei saber sobre as curadorias, nãoo sabia oq era !

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Ainda não conhecia o Garimpo Clube do Livro, mas achei essa ideia muito legal, é sempre ótimo quando vemos as pessoas levando a leituras para os leitores e achei interessante esse projeto !!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.