Sinopse - Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental. CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas. CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho. CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos. CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos. CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar. CADEN BOSCH está dilacerado. Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.

Sinopse - A palavra pressa é o particípio passado, em latim, do verbo premere (apertar). Assim, pode-se dizer que A História do Cinema para Quem Tem Pressa se propõe a contar uma das maiores sagas do século 20 (e deste início do 21) para quem precisa apertar o passo ou está apertado de tempo. E quem não está? Em 200 páginas, contextualizado com cada momento histórico, e escrito em linguagem clara e acessível, Sabadin traça um panorama do cinema – linguagem que há mais de um século revoluciona nossa maneira de ver a vida –, desde a época em que seus inventores nem sabiam direito o que fazer com ele, até os dias de hoje, quando movimenta bilhões de dólares pelos cinco continentes. A obra passeia com desenvoltura pelos principais “ismos” cinematográficos do mundo – Impressionismo, Expressionismo, Surrealismo, Realismo, Neorrealismo etc. –, ao mesmo tempo que conta como nasceu Hollywood, o que aconteceu quando os filmes começaram a falar, por que os alemães inventaram o filme de terror, por que os detetives do cinema usam capa e chapéu, como as duas Guerras Mundiais mudaram os filmes, por que o cinema francês é tão papo-cabeça, como a chegada da televisão mudou tudo, o que afinal é um blockbuster, onde entra o Brasil nessa história toda, e muitos outros temas e curiosidades sobre a chamada Sétima Arte. Só não explica que loucura é essa que nos faz tão apaixonados pela telona e pelo escurinho. Para isso, seria necessário outro livro. Aí sim, sem pressa.

8 Comentários

  1. Oi Carol,
    Gostei de "A história do cinema", não sou de ler livros no estilo, mas como amo cinema claro que fiquei curiosa com esse lançamento!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, tudo bem? Acho que é um livro diferente e para os fãs de cinema, deve ser um ótimo guia.
      Bjkas

      Excluir
  2. Olá! A sinopse de O fundo é apenas o começo me deixou bem confusa, e por isso quero muito ler o livro e descobrir quem é Caden Bosch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, tudo bem?
      Eu também quero descobrir quem é ele! rs
      Bjkas

      Excluir
  3. Oi Carol.
    Ainda não nada do Neil Schusterman, mas quero muito ler O ceifador e Fragmentados. Esse novo livro, O fundo é apenas o começo parece ser bem diferente das outras séries do autor. Fiquei curiosa. Adorei a capa.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, tudo bem?
      O autor é muito elogiado, mas também não li nada dele até o momento.
      Bjkas

      Excluir
  4. Carol,
    Amei esse livro do Cinema!!
    Não entendo muito dessa arte, então acho que seria ótimo para aprender um pouco mais!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, tudo bem?
      Realmente parece ser bem interessante.
      Bjkas

      Excluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.