Lançamentos de Abril/19 da Editora Planeta

Aprenda a viver o agora - Monja Coen nos ensina a viver o presente a partir de princípios zen. Quanto ao passado nada se pode fazer. O futuro é uma surpresa. O agora é mutável, é palpável, é real. Assuma o controle de sua vida ao entender que só pode ser dono do presente. Neste livro, Monja Coen demonstrará que é possível estar presente por completo em qualquer atividade. O agora é o único momento real que existe. O passado não pode ser refeito, o futuro nós ainda não sabemos como será. Porém, o presente é real, só depende de nós. Atualmente, as distrações diárias são infinitas. Por isso, o simples fato de estar 100% focado no agora é uma das capacidades mais importantes. Neste livro, a partir de conceitos do zen-budismo e do mindfulness (atenção plena), Coen Roshi ensinará como é possível estar presente no aqui e agora com técnicas rápidas e práticas que podem ser aplicadas no dia a dia. Seja no trânsito, no trabalho, no carro ou até mesmo em uma entrevista de emprego, com essas técnicas, qualquer um poderá se transformar no principal agente para construir sua história. Além disso, o livro traz um guia de meditação e invocações budistas para momentos de decisão.

Ave Maria - O melhor presente para o dia das mães: a oração à Mãe de Jesus comentada pelo Papa Francisco “Ave, Maria, cheia de graça”: assim começa a prece que aprendemos desde crianças e que, especialmente nas dificuldades, retorna aos nossos lábios e aos nossos corações. “Deus cumprimenta uma mulher, cumprimenta-a com uma grande verdade: ‘Eu te fiz repleta do meu amor, cheia de mim, e assim como estás plena de mim, estarás plena do meu Filho e depois de todos os Filhos da Igreja’. Mas a graça não termina aí: a beleza de Nossa Senhora é uma beleza que dá fruto, uma beleza-mãe.” Neste novo livro, Papa Francisco aborda o mistério de Maria percorrendo verso por verso a Ave-Maria num diálogo vivo e fecundo com Padre Marco Pozza, teólogo e capelão do Presídio de Pádua (norte da Itália). “Maria é a própria normalidade, ela é uma mulher que qualquer mulher neste mundo poderia dizer que pode imitar: trabalhava, fazia compras, ajudava o Filho, ajudava o marido”. Apesar disso, essa criatura “normal” torna-se o instrumento de uma nova criação, de uma nova aliança: “A recriação começa com Maria, com uma mulher sozinha”. E é sobre a mulher e seu papel que se concentra a reflexão do Papa: “A Igreja é mulher, a Igreja não é do gênero masculino, não é “o” Igreja. Nós, os clérigos, somos masculinos, mas nós não somos a Igreja.

100 crônicas de sucesso + 4 inéditas - Coisas da vida - Uma das mais bem-sucedidas escritoras brasileiras, Martha Medeiros completa 25 anos escrevendo crônicas semanalmente publicadas por jornais em todo o país. Fazer sucesso neste tipo de escrita é algo raro no Brasil, mas Martha tem o dom de encantar e instigar; de questionar e inspirar. Tem milhares de leitores fiéis que a tratam como uma amiga, uma pessoa da família. O poder da crônica é justamente oferecer um papo onde quem lê se sente íntimo de quem escreve. Para celebrar este aniversário, ela selecionou as 100 crônicas de maior sucesso em toda a sua carreira. A maioria das colunas é sobre relacionamentos – amorosos e consigo mesmo. Alguns desses textos viralizaram na internet – como Uma oração para os novos tempos, escrito em 2013 e que ganhou as redes em 2018. Há textos que foram equivocadamente atribuídos a outros escritores, outros costumam ser citados em palestras e muitos fizeram diferença na vida de pessoas. Entre eles estão: O mulherão, A melhor versão de nós mesmos e A morte devagar – conhecida nos países latinos como Muere lentamente e nos países de língua inglesa como Die slowly. E há também alguns textos inéditos. No último, A sério, que encerra este livro, ela escreve: “Somos um grão de areia, daqui a alguns anos nem seremos mais lembrados, a não ser que tenhamos sido generosos, agradáveis e tivermos repartido nosso conhecimento.” Com certeza, Martha Medeiros será lembrada por muitas e muitas gerações.

