Sinopse - Ao ter suas férias pacatas transformadas por Hélène, o jovem Antoine passa a viver os dias mais intensos de sua vida, repletos de emoção e receios. De forma sutil, ainda que forte, ele vai descobrindo um universo feminino tão gracioso quanto perturbador. E o que poderia ser apenas mais uma história de verão, se transforma, pelas mãos de Vivés, em uma narrativa apaixonante. Um conto delicado e sensual sobre o despertar de um adolescente que provoca um turbilhão de sentimentos.
Antoine, um adolescente de 13 anos, os pais e o irmão mais novo vão passar as férias em uma casa de praia no interior da França. Apesar da promessa de um verão tranquilo, Antoine se vê surpreendido pela inesperada chegada de Hélène, de 16 anos, filha de uma amiga de sua mãe, amiga esta que recentemente havia sofrido um aborto espontâneo e decide descansar e se recuperar junto à família do garoto. Rapidamente, a menina aproxima-se de Antoine e aos poucos um sentimento maior que a amizade cresce entre os dois, assim como as primeiras descobertas sexuais e afetivas.
É com essa premissa intrigante que Bastien Vives criou um HQ fantástico, que lida de modo delicado o despertar sexual, o primeiro amor e as inseguranças da juventude.
Temos um adolescente que tem uma vida tranquila, com uma família envolvida em sua vida, Titi, o irmão caçula de nove anos de idade que é fã de Pokémon e está lidando com as mudanças da idade. Durante as férias na casa de praia, Hélène, que é filha de uma amiga da mãe de Antoine, acaba indo passar um tempo por lá. Hélène tem 16 anos de idade, é bonita, inteligente e começa a despertar sentimentos diferentes em Antoine. Diferentemente de muitas adolescentes, Hélène não é o tipo de garota que esnoba os mais jovens ou ri de algo que eles fazem. Ela é uma garota solitária que se vê rodeada de dois garotos fofos, cada um da sua maneira, que poderiam ser seus irmãos. 
Enquanto Antoine e Hélène vão passando esse verão juntos, eles vão respondendo as perguntas um dos outros e discutindo seus sentimentos.
"Uma irmã" é uma HQ lindíssima, mas também tem grande profundidade e é bem reflexiva. O autor deixa claro que a sexualidade não deve ser tratada como um tabu e sim como um processo natural do envelhecimento humano. A curiosidade, as mudanças e os questionamentos são naturais em qualquer fase da vida, principalmente quando estamos nesse momento de transição da infância para a vida adulta.




Para comprar o livro pela Amazon, acesse: https://amzn.to/2mbTLea

Um Comentário

  1. Realmente essa premissa é linda e sensível, faz você refletir sobre aquilo que leu. Acho que a ideia de fazer disso um hq foi muito boa, pois fica uma linguagem bem mais fácil e rápida de ser entendida.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.