Resenha O Resgate No Mar - Outlander # 3 - Diana Gabaldon


Sinopse - Há vinte anos Claire Randall voltou no tempo e encontrou o amor de sua vida – Jamie Fraser, um escocês do século XVIII. Mas, desde que retornou à sua própria época, ela sempre pensou que ele tinha sido morto na Batalha de Culloden. Agora, em 1968, Claire descobre, com a ajuda de Roger Wakefield, evidências de que seu amado pode estar vivo. A lembrança do guerreiro escocês não a abandona… seu corpo e sua alma clamam por ele em seus sonhos. Claire terá que fazer uma escolha: voltar para Jamie ou ficar com Brianna, a filha dos dois. Jamie, por sua vez, está perdido. Os ingleses se recusaram a matá-lo depois de sufocarem a revolta de que ele fazia parte. Longe de sua amada e em meio a um país devastado pela guerra e pela fome, o rapaz precisa retomar sua vida. As intrigas ficam cada vez mais perigosas e, à medida que tempo e espaço se misturam, Claire e Jamie têm que encontrar a força e a coragem necessárias para enfrentar o desconhecido. Nesta viagem audaciosa, será que eles vão conseguir se reencontrar?
"O resgate no mar" é o terceiro livro da série de amor atemporal "Outlander", onde vemos Claire e Jamie após de vinte anos vivendo separadamente. A trama traz capítulos com tempos alternados. Em um momento estamos na Escócia, no final da década de 70 e no outro, no final dos anos 1700.
No último livro Claire contava a sua história para sua filha Brianna e Roger Wakefield, um jovem historiador filho do vigário local. Durante sua revelação, Claire é surpreendida por Roger, que a informa de que Jaime, segundo os registros históricos, não morreu na Batalha de Culleden como ela acreditava. Essa notícia é um choque tremendo para a protagonista que acreditava não ter a oportunidade de ver o amado. Mas será que Claire conseguiria voltar novamente ao passado? Se sim, ela seria capaz de abandonar a própria filha?
"E se... - disse, e um nó na garganta me fez parar outra vez.- E se o tempo corre em paralelo, como achamos que acontece... - Roger parou, também, olhando para mim. Em seguida, seus olhos voltaram-se para Brianna.Ela ficara terrivelmente pálida, mas tanto os lábios quanto os olhos permaneciam firmes, e seus dedos estavam quentes quanto tocou minha mão.- Então você pode voltar, mamãe - disse ela baixinho. - Você pode encontrá-lo."
Jamie Fraser participou da Batalha de Culleden e estava preparado para morrer lutando. Afinal, precisou abrir mão da esposa e do filho que ainda estava para nascer para que ambos ficassem seguros. Mas como tudo o que acontece com Jamie, seus planos foram alterados ao ser feito de prisioneiro e considerado um dos líderes da rebelião. 
"Encontraria Claire assim que morresse?, perguntou-se. Ou talvez, como esperava, seria condenado à separação por algum tempo? De qualquer forma, ela a veria outra vez; agarrava-se à convicção com muito mais firmeza do que abraçava os dogmas da Igreja. Deus a dera ele; Ele a traria de volta."
Na primeira metade do livro, o leitor é apresentado aos acontecimentos desses vinte anos em que os protagonistas estiveram separados. A história de Jamie, mais uma vez, é dolorosa e cheia de perdas, apresentando ao leitor a verdade crua sobre a forma como as pessoas eram tratadas na época.
Na segunda metade do livro temos o reencontro dos dois, mas não é o que Claire sempre sonhou. Jaime é um homem diferente, endurecido com o que sofreu e esconde um grande segredo, que tem a capacidade de estraçalhar o coração de Claire. 
"Pressionei meu próprio pulso contra o dele, pulsação contra pulsação, batimento contra batimento.- Sangue do meu sangue... - murmurei.- Ossos dos meus ossos. - Sua voz era grave e rouca. Ele se ajoelhou subitamente diante de mim e colocou as mãos entrelaçadas dentro das minhas; o gesto de um escocês das Terras Altas ao jurar lealdade a seu líder. - Eu lhe dou meu espírito - disse ele, a cabeça inclinada sobre nossas mãos.- Até o fim de nossas vidas - eu disse suavemente. - Mas nossas vidas não chegaram ao fim, Jamie."
Esse terceiro livro traz personagens já conhecidos, mas também dá destaque para novos personagens, como Ian, o sobrinho de Jaime. Apesar de ser um romance, a autora trabalha muito bem o contexto histórico, as descrições locais e os hábitos culturais, o que enriquece profundamente a obra. 
Alguns detalhes incomodaram durante a leitura, como por exemplo, o excesso de coincidências que a trama apresenta. 
O título desse livro está relacionado com o sequestro de um dos personagens e o seu resgate. O livro é completo de ação, reviravolta e cenas maravilhosas. 
"Você vai me aceitar e se arriscar com o homem que eu sou agora, em nome do homem que conheceu?
Essa nova edição do livro está linda. A capa do livro com os personagens da adaptação está belíssima e a editora Arqueiro juntou as duas partes em um único livro. O único empecilho da edição é o tamanho dela, que não permite que seja transportada com facilidade.

Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2LFayVj

Confiram as resenhas dos livros anteriores:
* A Viajante do Tempo - Livro 01
* A Libélula no Âmbar - Livro 02

5 comentários

  1. Ai eu amo outlander demais, acho que esse livro é um dos mais emocionantes justamente por mostrar como foi a vida da Claire e do Jamie separados e como eles lidaram com isso tudo.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já ouvi tanto fala dessa série que estou bem curiosa em ler, com certeza é uma história muito interessante e de uma época incrível. Quero muito ler e conhecer.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Estou amando tanto a série de TV, que nem nos livros consigo colocar defeito, rs. Apesar de cansativa, acho legal a parte política da história, acho real sabe, principalmente para a época. Confesso que esperava que nesse Brianna aparecesse mais, mas, também gostei do foco ser novamente no casal Claire e Jaime, porque adoro os dois juntos.
    Menina, tem alguma coisa nessa história que dá certo? kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do fato da autora trabalhar no contexto histórico, que é algo que eu adoro!
    Adorei essa capa com os personagens da adaptação, e achei bem melhor juntar as duas partes em um só!

    beijinhps
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  5. Olá! Olha que o Jaime me assustou com esse segredo hein (quase infarto), foi muito bonito poder acompanhar os medos dos dois em relação aos anos que passaram, confesso que chorei nas partes em que Jaime nos conta pelo que passou. A história é completa e encontramos tudo, romance, drama, toques de comédia, aventura. Recomendo muito.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.