Sobre a capacidade de amar e outros assuntos poéticos - Um autor vive sua própria magia. 
Os personagens são vivos, 
Amigos com quem converso 
No dia a dia. 
Agora, próximo do fim, 
Não queria parar de escrever.
***
Ficção é difícil de escrever
Num país onde a realidade
Supera minha imaginação.

Querem nos calar - A antologia Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta reúne poesias de 15 mulheres slammers de todas as regiões do Brasil. Os chamados poetry slams chegaram ao Brasil pelas mãos de Roberta Estrela D’Alva, em 2008, e são batalhas de poesia falada com temática livre que tem como destaque temas como racismo, machismo e desigualdade social. Com prefácio de Conceição Evaristo, o livro conta também com ilustrações de Lela Brandão e é organizado pela escritora Mel Duarte, autora de uma das performances de maior destaque da Flip 2016 e integrante do Slam das Minas - SP.

No jardim do Ogro - O aguardado novo livro da autora de Canção de ninar Adèle tem a vida perfeita: é uma jornalista de sucesso em Paris, onde vive com seu marido cirurgião e seu filho pequeno em um lindo apartamento. Mas, debaixo da superfície, ela está entediada com seu trabalho e seu casamento – e consumida por uma necessidade insaciável de sexo a qualquer custo. Movida menos pelo prazer que pela compulsão, ela organiza seu dia em torno de casos extraconjugais, chegando atrasada ao trabalho e mentindo para o marido, até se enredar definitivamente em sua própria armadilha. No jardim do ogro é um romance visceral sobre um corpo escravizado por seus impulsos, o vício sexual e suas consequências implacáveis.

Sra. Scobar - Minha vida com Pablo - O impressionante relato da esposa do homem mais perigoso do mundo. Pablo Escobar, um dos mais ricos, poderosos e impiedosos criminosos de todos os tempos, fascinou o mundo inteiro. Sua trilha de sangue e cocaína o fez entrar para a história e inspirou filmes, séries e livros. Ainda assim, a pessoa mais próxima dele nunca havia contado sua versão dos fatos – até agora. Victoria Eugenia Henao conheceu Pablo quando tinha 12 anos de idade. Aos 15, fugiu para se casar com ele e, apesar de sua violência e inúmeras infidelidades, permaneceu ao seu lado durante 16 anos, até sua morte. Nesse tempo, insistiu que ele buscasse paz com seus inimigos, com quem ela teve que negociar a liberdade e a vida de sua família depois que Escobar fora derrotado. Agora, passados mais de 25 anos da morte de Pablo, a personagem mais intrigante de sua vida, que o conhecia como ninguém, finalmente está preparada para dividir a sua história – e revelar a verdade sobre aquele que ficou conhecido como o senhor das drogas.

A história de Mitry - Sonhos podem revelar verdades impossíveis de serem entendidas enquanto estamos acordados. Victoria d’Angerville é uma adolescente alegre com uma família amorosa e muitas amigas. Sua vida seria a de uma típica de jovem do Sul dos Estados Unidos, da década de 1950, não fossem os terríveis pesadelos que a assombram todas as noites, todos com as mesmas sensações de morte, perda e separação. E há os sonhos com aquela garota. A mesma garota. Agora, Victoria tem certeza de estar sendo observada por algo – ou alguém. Possui crises de pavor e desespero. E, das sombras, surge uma voz que a ameaça, vultos que a cercam. Estaria ficando louca? Ou haveria um significado oculto por trás desses fenômenos – alguma coisa que precisa descobrir antes que seja tarde demais? Do dia para a noite, Victoria vê sua vida ficar de cabeça para baixo. A revelação de um horrível segredo de família a coloca à mercê de um médico sem ética em um inferno físico e emocional, no meio do qual ela recebe uma ajuda improvável. Mas será Victoria capaz de mudar o seu destino? Ou a pergunta certa seria... o destino de Victoria d’Angerville pode ser mudado?

