Sinopse - Uma das autoras de romance mais populares da Argentina é publicada pela primeira vez no Brasil. Córdoba, Argentina, 1961. Apesar de sua origem humilde, Francesca De Gecco conseguiu ter uma sólida educação. Sua carreira começou no jornal dirigido por seu rico padrinho e mentor, mas seus planos de se tornar uma jornalista de sucesso foram interrompidos pela história de um amor impossível. Após sofrer uma terrível desilusão que só o tempo e a distância poderiam curar, seu tio consegue um emprego para a jovem em uma embaixada distante, e Francesca se muda para Genebra. No entanto, essa cidade será apenas a primeira parada de uma viagem muito mais longa. Ao redor do mundo, nos palácios mais deslumbrantes dos desertos do Oriente Médio, Francesca terá uma segunda chance de ser feliz.
"O que dizem seus olhos" é narrado em terceira pessoa e se inicia em Córdoba, na Argentina, no ano de 1961. Francesca é uma jovem cheia de sonhos que vai passar suas férias visitando a mãe, que trabalha em na fazenda na fazenda Arroyo Seco, como cozinheira. 
"Francesca gostava da simplicidade daquela gente, embora às vezes eles a surpreendessem com uma sabedoria que ela não encontrava nem sequer em seu tio Fredo, uma mistura de misericórdia, resignação e afã pela vida. Eram pessoas que não temiam a fome, o frio ou a falta do indispensável. A ausência de tanto não havia conseguido envilecer os sentimentos nem ensombrar o olhar daquela gente." (p.11)
A patroa da mãe, Dona Celia, é uma mulher que não gosta de se misturar com os empregados e deixa bem claro sua reprovação sobre tudo. Por conta disso, Francesca e Sofia (a filha caçula de dona Celia) são amigas em segredo. É durante essas férias que Francesca conhece Aldo, o filho mais velho que ficou mais de dez anos fora, estudando e morando na Europa.
Aldo e Francesca se apaixonam, mas a protagonista acaba sofrendo uma imensa desilusão. Em nome do grande amor que sentia por Aldo, Francesca abriu mão de muitas opções na vida profissional e quando se deu conta, perdeu muito mais do que esperava.
Conforme a sinopse explica, o seu tio consegue um emprego para Francesca na embaixada em outro país, para que ela possa se reerguer e recomeçar. E é na Arábia Saudita que a protagonista vai conhecer seu verdadeiro amor, o Kamal. Kamal é um príncipe e vive uma realidade totalmente diferente da de Francesca, não apenas por questões econômicas, mas também cultural. Kamal precisa lidar diariamente com conflitos na sua própria família e lidar com acordos políticos em prol do país. 
Sem dúvida um dos detalhes que mais se destacam é a riqueza nas descrições dos locais e da cultura, das cores, aromas e sabores que rodeiam o casal.
O romance é muito bem trabalhado, a autora demonstra os empecilhos que existem, mas ao mesmo tempo, apresenta ao leitor a força dos personagens.
O selo essência (integrante da Editora Planeta) realizou um ótimo trabalho com a revisão, diagramação e layout e simplesmente arrasou com essa capa magnífica! 
"- Que Alá me ampare, porque estou perdido por sua causa. Estou louco por sua culpa, e nada mais me importa, exceto por você." (p. 216)

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2NT3TUZ 

4 Comentários

  1. Olá!
    Já tinha visto esse livro, mas não tinha uma noção do que se tratava a trama. A história é bem interessante, tem uma ótima premissa e deixa claro ao leitor sobre as culturas de onde são relatados a história é isso é muito bom!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que vou amar esse livro justamente por essa riqueza de detalhes e saber um pouco mais sobres os países abordados. Por outro lado tem também o romance que é meu gênero favorito, e um romance bem emocionante pelo visto. Ta na minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Adoro a forma que aponta as qualidades do livro!!!
    Confesso que o que mais me chama atenção, além do romance é claro, é falar sobre a cultura árabe, acho fascinante e tenho pouco conhecimento sobre ela, mais legal é a autora contar um pouco da luta feminina para conquistar seu espaço né?
    Bem, não dá nem para discordar Kamal é "O" crush, rs, quem não gosta de um príncipe? E árabe ainda?!!!
    Eu amei essa capa, e antes mesmo de qualquer resenha coloquei nos desejados, claro que agora tenho certeza de que quero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já havia visto o livro pela capa e me chamou bastante a atenção, porém só agora parei para ver sobre o que se trata e estou encantada! Já quero saber sobre o romance dela com Kamal.
    Adoro quando a autora nos apresenta com riqueza de detalhes!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.