Resenha Operação Red Sparrow - Red Sparrow # 1 - Jason Matthews


Sinopse - Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.
"Operação Red Sparrow" é narrado em terceira pessoa e gira em torno do mundo da espionagem e as intrigas envolvendo a CIA e o Serviço Secreto da Rússia, o SVR. Nesse livro, temos como protagonistas Dominika Egorova e Nathaniel Nash.
Nathaniel Nash é um agente responsável por vários informantes e que está determinado a manter todos a salvo, mesmo que isso inclua a quebra de protocolo.
‘‘Nate pertencia a um pequeno grupo de agentes da CIA treinados especificamente para operar sob vigilância no campo inimigo. Quando estava em ação nas ruas, não havia nenhum momento de dúvida ou hesitação, nenhum espaço para apreensões de qualquer natureza, muito menos para o medo do fracasso."
Dominika é uma jovem talentosa, que desde pequena apresenta uma grande sensibilidade que foi transferida para a música e para a dança, suas duas paixões. Seu sonho era fazer parte do balé Bolshoi e se dedica de corpo e alma para conseguir uma vaga. Os pais de Dominika sempre foram muito pé no chão e quiseram que a filha compreendesse bem como funciona o sistema russo e o alto preço que ele cobra pela lealdade de seus cidadãos. Os anos passam e quando está prestes a alcançar seu sonho, a vida de Dominika desmorona: sua carreira termina abruptamente e logo em seguida, seu pai morre. 
É nesse momento, em que a protagonista está no fundo do poço, que seu tio Vanya a recruta para trabalhar para o SVR. Pelo menos é isso que ela acredita.
Vanya usa a beleza da sobrinha e a envia para a Escola dos Pardais, que é uma facção de treinamento de espiões que usam o sexo para manipular seus alvos. Para manter Dominika sob controle, seu tio ameaça a mãe da jovem, usando-a como barganha para ter o que quer.
"O programa começava com os assuntos mais ridículos: sabotagens, explosivos, infiltrações, coisas que já eram ensinadas desde os tempos em que Stalin reinava e a Wehrmacht sitiava Moscou".
Mesmo contrariada, a protagonista passa pelo treinamento árduo e cruel (com cenas bem fortes e detalhadas no livro) e passa por algumas missões, mas nenhuma tão importante e crucial quanto essa última: descobrir quem é traidor do alto escalão do SVR que repassa informações significativas para a CIA. Seu alvo é Nate e os dois vão realizar um verdadeiro jogo de gato e rato.
O enredo é muito bem construído e se destaca por vários detalhes, como o fato de que a história não se passa na época da Guerra Fria e sim, na atualidade, o que demonstra que o jogo de espiões não é algo do passado. Além disso, no final de cada capítulo temos um pequeno quadro descrevendo receitas culinárias de várias nacionalidades.
"Operação Red Sparrow" é um livro cheio de adrenalina, com momentos tensos e uma dinâmica extraordinária. Para os fãs dos livros de espiões, a leitura desse livro é obrigatória.


Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2LTYyfu




4 comentários

  1. Assisti o filme e fiquei agoniada de ver o abuso que a personagem sofre nessa facção de treinamento, e ainda por cima utilizando o sexo como arma principal. Mas realmente é uma boa trama pra quem é fã de espionagem. Fiquei sentida pela personagem tendo que desistir da sua carreira na dança </3

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gosto bastante desses enredos cheios de mistério e suspense, Dominika parece ser uma personagem bem complexa, que teve que sacrificar muitas coisas, e que acaba sendo usada nesse jogo de espiões, gostei também que o livro se passa na atualidade, acho que torna a história mais interessante.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Assisti ao filme e me decepcionei, felizmente já vi que algumas características do livro são melhores, como mostrar a fundo tudo o que a personagem passa para entrar nesse mundo de espionagem. Gostei bastante do enredo, principalmente por ele manter uma tenção do começo ao fim, bom saber que surpreende.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti o filme pois queria ler o livro antes!
    Gosto muuito de tramas com espionagens e agente da Cia, e essa ta na minha listinha já faz um tempinho!
    Adorei a resenha.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.