Sinopse - Quinze anos atrás: uma adolescente é surpreendida enquanto colhia flores para a celebração do solstício de verão e brutalmente violentada. No presente, um homem é morto em um atropelamento. Ele não tem nenhuma identificação e não é reportado como desaparecido. Ao mesmo tempo, um sacerdote e sua esposa são encontrados mortos em um aparente duplo suicídio. Fredrika Bergman, juntamente com a equipe de investigação de Alex Recht, é encarregada de casos aparentemente desconexos. A investigação leva a uma rede de contrabando de pessoas: um novo agente a operar rotas de imigração ilegal a partir de Bangkok, Tailândia. À medida que a polícia desmantela o esquema, começa a se revelar uma trilha que remonta à década de 1980, a um crime não denunciado, mas cujas consequências irão muito além do que qualquer um poderia esperar.
"Silenciadas" é o segundo livro da série Fredrika Bergman & Alex Recht da autora Kristina Ohlsson. Narrado em terceira pessoa, a história traz um complexo esquema que envolve o tráfico de seres humanos. A história começa no ano de 1993, quando uma jovem está colhendo flores em uma campina, conversando com alguém, quando se dá conta do perigo que corre.
"Outro pensamento lhe passou pela cabeça: será que tinha razão para estar com medo?" (p. 35)
Depois desse evento, a história dá um salto para o ano de 2008 e o leitor está em Estocolmo, onde o foco do enredo está relacionado à imigração na Suécia. Temos pastores dando palestras e a discussão do aspecto político, social e econômico relacionado ao tema.
Em paralelo, temos o aspecto profissional e pessoal da equipe comandada pelo Alex Recht. Alex e Peder estão tendo problemas em seus relacionamentos. Enquanto Alex não consegue entender o que está errado em seu relacionamento, Peder tem se envolvido em inúmeros relacionamentos infrutíferos, o que o deixa frustrado e  como consequência, faz com que ele desconte sua frustração no trabalho também. Frederika está no estágio final de sua gestação e precisa lidar com o desconforto físico e com o relacionamento peculiar com o pai do bebê. Profissionalmente, o grupo está passando por uma transição, pois a equipe está correndo o risco de ser dissolvida e cada um deles pode ser enviado par outras delegacias.
"Alguém dissera uma vez que não há mais nada solitário do que se relacionar com a pessoa errada. Poucas pessoas sabiam disso melhor do que o homem que é privado do seu sono." (p. 163)
A rotina da equipe é interrompida quando dois crimes, inicialmente sem nenhuma ligação, ocorrem e ao serem chamados para investigar, as descobertas os levam para uma rede de crime que data desde a década de 80. Além disso, a trama se expande, indo parar até mesmo na Tailândia.

A trama é muito bem desenvolvida, trabalhando bem os elementos do passado com os do presente. A forma como foi feita a ligação entre os casos prende a atenção do leitor do início ao fim. A abordagem da vida pessoal dos membros da equipe acaba adicionando um elemento mais humano ao enredo e facilita a conexão do leitor com os protagonistas.
"Silenciadas" é uma obra completa, que tem todos os elementos necessários para fazer com que o leitor se apaixone pela série.
"- Se a filha tinha morrido de overdose - disse Elsie, com a voz tensa - , por que não cancelaram o jantar? Conversei ontem com Marja e ela parecia ter a mesma calma e alegria de sempre. E ouvi Jakob tocando clarineta no fundo, como costumava fazer. Por que se comportariam desse jeito sabendo que morreriam dali a algumas horas?" (p. 54)


Para comprar o livro pela Amazon, acesse: http://amzn.to/2uNhVjY 

12 Comentários

  1. Ainda não conhecia essa série, mas parece ser realmente muito boa, estou querendo ler uma trama mais policial, mas parece que nenhum me chama a atenção e acho que finalmente achei os que vou ler; fiquei super curiosa para saber qual o desfecho dessa história e descobrir as ligações entre os crimes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    É triste quando um livro é tão bom que nos leva a uma ressaca literária.
    Gostei demais de todo enredo e da forma como resenhou, expondo abertamente as sensações que teve.
    E gosto muito de livros que nos deixam na dúvida de quem é o vilão ou o mocinho, das reviravoltas e de um bom final.
    Fiquei muito curiosa em poder ler.
    Desejo um mês repleto de realizações!
    “A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia essa série, mas gostei bastante da sinopse e da sua resenha, já adicionei à enorme de lista de futuras leituras!

    Um abraço!
    Jéssica Burgos - https://clubedofarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Parece ser uma história bem interessante, adoro o gênero policial, e esse parece ser de tirar o fôlego, e ainda tem todo o drama do dia-a-dia das pessoas, frustrações, final de gravidez, riscos de terminar uma equipe, relacionamentos, enfim... que mistura, espero muito ler os livros em breve.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Resenha excelente! Estou amando encontrar as resenhas dessa série, por aqui. Quero muito ler esse livro e os demais e lendo sua ótima resenha, mais ansiosa fiquei.
    Um do gênero que mais gosto de ler!
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá !!
    Não conhecia a série mas sendo policial e investigativo já sei que vou gostar.
    Nunca li nada do tipo onde tem crimes no passado e no presente e que estou ligados !!
    Gostei !!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Essas resenhas sobre a série me deixaram apaixonadas!
    Não conhecia a série mas ela tem meu gênero favorito e parece ser surpreendente.
    Frederika tem sido a personagem que mais tem me chamado a atenção, que realmente saber mais sobre ela!

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  8. Realmente este é um gênero que sempre me chama a minha atenção, pois ficamos curiosas para saber o que se desevolverá na trama e seus personagens e culpado e tal...Este é uma série quem tem que ser lida em ordem? Adoro esta capa também. Fiquei muito intrigada com tua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não tinha conhecimento desse livro, a historia é bem envolvente. Gostei bastante da trama apesar de ser meio confuso mais tem aquele misterio que gosto bastante. A capa do livro e incrivel, achei super interessante e bem trabalhada!

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Gostei muito da resenha do livro e essa é a primeira vez que leio algo sobre essa série!! Adoro livros de investigação e esse sem dúvida é uma estória bem intrigante. Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar dessa série antes mas gostei, o enredo parece ser ótimo e bem envolvente. Já está adicionado no meu skoob, espero ter em breve a oportunidade pra ler. Ainda não li nada que falasse desse tema de tráfico humano. :O

    ResponderExcluir
  12. O segundo livro aparenta ser bem melhor do que o primeiro, cheio aventuras e descobertas. Fico feliz que a leitura continua fluida e que prende o leitor. Ainda não li essa série, mas pretendo começar em breve. E capa como sempre linda!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.