Resenha Nacional Me Poupe! - 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso - Nathalia Arcuri

Sinopse - Ela começou a poupar aos 8 anos, de olho no carro que teria aos 18. Com 24, comprou seu primeiro apartamento à vista e ainda bancou todas as obras de acabamento. Aos 30, pediu demissão do emprego dos sonhos e montou o próprio negócio, um canal no YouTube. Tinha 32 quando conquistou o primeiro milhão de reais – e também o primeiro milhão de inscritos. Aos 35, pretende ter pelo menos 5 milhões (bem) investidos, garantia de independência financeira, ou seja: só trabalhará se quiser, no que quiser e quanto quiser. A história da jornalista e youtuber Nathalia Arcuri é ao mesmo tempo inspiradora, divertida e instrutiva. Dona de uma inteligência financeira extraordinária, lapidada com cursos de especialização e coachings, Nathalia começou a compartilhar suas táticas para poupar e investir primeiro no blog poupecomSara, em 2014. No ano seguinte, valendo-se de sua familiaridade com as câmeras – foi repórter e apresentadora no SBT e na Rede Record –, lançou o Me Poupe! no YouTube, inaugurando o conceito de entretenimento financeiro. Neste livro, pela primeira vez, Nathalia explora as causas da dinheiro fobia, um mal identificado por ela que corrói o relacionamento das pessoas com o dinheiro. Além disso, apresenta, de maneira simples e organizada, os dez passos que a levaram ao sucesso financeiro: 1) Fale sobre o dinheiro antes de o dinheiro faltar (e ele não vai faltar); 2) Tenha objetivos claros; 3) Cuide do autoconhecimento. Só quem se conhece bem consegue definir prioridades e planejar a vida financeira; 4) Não faça desaforo para o dinheiro que você suou tanto para ganhar!; 5) Me poupe, se poupe, poupe; 6) Nos juros compostos acredite; 7) Aprendizado tem que ser constante; 8) Esqueça o que te disseram sobre aposentadoria; 9) Assuma a responsabilidade e permita-se errar; 10) Agradeça e comemore todos os dias.
Atualmente estamos sofrendo com a economia no país e tentamos explorar opções que viabilizem uma vida mais estável e um futuro (aposentadoria). Essa é a realidade de milhões de brasileiros que trabalham incansavelmente e que todo mês não conseguem pagar as contas e ficando com o saldo negativo antes mesmo de receber o próximo pagamento.
A Nathalia Arcuri é jornalista, educadora e coach financeira que tem um canal bem conhecido no Youtube que fala de finanças e decidiu escrever um livro de linguagem mais simples e fácil para explicar, discutir e exemplificar ferramentas que podem auxiliar as pessoas a economizar.
O livro é composto de dez capítulos e em cada um deles a autora discute uma das lições. A linguagem é bem direta e os exemplos são baseados tanto em sua própria história pessoal como em situações fictícias.
"Educação é uma das poucas coisas que incentivo as pessoas a financiarem porque sei quanto a minha capacitação profissional me permitiu ganhar mais dinheiro ao longo da minha carreira de jornalista e, agora, de empresária." (p. 100)
A autora começa ensinando o leitor a compreender melhor o dinheiro e sua importância. Veja bem, é abordado o ponto prático da situação, afinal somos regidos pela economia. Para comer, precisamos comprar alimentos, para ter um teto sobre as nossas cabeças precisamos pagar aluguel ou comprar uma casa e assim vai. Então a autora vai desmitificando alguns pontos do nosso cotidiano que geralmente passam despercebidos.
"Fale de maneira positiva, no dia a dia, fale sobre seus planos, seus desejos e suas dificuldades. Busque ajuda com quem sabe mais do que você, leia sobre o tema, pergunte a outras pessoas como elas lidam com suas finanças. Apenas fale." (p. 29)
A ideia do livro é fazer com que o leitor repense nos seus objetivos e na forma como o seu dinheiro está sendo empregado para que consiga aplicá-lo da melhor forma para conseguir os seus objetivos. Muitos leitores podem achar inconcebível as lições com a sua realidade, pois os exemplos utilizados são para aqueles com uma determinada faixa financeira mínima, mas o importante aqui é retirar o conceito principal das lições e adaptá-los para a sua realidade. Se a autora fala em economizar para que em um ano você compre uma casa, talvez no seu caso em particular leve dez anos, mas a ideia de priorizar determinada % para a compra da casa própria ainda é válida.
"As pessoas querem consumir, querem muito, o tempo inteiro, só não sabem por quê." (p. 39)

Para comprar o livro pela Amazon, clique aqui

* LIVRO RECEBIDO EM PARCERIA COM A EDITORA * 

Um comentário

  1. Olá! Estou doida para ler esse livro (já pedi ele de presente para minha irmã!), acredito que essas dicas sejam valiosas para que possamos adotar uma nova maneira de lidar com o nosso dinheiro, principalmente em tempos de crises, pelas quais nosso país vem passando, infelizmente, ainda sem previsão de melhoras.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.