Pai Nosso - A oração ensinada por Jesus aos seus discípulos, com reflexões inéditas de Papa Francisco. “É preciso coragem para rezar o Pai-nosso. É preciso coragem. Recomendo: comece dizendo ‘papai’ e a crer que Deus verdadeiramente é o Pai que me acompanha, me perdoa, me dá o pão, está atento a tudo o que eu peço, reveste-me com roupas ainda mais belas que aquelas das flores do campo. Crer é também um grande risco: e se não fosse verdade? Ousar, ousar, mas todos juntos. Por isso rezar juntos é tão bonito: porque nós nos ajudamos uns aos outros a ousar.” O Pai-nosso é a oração que resume todas as outras, é aquela que o próprio Jesus deixou para seus discípulos em resposta ao seu pedido: “Ensina-nos a rezar”. Neste precioso livro, Papa Francisco a explica frase por frase, respondendo às perguntas de Pe. Marcos Pozza, teólogo e capelão do Presídio de Pádua. As palavras ensinadas por Jesus entram em ressonância com episódios da vida de Jorge Mario Bergoglio, com a sua missão apostólica e com as inquietudes e as esperanças das mulheres e dos homens de hoje, até se transformar em um guia para uma vida cheia de finalidade e sentido. Cada capítulo da entrevista é concluído com um texto do Papa Francisco – pronunciados nas audiências de quarta-feira ou no Ângelus – que aprofundam e desenvolvem temas centrais, como o da paternidade, a graça, o perdão, o mal. Ao final, Pe. Marco Pozza leva o Pai-nosso para dentro do cárcere, e deixa a palavra na boca de dois de seus paroquianos para que descrevam as dores de sua existência e sua esperança de misericórdia.

Titãs da História - De heróis a bandidos, um almanaque do mundo. São 190 biografias de personalidades que todos devem conhecer, histórias que não podem ser esquecidas. Como uma agradável, interessante e instigante “bíblia” da história, Simon Sebag Montefiore oferece neste livro sua seleção dos homens e mulheres que criaram o mundo que vivemos hoje. Ele afirma esperar que essas biografias incentivem e inspirem os leitores a descobrir mais sobre estes indivíduos extraordinários. O livro começa com Ramsés, um dos maiores imperadores do Egito, e vai até os dias atuais com os vilões Saddam Hussein e Osama Bin Laden. As biografias trazem curiosidades, em sua maioria, desconhecidas do grande público. Em mais de três mil anos de história, há espaço para todos: Garibaldi e Napoleão; os conquistadores Cortés e Pizarro; a família de ditadores coreanos Kim Il-Sung, Kim Jon-Il e King Jong-Un; Cícero e César, Cleópatra e Catarina, a Grande; Davi, Maomé, Buda e Jesus; Tchaikóvski e Mozart; Balzac e Oscar Wilde; Proust e Dickens; Platão e Aristóteles. Não faltam, é claro, as figuras carimbadas como Hitler e Mussolini; Stálin e Churchill; Shakespeare e Michelangelo; Einstein e da Vinci; Galileu e Darwin; Thatcher e Anne Frank. Professor de História na Universidade de Cambridge e autor de vários best-sellers que foram sucesso de público e de crítica, Montefiore tem um carinho especial por Titãs da história porque acredita que “a História não se repete, mas contém muitas advertências e lições”.

3 comentários

  1. Carol!
    A Planeta traz sempre livros diversos e interessante em seus lançamentos.
    Gostaria de Ler Pai Nosso (amo o papa Francisco), O meu melhor, Minha vida com Pablo (para Manoel, ele gosta da historia do Pablo Escobar), No Jardim do Ogro e Aprenda a viver o agora.
    Boa Páscoa!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá! Pai Nosso e Ave Maria são boas opções para presentear minha “mamis” nesse dia das mães, ela gosta desse tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Os lançamentos são ótimos, estão com sinopse ótimas mas não me chamaram muito atenção!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.